Início » Roraima » Pacaraima


Pacaraima - Roraima



Pacaraima é uma cidade localizada no nordeste do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela.

A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército Brasileiro, originando-se em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país. Também é de se destacar a implantação de um Pelotão Especial de Fronteira na região.

No entanto, a colonização intensificar-se-ia com a farta chegada de brasileiros, principalmente orindos da Região Nordeste, atraídos pelo sonho do enriquecimento fácil com o garimpo. A livre mobilidade interfronteiriça tornou necessário oficializar a demarcação e o resguardo daquela fronteira.

História da cidade de Pacaraima

Localizada na fronteira com a Venezuela, a vila de BV-8 nasceu com a chegada do exército. Em 17 de outubro de 1995 eleva-se à categoria de município.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Pacaraima, pela Lei Estadual n.º 96, de 17-10-1995, desmembrado do município de Boa Vista. Sede no atual distrito Pacaraíma (ex-localidade de Vila Pacaraíma aglomerado rural). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pacaraima: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pacaraima? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Eduardo Fernandes de Souza's avatarEduardo Fernandes de Souza

    A cidade de Pacaraima é bonita e interessante, além de ser uma cidade extremamente longe da cidade onde moro, ou seja Nova Porteirinha MG, haja coragem e espírito aventureiro pra viajar até essa cidade do Estado de Roraima.

    #1 – 27/10/2016 - 19:22

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: