Início » Rio de Janeiro » São Gonçalo

Tudo sobre São Gonçalo - Estado do Rio de Janeiro

Município de São Gonçalo

Informações Gerais sobre São Gonçalo

Qual a localização da cidade de São Gonçalo?

O município de São Gonçalo pertence ao estado Rio de Janeiro, ele fica localizado na latitude -22.8268 e longitude -43.0634.

Qual é o tamanho do território de São Gonçalo?

248,319 km².

Qual a população de São Gonçalo?

Aproximadamente 1.077.687 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em São Gonçalo?

gonçalense.

Quem é o prefeito da cidade de São Gonçalo?

Atualmente a cidade é administrada por JOSÉ LUIZ NANCI do PPS.

Avaliação geral do município: 4.9 / 5 para São Gonçalo por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

São Gonçalo faz parte do estado do Rio de Janeiro. Encontra-se a 22º49′37" de latitude sul e 43º03′14" de longitude oeste, a uma altitude de dezenove metros. Sua população, em 2012, é de 1016128, sendo a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro e décima sexta mais populosa do país. Integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Nos seus inícios, no século XVI, a região onde hoje está São Gonçalo era habitada pela nação indígena Tupinambá (especialmente na ilha de Itaoca, segundo resquícios arqueológicos). O litoral fluminense, bem como São Gonçalo, foi palco da revolta conhecida como Confederação dos Tamoios, que uniu as tribos tupinambás e os franceses contra os portugueses. O fim da revolta se deu com o fortalecimento da colonização portuguesa, com os portugueses se lançando sobre as aldeias indígenas, matando e escravizando a população. Os tupinambás se retiraram primeiramente em direção à Baía de Guanabara e, posteriormente, em direção a Cabo Frio. Em 1567, com a chegada de reforços para o capitão-mor português Estácio de Sá, que fundara, dois anos antes, a vila de São Sebastião do Rio de Janeiro, iniciou-se a etapa final de expulsão dos franceses e de seus aliados Tamoios da Baía de Guanabara, tendo lugar a dizimação final dos Tupinambás da região.

Em 6 de abril de 1579 (a data é polêmica, sendo alvo de debates entre historiadores da cidade), o nobre Gonçalo Gonçalves recebeu, do governador da Capitania do Rio de Janeiro, a sesmaria localizada às margens do rio Imboaçu, com o dever de construir uma capela e um povoado no período de três anos. Ele construiu uma capela com o santo de sua devoção, São Gonçalo de Amarante (na verdade, um beato e não um santo). Presume-se que o local tenha sido onde hoje está a Igreja Matriz de São Gonçalo, no bairro Zé Garoto. A Praça Estefânia de Carvalho, cedida pelo comerciante filho de imigrantes portugueses Mário Alves de Azevedo (popularmente conhecido como Zé Garoto), seria o marco-zero da cidade, pois a Vila de São Gonçalo existia onde agora está o município homônimo.

História da cidade de São Gonçalo

O território do atual Município de São Gonçalo, primitivamente ocupado pelos Tamoios, fez parte da Capitania de São Vicente e mais tarde da do Rio de Janeiro. Sua história está intimamente ligada à da Vila Real da Praia Grande (Niterói).

O devassamento da região, segundo vários autores, ter-se-ia verificado em fins do século XVI; a ocupação efetiva do território, no entanto, só se verificou na primeira metade do século XVII, quando os jesuítas ali chegaram, fixando-se longe do litoral, na zona atualmente conhecida por Colubandê e nas margens dos rios Cabuçu e Imboaçu.

Concedida uma sesmaria, na margem esquerda do rio Guaxindiba, a Gonçalo Gonçalves, este mandou edificar uma igreja, sob a invocação de São Gonçalo; data a paróquia de 1646 ou 1647. A partir da concessão do paroquiato, a localidade entrou em fase de progresso, baseando sua economia na agricultura, particularmente na cultura da cana-de-açúcar.

Posteriormente, visando à facilidade de comunicações foi a sede da Paróquia de São Gonçalo transferida das margens do Guaxindiba para as do Imboaçu, o que veio, ainda mais, contribuir para o seu desenvolvimento. Antônio Lopes Siqueira para isso cooperou doando terras para aumento do cemitério, construção de casas em frente à igreja, e formação do primeiro núcleo urbano.

Por essa época, incorporou-se o café à economia gonçalense. O bispo D. José Joaquim Justiniano forneceu aos padres Couto e João Lopes, residentes em Resende e São Gonçalo, as primeiras sementes da rubiácea. De São Gonçalo o café espalhou-se por todo o interior do Estado do Rio de Janeiro, pela Bahia e, anos mais tarde, pelo Espírito Santo. A iniciativa do padre João Lopes garantiu à freguesia a liderança no cultivo da maior riqueza do Brasil-Império. Atualmente, embora destinadas a suprir somente o consumo interno, existem pequenas plantações, remanescentes das primeiras culturas.

O intercâmbio econômico com os centros mais populosos foi, nos primeiros tempos, dificultado pela morosidade dos transportes entre os centros produtores e as regiões centrais e o litoral. O aproveitamento dos rios, entretanto, facilitou em grande parte o comércio importador e exportador, e ainda antes da República, providências foram tomadas no sentido da abertura de rodovias, visando-se ao engrandecimento da região. Mais tarde, quando o desenvolvimento agrícola e industrial veio a exigir maior capacidade de escoamento para a produção local, tiveram inicio as construções ferroviárias. A inauguração dos ramais da Estrada de Ferro Cantagalo - hoje Leopoldina e da Estrada de Ferro Maricá concorreram decisivamente para o progresso de toda a Baixada Fluminense.

A proximidade da Capital da Província dificultou a emancipação de São Gonçalo, não obstante a posição de destaque que ostentava já em meados do século XIX. Só em 1890 se desligou de Niterói, tornando-se Município. Mesmo assim, vários fatores continuaram a influir em contrário à nova situação, do que resultou a supressão do Município, dois anos depois. Com tal decisão não concordaram os habitantes, os quais, poucos meses após, viram coroada de êxito a campanha reivindicadora.

Gentílico: gonçalense

Formação Administrativa

Freguesia criada com a denominação de São Gonçalo, por alvará de 10-02-1646 ou 1647, no município de Niterói.

Elevado à categoria de vila com a denominação de São Gonçalo, pelo decreto estadual nº 124, de 22-09-1890, desmembrado de Niterói. Constituído do distrito Sede.

Pelas leis estaduais nº 752, de 15-10-1906 e nº 1232, de 18-01-1915, a vila de São Gonçalo adquiriu do município de Niterói o distrito de Ipiiba, ex-São Sebastião do Itaipu.

Pelas leis estaduais nº 791, de 05-09-1907 e nº 1807, de 15-01-1924, o distrito de Ipiiba volta a denominar-se São Sebastião do Itaipu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituída 3 distritos: São Gonçalo, Cordeiros e Itaipu.

Pela lei nº 1679, de 20 de dezembro de 1920, é criado o distrito de Neves e anexado ao município de São Gonçalo. Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de São Gonçalo, pela lei estadual n° 1.797, de 20-11-1922, e lei estadual n° 2.335, de 27 de dezembro de 1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: São Gonçalo, Cordeiros, Neves e Sebastião do Itaipu.

Assim permanecendo em divisões terrritoriais datadas de 31-Xll-1936 e 31-Xll-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 392-A, de 31-03-1938, o distrito de São Sebastião do Itaipu passou a denominar-se Itaipu.

Pelo decreto-lei estadual nº 641, de 15-12-1938, são criados os distritos de Monjolo Sete Pontes e anexado ao município de São Gonçalo e o distrito de Cordeiros passou a denominar-se José Mariano.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: São Gonçalo, Itaipu ex-São Sebastião do Itaipu , José Mariano ex-Cordeiros, Monjolo, Neves e Sete Pontes.

Pelo decreto-lei estadual nº 1055, de 31-12-1943, transfere o distrito de Itaipu do município de São Gonçalo para o de Niterói.

Pelo dcreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de José Mariano passou a denominar-se Ipiiba.

Em divisào territorial datada de 1-Vll-1960, o município é constituído de 5 distritos: São Gonçalo, Ipiiba ex-José Mariano, Monjolo, Neves e Sete Pontes.

Em "Síntese" de 31-Xll-1994, o município é constituído de 5 distritos: São Gonçalo, Ipiiba, Monjolo, Neves e Sete Pontes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade São Gonçalo?

21

Veja como fazer uma ligação para a cidade de São Gonçalo:

0+Operadora+21+Telefone de destino

Como ligar para São Gonçalo pela

CTBC Telecom:012 + 21 + telefone
Vivo:015 + 21 + telefone
Aerotech:017 + 21 + telefone
Claro:021 + 21 + telefone
GVT:025 + 21 + telefone
Oi Telemar:031 + 21 + telefone
TIM:041 + 21 + telefone
Sercontel:043 + 21 + telefone

Qual o CEP Geral do município de São Gonçalo?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de São Gonçalo Rio de Janeiro o CEP geral é 24440440.

Prefeitura Municipal de São Gonçalo

Endereço: Rua Drº Feliciano Sodré, 100, Centro Salefalo, São Gonçalo - RJ, CEP: 24440440
Telefone / Fax:(21) 2199-6300 (21) 2199-6439
Prefeito: JOSÉ LUIZ NANCI do PPS

Hospitais no município de São Gonçalo - Rio de Janeiro

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde gonçalense.

Relação de Cartórios no município de São Gonçalo RJ

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em São Gonçalo com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de São Gonçalo Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de São Gonçalo-RJ, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município fluminense.

Hotéis e Pousadas na cidade de São Gonçalo

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de São Gonçalo, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em São Gonçalo

motorista entregador abastecedor
Vaga cadastrada em 11/11/2019
Randstad - São Gonçalo - RJ

Motorista Entregador Abastecedor Atribuições do cargo: Conduzir veículo de carga, transportando e entregando mercadorias nos destinos atendidos, conforme rota determinada para o dia; abastecer o ponto de venda e/ou pontos extras de aco...

vendedor pronta entrega - Salário: R$ 1425 por mês
Vaga cadastrada em 11/11/2019
Randstad - São Gonçalo - RJ

Vendedor pronta entrega Atribuições do cargo: Negociar com o supervisor de vendas os pedidos para cumprir a meta de vendas, realizar análises estatísticas de vendas nas lojas designadas, negociar metas por cliente para elaboração do pe...

Operador de máquinas - São Gonçalo - RJ - VAGAS URGENTES (DESTAQUE) - Salário: R$ 2000 por mês
Vaga cadastrada em 10/11/2019
São Gonçalo - RJ

Vaga de emprego: Operador de máquinas Cidade: São Gonçalo Estado: RJ Nome da Empresa: Indústria Alimentícia Atribuições do cargo: Realizar a operação e manutenção de máquinas industriais. (CONTRATO TEMPORÁRIO 3 MESES). Escolarida...

Vendedor Externo - São Gonçalo - RJ - VAGAS URGENTES (DESTAQUE)
Vaga cadastrada em 10/11/2019
São Gonçalo - RJ

Título da vaga Vendedor Externo Cidade: São Gonçalo Estado: RJ Atribuições do cargo: Estamos contratando Vendedor para venda externa de produtos de limpeza. Atividades: Deverá ser proativo e participar das rotinas da loja, promoven...

Operador de Caixa - Temporário - São Gonçalo - RJ - VAGAS URGENTES (DESTAQUE)
Vaga cadastrada em 10/11/2019
São Gonçalo - RJ

Vaga de emprego: Operador de Caixa - Temporário Cidade: São Gonçalo Estado: RJ O Grupo Ri Happy Brinquedos acredita que brincar faz bem e nos torna mais felizes e através das suas marcas RI HAPPY e PBKIDS contrata profissional Operador...

Vendedor - São Gonçalo - RJ - VAGAS URGENTES (DESTAQUE)
Vaga cadastrada em 10/11/2019
São Gonçalo - RJ

Título da vaga Vendedor Cidade: São Gonçalo Estado: RJ Atribuições do cargo: Vendedor para venda externa de produtos de limpeza. Horário comercial (2a a 6a feira de 09 as 18 h e sábado de 09 as 12 h). Deverá ser proativo e participar ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de São Gonçalo

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de São Gonçalo, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de São Gonçalo do Estado do Rio de Janeiro

Condições de Tempo Hoje (11/11/2019), Sao Goncalo - RJ:

Relâmpagos e chuvas isoladas

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 95%
Velocidade do Vento: 4 km/h

Previsão para os próximos dias:

12/11/2019 - Tempestades esparsas. Max: 24 Min: 21
13/11/2019 - Chuva. Max: 28 Min: 21
14/11/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 29 Min: 21
15/11/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 21
16/11/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 27 Min: 20

Municípios vizinhos de São Gonçalo

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de São Gonçalo-RJ em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Niterói - 7.49 km
Rio de Janeiro - 16.9 km
Magé - 18.4 km
Itaboraí - 21.8 km
Duque de Caxias - 25.1 km
Maricá - 27.2 km
São João de Meriti - 31.8 km
Guapimirim - 33.3 km
Belford Roxo - 35.1 km
Tanguá - 36.4 km
Petrópolis - 36.5 km
Nilópolis - 36.9 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de São Gonçalo: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em São Gonçalo através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-1
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-2
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-3
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-4
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-5
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-6
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-7
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-8
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-9
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-10
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-11
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-12
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-13
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-14
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-15
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-16
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-17
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-18
imagem de São Gonçalo Rio de Janeiro n-19

Página de São Gonçalo

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de São Gonçalo
Última Atualização: 11/11/2019

Você conhece São Gonçalo? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: