Início » Rio de Janeiro

Rio de Janeiro



Rio de Janeiro: muito mais que a capital

Com índices humanos de se orgulhar, o estado mostra que não se define só pela capital

mapa rio de janeiro

O Rio de Janeiro foi um dos primeiros estados a ser povoado, ao contrário de muitos outros que só foram receber europeus no século XVII, o Rio já foi ocupado no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa. Apesar da chegada rápida dos colonizadores, foram os franceses os primeiros a se estabelecerem na região, competindo acirradamente com os portugueses no comércio madeireiro. Somente depois de anos de luta que os franceses foram expulsos.

Com uma posição estratégica no litoral sul da colônia, na Baía de Guanabara, a povoação cresceu devido à região ser portuária e comercial. No século XVIII, com o auge da mineração, o Porto do Rio de Janeiro tornou-se o principal centro exportador e importador para as vilas de Minas Gerais. O estado era responsável pela saída do ouro e diamantes e pela entrada de escravos e manufaturados. Em 1808, com a chegada da família real, a cidade Rio de Janeiro torna-se a capital do governo português. Mesmo com a independência, a cidade continua como sede de governo, pois a região enriquecia com a agricultura canavieira e com o novo cultivo do café. Somente em 1960 que o Rio perde o posto para a cidade de Brasília, passando por uma fase de esvaziamento político do estado.

A população fluminense tem origem indígena (Tupinambás, Guaianás, Tupiniquins), africana, francesa, potuguesa e espanhola. Hoje o Rio de Janeiro é o terceiro estado mais populoso do Brasil e possui ótimas estatísticas. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,832, sendo o quarto maior do país. A taxa de alfabetização é a terceira maior e ele também apresenta a segunda melhor média de escolaridade. Apesar desses números positivos, o estado infelizmente se destaca pelo alto índice de violência.

O turismo no estado é um destaque no mundo inteiro, a Cidade Maravilhosa é destino certo dos estrangeiros que visitam o país, principalmente por causa da praia de Copacabana e do Corcovado.Quem deixa a capital e percorre o litoral fluminense encontra praias de beleza surreal. Outras regiões muito visitadas são a Região dos Lagos, onde estão as dunas deCabo Frio, a doArraial do Cabo, destaque devido à atividade de mergulho, a deBúzios, lugar de badalação,e a do Rio das Ostras, famosa pelas trilhas rurais.

Cidades


Angra dos Reis
Aperibé
Araruama
Areal
Armação dos Búzios
Arraial do Cabo
Barra do Piraí
Barra Mansa
Belford Roxo
Bom Jardim
Bom Jesus do Itabapoana
Cabo Frio
Cachoeiras de Macacu
Cambuci
Campos dos Goytacazes
Cantagalo
Carapebus
Cardoso Moreira
Carmo
Casimiro de Abreu
Comendador Levy Gasparian
Conceição de Macabu
Cordeiro
Duas Barras
Duque de Caxias
Engenheiro Paulo de Frontin
Guapimirim
Iguaba Grande
Itaboraí
Itaguaí
Italva
Itaocara
Itaperuna
Itatiaia
Japeri
Laje do Muriaé
Macaé
Macuco
Magé
Mangaratiba
Maricá
Mendes
Mesquita
Miguel Pereira
Miracema
Natividade
Nilópolis
Niterói
Nova Friburgo
Nova Iguaçu
Paracambi
Paraíba do Sul
Paraty
Paty do Alferes
Petrópolis
Pinheiral
Piraí
Porciúncula
Porto Real
Quatis
Queimados
Quissamã
Resende
Rio Bonito
Rio Claro
Rio das Flores
Rio das Ostras
Rio de Janeiro
Santa Maria Madalena
Santo Antônio de Pádua
São Fidélis
São Francisco de Itabapoana
São Gonçalo
São João da Barra
São João de Meriti
São José de Ubá
São José do Vale do Rio Preto
São Pedro da Aldeia
São Sebastião do Alto
Sapucaia
Saquarema
Seropédica
Silva Jardim
Sumidouro
Tanguá
Teresópolis
Trajano de Moraes
Três Rios

Deixe seu Comentários:



Compartilhe Esta Página: