Tudo sobre São Pedro da Aldeia Estado do Rio de Janeiro

Informações Gerais sobre a cidade de São Pedro da Aldeia

Coordenadas geográficas

O município de São Pedro da Aldeia fica localizado na latitude -22.8429 e longitude -42.1026 e faz parte do estado do Rio de Janeiro.

Tamanho do Território de São Pedro da Aldeia

Com um total de 332,922 km², São Pedro da Aldeia de extensão territorial.

População de São Pedro da Aldeia

De acordo com dados do IBGE, São Pedro da Aldeia possui aproximadamente 102.846 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em São Pedro da Aldeia são chamados de aldeiense.

Administração municipal

Prefeito atual:CARLOS FABIO DA SILVA.

História de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro

Ouvir com robot

São Pedro da Aldeia faz parte do estado do Rio de Janeiro. Encontra-se na latitude 22º50′21" sul e na longitude 42º06′10" oeste. Sua população segundo o IBGE em 2010 é de 88.013 habitantes. Possui área de 358,66km².

É um dos principais centros históricos e culturais, cuja história se entrelaça com o enredo nacional e também do Estado do Rio de Janeiro. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor, a qual recebeu o Prêmio Culturas Populares pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/ Ministério da Cultura em 2007, e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro.

Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, única de seu tipo no país, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, exercendo uma importantíssimo papel na defesa nacional. A Base de São Pedro abriga o Museu da Aviação Naval, único do seu gênero em todo o Brasil.

História da cidade de São Pedro da Aldeia

A colonização das terras que atualmente constituem o Município de São Pedro da Aldeia remonta aos princípios do século XVII.

Foi em 1617, precisamente em 16 de maio, que no território da atual comuna fluminense se verificou a fundação da "Aldeia de São Pedro", com o inicio da construção da capela dedicada a São Pedro, primeiro marco de colonização levantado nessas terras.

Essa Fundação deveu-se aos missionários da Companhia de Jesus, possuidora da concessão de uma sesmaria, medindo 4 léguas de terra, a serem demarcadas na região.

Tudo faz crer já existisse no lugar escolhido para sede da povoação, justamente onde hoje se ergue a Cidade de São Pedro da Aldeia, um arraial indígena aproveitado pelos Jesuítas como base de sua obra catequizadora. Segundo tradição, acredita-se pertencessem os índios às tribos dos tamoios e goitacazes.

Iniciada a obra de catequese, começaram desde cedo os religiosos a colher frutos de seus ensinamentos, com a melhoria das moradias e a expansão e desenvolvimento das lavouras. Com isto, aumentou a atração de forasteiros brancos, na sua maioria portugueses, seduzidos pela feracidade do solo.

Ao iniciar-se a segunda metade do século XVIII, florescia o empreendimento dos Jesuítas quando, atingida a Ordem pelas leis ditadas no Reino pelo Marquês de Pombal, se viram os religiosos na contingência de abandonar o controle da povoação, que passou a ser administrada pelos padres da Ordem dos Capuchinhos.

Que esses religiosos continuaram dignamente a obra de seus antecessores atesta-o o fato de já em 1795 ser a localidade incluída no rol das freguesias fluminenses, por força do Alvará expedido em 22 de dezembro daquele ano, e se haver concluído a construção da Igreja Matriz, em 1783.

Durante um século permaneceu a povoação com o predicamento conseguido em 1795. O progresso da Cidade de Cabo Frio, muito próxima, não facilitava o desligamento de São Pedro da Aldeia e a freguesia, algumas vezes citada em decretos, deliberações, leis e alvarás como "Aldeia de São Pedro", teve, durante esse longo período sua autonomia impossibilitada, dada essa condição natural de satélite geográfico e econômico de Cabo Frio.

Apesar da contribuição prestada nesse período à lavoura regional pelo elemento negro escravizado, é justo que se observe que a promulgação da Lei áurea, a exemplo do que sucedeu na maioria das comunas fluminenses, não afetou vitalmente a economia local. O que ali se verificou foi a mudança de atividades por parte dos libertos que, abandonando as lavouras, se voltaram para a pesca.

Em consequência dessa rápida adaptação é que, poucos anos transcorridos após a decretação da Lei libertadora de 1888, enquanto grande parte dos municípios lutava com a mais desesperadora crise, São Pedro da Aldeia conquistava a emancipação político-administrativa.

Gentílico: aldeiense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de São Pedro da Aldeia, por Alvará de 22-12-1795.

Elevado à categoria de de vila com a denominação de Sapiatiba, por decreto estadual nº 118, de 10-09-1890, desmembrado de Cabo Frio. Sede na Aldeia de São Pedro. Constituído do distrito Sede.

Por efeito do decreto estadual n° 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, a vila de Sapiatiba foi extinta, sendo seu território anexado ao município de Cabo Frio.

Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de São Pedro da Aldeia, pelo decreto estadual nº 35, de 17-12-1892, desmembrado de Cabo Frio. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-02-1893.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída do distrito sede.

Elevado à condição de cidade com a denominação de São Pedro de Aldeia, pela lei estadual n° 2.335, de 27-12-1929. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 2161, de 08-06-1954, é criado o distrito de Iguaba Grande e anexado ao município de São Pedro da Aldeia Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de distritos: São Pedro da

Aldeia e Iguaba Grande.

Assim permanecendo em "Síntese" de 31-XII-1994. Pela lei estadual nº 2407, de 07-06-1995, desmembra do município de São Pedro da Aldeia o distrito de Iguaba Grande, elevado a categoria de município. Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 2007.

Fonte: IBGE

DDD de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro

22

Como fazer uma ligação para São Pedro da Aldeia:

0 + Operadora + 22 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 22 + telefone
  • Vivo: 015 + 22 + telefone
  • Aerotech: 017 + 22 + telefone
  • Claro: 021 + 22 + telefone
  • GVT: 025 + 22 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 22 + telefone
  • TIM: 041 + 22 + telefone
  • Sercontel: 043 + 22 + telefone

CEP de São Pedro da Aldeia

O Código Postal (CEP) geral de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, é 28940000.

Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia
Endereço: Rua Marques da Cruz, 61, Centro, São Pedro da Aldeia - RJ, CEP: 28940000
Telefone / Fax:(22) 2621-6244 (22) 2621-6244
Prefeito: CARLOS FABIO DA SILVA

Hospitais em São Pedro da Aldeia - RJ

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde aldeiense.

Cartórios na cidade de São Pedro da Aldeia

Acesse a lista de Cartórios em São Pedro da Aldeia. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de São Pedro da Aldeia Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de São Pedro da Aldeia - RJ e localizar ruas e endereços do município fluminense.

Notícias sobre São Pedro da Aldeia

Confira as últimas notícias de hoje em São Pedro da Aldeia.

Previsão do tempo na região aldeiense

Veja a previsão do tempo em São Pedro da Aldeia: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de São Pedro da Aldeia

Confira as cidades vizinhas de São Pedro da Aldeia - RJ em uma distância de até 50 km.

Cabo Frio - 9.17 km
Iguaba Grande - 13.0 km
Arraial do Cabo - 16.8 km
Araruama - 23.7 km
Silva Jardim - 36.4 km
Rio das Ostras - 39.5 km
Saquarema - 42.8 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre São Pedro da Aldeia através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.9 de 5 estrelas para o Município aldeiense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - São Pedro da Aldeia - Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados