Início » Roraima

Roraima



Roraima: um dos extremos do Brasil

Saiba mais sobre o estado, que apesar de novo, já foi palco de várias disputas

mapa de roraima

No extremo norte do país, Roraima se apresenta como um estado com história recente, mas muito conturbada e marcada por disputas. Mesmo com a chegada de portugueses no Brasil ocorrendo em 1500, foram necessários mais de duzentos anos para que eles descobrissem o estado de Roraima. A exploração desse território, principalmente na região do vale do Rio Branco, teve inicio por volta de 1670. Tanto ingleses, quanto holandeses e espanhóis capturavam índios nessa região, os dois primeiros invasores vinham da Guiana, já o terceiro vinha da Venezuela. Em 1718, depois de vários conflitos, os portugueses conseguiram expulsar esses outros estrangeiros, garantindo a posse do território e a soberania para Portugal.

Roraima passou a ter uma importância mais econômica, em 1789, com a criação de gado e cavalos na região. O objetivo, no entanto, também era social, pois a intenção era garantir a presença de homens “civilizados” em fazendas na região, apesar de a mão-de-obra, praticamente escrava, ser índios. Hoje, o estado se destaca com as atividades da agricultura, pecuária e extrativismo (vegetal e mineral), os principais produtos são mandioca, milho, laranja e banana. A floresta Amazônia cobre mais de 60% da área de Roraima e, por isso, o estado é o menos populoso do país e também possui a menor densidade demográfica. Há uma concentração de pessoas em poucos territórios, um exemplo é que mais da metade da sua população vive na capital, Boa Vista.

Em relação ao turismo, esse estado possui um grande potencial, em especial no ecoturismo e à cultura indígena. Por se localizar no extremo norte do país e por fazer fronteiras com três países sul-americanos, Roraima mantem estreitas relações comerciais baseadas no turismo com esses países, com destaque para a Venezuela. Os atrativos naturais em Roraima são os principais pontos turísticos do estado, como o Monte Roraima, o qual recentemente ficou famoso devido a uma novela da TV.

Outro atrativo do estado é a Serra do Tepequém. Ela possui um rico artesanato em pedra-sabão e sua área é para livre exploração de diamantes. O local também serve como prática de caminhada até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil. Caso você queira conhecer também a culinária típica, a tapioca, a farinha de mandioca, a paçoca de carne seca e o cuscuz são boas opções.

Cidades


Alto Alegre
Amajari
Boa Vista
Bonfim
Cantá
Caracaraí
Caroebe
Iracema
Mucajaí
Normandia
Pacaraima
Rorainópolis
São João da Baliza
São Luís

Deixe seu Comentários:



Compartilhe Esta Página: