Tudo sobre Guapimirim Estado do Rio de Janeiro

Informações Gerais sobre a cidade de Guapimirim

Coordenadas geográficas

O município de Guapimirim fica localizado na latitude -22.5347 e longitude -42.9895 e faz parte do estado do Rio de Janeiro.

Tamanho do Território de Guapimirim

Com um total de 358,352 km², Guapimirim de extensão territorial.

População de Guapimirim

De acordo com dados do IBGE, Guapimirim possui aproximadamente 59.613 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Guapimirim são chamados de guapimiriense.

Administração municipal

Prefeito atual:MARINA PEREIRA DA ROCHA FERNANDEZ.

História de Guapimirim, Rio de Janeiro

Ouvir com robot

Guapimirim é um município do estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Fica ao norte da capital do estado, distando desta cerca de 84 quilômetros. Encontra-se a 22º32′14" de latitude sul e 42º58′55" de longitude oeste, a uma altitude de 48 metros. Ocupa uma área de 360 813 quilômetros quadrados. Sua população, em 2010, foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 51 487 habitantes, sendo, assim, o 37º município mais populoso do estado do Rio de Janeiro.

História da cidade de Guapimirim

Até o século XVII, Guapimirim era habitada pelos índios Timbiras que, com a chegada dos portugueses, subiram a serra e descobriram o Rio Guapi-Mirim. Nossa Senhora D′Ajuda de Aguapei Mirim foi seu primeiro nome, quando fundada em 1674. Era passagem obrigatória para quem se dirigisse à Serra dos órgãos. A história de Guapimirim está relacionada com a de Magé, município do qual se emancipou recentemente. Data dos primeiros tempos coloniais do Brasil o desbravamento da região de Magé.

Em 1565, Simão da Mota edificou sua moradia no Morro da Piedade, próximo do qual, ainda hoje, existe o porto de mesmo nome, a poucos quilômetros da atual sede municipal. Alguns anos depois, Simão da Mota, com outros portugueses e inúmeros escravos, transferiu-se para a localidade Magepe-Mirim, de onde se originou a atual cidade de Magé. A povoação foi elevada à categoria de freguesia em 1696. Próximo dali também desenvolveu-se, a partir de 1643, a localidade de Nossa Senhora da Guia de Pacobaíba, reconhecida como freguesia em 1755.

Devido ao esforço dos colonizadores e à fertilidade do solo, ambas Magepe-Mirim e Guia de Pacobaíba gozaram de uma situação invejável no período colonial. Tanto numa quanto noutra, o elemento negro, introduzido em grande número, muito contribuiu para o desenvolvimento da agricultura e elevação do nível econômico local. Em 1789, Magé foi elevada à categoria de vila, com território constituído de terras desmembradas do município de Santana de Macacu e da cidade do Rio de Janeiro, inclusive as ilhas do arquipélago de Paquetá, na Baía de Guanabara. Em 1857, foram-lhe atribuídos foros de cidade.

Para que se avalie a importância desse município, durante o segundo Império, foi construída em suas terras a primeira estrada de ferro da América do Sul. Inaugurada em 1854, a Estrada de Ferro Mauá ligava as localidades de Guia de Pacobaíba e Fragoso, numa extensão de 14,5km. D. Pedro II, quando passou pelo lugar, ficou tão impressionado com sua beleza natural que criou um pedágio a ser cobrado de todo visitante que desejasse ver o local, hoje conhecido como Barreira.

Com a abolição da escravatura, houve considerável êxodo dos antigos escravos, ocasionando terrível crise econômica. Esse fato, aliado à insalubridade da região, fez com que desaparecessem as grandes plantações, periódicas ou permanentes. O abandono das terras provocou a obstrução dos rios que cortam quase toda a baixada do território municipal, alagando-a. Daí originou-se o grassamento da malária, que reduziu a população local e paralisou por várias décadas o desenvolvimento econômico da região.

Em 1926, foi construída a Estação Ferroviária de Guapimirim e, a partir dela, as primeiras construções urbanas. Atualmente esta estrada de ferro liga Guapimirim, Magé e Gramacho.

Gentílico: guapimiriense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Guapimirim, por alvará, de 11-01-1755, e teve confirmada sua criação, pelos decretos nºs 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892, subordinado ao município de Magé.

Em divisões administrativas referentes ao ano de 1911, o distrito de Guapimirim figura no município de Magé.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Guapimirim permanece no município de Magé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988. Elevado à categoria de município com denominação Guapimirim, pela lei estadual nº.1772, de 21-12-1990 desmembrado do município de Magé. Sede no antigo distrito de Guapimirim. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1995, o município é constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Guapimirim, Rio de Janeiro

21

Como fazer uma ligação para Guapimirim:

0 + Operadora + 21 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 21 + telefone
  • Vivo: 015 + 21 + telefone
  • Aerotech: 017 + 21 + telefone
  • Claro: 021 + 21 + telefone
  • GVT: 025 + 21 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 21 + telefone
  • TIM: 041 + 21 + telefone
  • Sercontel: 043 + 21 + telefone

CEP de Guapimirim

O Código Postal (CEP) geral de Guapimirim, Rio de Janeiro, é 25940000.

Prefeitura Municipal de Guapimirim
Endereço: Av. Dedo de Deus, 820, Centro, Guapimirim - RJ, CEP: 25940000
Telefone / Fax:(21) 2632-2412 (21) 3633-2117
Prefeito: MARINA PEREIRA DA ROCHA FERNANDEZ

Hospitais em Guapimirim - RJ

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde guapimiriense.

Cartórios na cidade de Guapimirim

Acesse a lista de Cartórios em Guapimirim. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Guapimirim Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Guapimirim - RJ e localizar ruas e endereços do município fluminense.

Notícias sobre Guapimirim

Confira as últimas notícias de hoje em Guapimirim.

Previsão do tempo na região guapimiriense

Veja a previsão do tempo em Guapimirim: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Guapimirim

Confira as cidades vizinhas de Guapimirim - RJ em uma distância de até 50 km.

Teresópolis - 13.2 km
Magé - 14.9 km
Petrópolis - 20.9 km
Itaboraí - 27.8 km
São Gonçalo - 33.3 km
Tanguá - 36.0 km
Areal - 36.3 km
Niterói - 40.4 km
Rio Bonito - 42.3 km
Duque de Caxias - 42.7 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Guapimirim através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.9 de 5 estrelas para o Município guapimiriense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Guapimirim - Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados