Início » Rio de Janeiro » Teresópolis

Tudo sobre Teresópolis - Estado do Rio de Janeiro

Município de Teresópolis

Informações Gerais sobre Teresópolis

Qual a localização da cidade de Teresópolis?

O município de Teresópolis pertence ao estado Rio de Janeiro, ele fica localizado na latitude -22.4165 e longitude -42.9752.

Qual é o tamanho do território de Teresópolis?

773,338 km².

Qual a população de Teresópolis?

Aproximadamente 180.886 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Teresópolis?

teresopolitano.

Quem é o prefeito da cidade de Teresópolis?

Atualmente a cidade é administrada por MARIO DE OLIVEIRA TRICANO do PP.

Avaliação geral do município: 4.5 / 5 para Teresópolis por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Estimativa Populacional 2012. Página visitada em 12 de dezembro de 2012.

Teresópolis é um município da Microrregião Serrana, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 770,601 km², contando com uma população de 167 622 habitantes (2012), segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O seu Centro tem uma temperatura média anual de dezesseis graus centígrados. Na vegetação do município, predomina a mata atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 36 336 veículos. O município contava, em 2009, com 75 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,790.

"Teresópolis" é formado pela junção do antropônimo "Teresa" com o termo de origem grega "pólis" (que significa "cidade"), significando, portanto, "cidade de Teresa". Trata-se de uma homenagem à imperatriz brasileira Teresa Cristina.

História da cidade de Teresópolis

O mais antigo documento que existe, fazendo referência ao "povoado e sertão", localizados por detrás da serra dos órgãos, é uma planta levantada por ocasião da "viagem feita a essa serra pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, Juiz de Fora do Rio de Janeiro, ordenada pelo Ministro e Secretário dos Negócios Ultramarinos, em 1788". Contém a descrição da serra e uma pequena notícia sobre o "sertão", onde vem assinalada a cascata do Imbuí. Nada de notável havia, além da estrada de penetração partindo de Piedade (litoral), galgando a serra e seguindo para o verdadeiro sertão.

Teresópolis tornou-se conhecida depois que ali se estabeleceu o súdito inglês George March (nascido e educado em Lisboa), que adquiriu uma sesmaria de 4 léguas quadradas, na serra dos órgãos, anteriormente a 1821.

Com fazenda de criação e cultivo de cereais March, antigo negociante no Rio de Janeiro localizou a sede da fazenda no Alto, o campo das éguas na Várzea, as lavouras no Quebra-frascos e no Imbuí e em Antônio José, os potros e novilhas. Morando em residência confortável, convidava patrícios e amigos a fazerem-lhe companhia na estação calmosa, começando, assim, o hábito do veraneio na serra.

A segunda doação de terras foi feita por D. João VI ao Tenente Joaquim Paulo de Oliveira (filho de José Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes), como prêmio pelos bons serviços prestados ao rei: uma "posse" no vale do córrego Antônio José, nas proximidades da cascata do Imbuí, deu o nome a todo aquele vale.

A região era alcançada, primeiramente, pela estrada Magé-Sapucaia, via Canoas, mas, depois de abandonado o trecho de Socavão, passou a ser atravessada pela nova estrada da serra dos órgãos, caminho preferido para o Pôrto da Piedade e o mais curto para a Corte.

Data de 1845, quando faleceu George March, o começo da povoação, pela divisão da propriedade entre seus herdeiros que, por sua vez, a retalharam e venderam em fazendas menores, sítios e lotes.

Todas essas terras que constituíram a sesmaria March, depois Fazenda dos órgãos e Fazenda March, voltaram, com pequenas exceções no Quebra-frascos, no Imbuí e na Posse (que couberam aos descendentes do Tenente Joaquim Paulo), a centralizar-se nas mãos de um único proprietário " Companhia Estrada de Ferro Teresópolis", conforme contrato de construção da estrada de ferro e da cidade de Teresópolis, lavrado a 16 de julho de 1890.

A construção da estrada de ferro e da cidade prendia-se ao desejo do governo do Estado do Rio de Janeiro em transferir a capital estadual para este local. Tais planos, porém, não foram realizados, e outra vez a propriedade é desmembrada e retalhada, resultando a cidade atual. Do que fora previsto no plano, somente a criação do Município efetivou-se a 6 de julho de 1891.

Acredita-se que a denominação de Teresópolis, dada à povoação, tenha sido em homenagem à Imperatriz D. Teresa Cristina.

A construção da estrada de ferro, que havia sido tentada em 1872, foi realizada pelo engenheiro José Augusto Vieira, sucessor da primitiva, Cia. Estrada de Ferro Teresópolis, e inaugurada a 19 de setembro de 1908, exatamente 13 anos depois de iniciados os trabalhos. Tornou-se mais tarde obsoleta com o advento das boas rodovias e hoje não mais existe.

Gentílico: teresopolitano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Paquequer, pela lei provincial ou decreto provincial nº 829, de 25-10-1855, no município de magé.

Elevado a categoria de vila com a denominação de Santo Antônio do Paquequer, pelo decreto estadual nº 280, de 06-07-1891, desmembrado de Magé. Constituído do distrito sede.

Elevado à condição de Cidade e sede municipal, pela lei estadual nº 43, de 31-01-1893.

Pelos decretos estaduais nº 1, de 08-05-1892 e nº 1-A, de 03-06-1892, o distrito de Santo Antônio de Paquequer passou a denominar-se Teresópolis. Sob os mesmos decretos é criado o distrito de Santa Rita e anexado ao município de Teresópolis ex-Santo Antônio de Paquequer.

Pelo decreto nº 517, de 17-12-1901, o município de Teresópolis adquiriu o distrito de Sebastiana do município de Nova Friburgo e anexado ao de Teresópolis.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituido de 3 distritos: Teresópolis, Santa Rita, Sebastiana.

Assim permanecendo em divisões territtoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual nº 641, de 15-12-1938, o distrito de Santa Rita Passou a denominar- se Paquequer Pequeno.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Teresópolis, Paquequer Pequeno ex-Santa Rita e Sebastiana. Pelo decreto-lei estadual nº 1056, de 31-12-1943, o distrito de Sebastiana passou a denominar-se Nhunguaçu.

Em divisão territorial datada e I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Teresópolis, Nhungaçu ex-Sebastiana e Paquequer-Pequeno.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988.

Pela lei orgânica de Teresópolis, publicada de 05-04-1990, o distrito de Nhungaçu passou a denominar-se Vale de Bonsucesso e o de Paquequer Pequeno a denominar-se Vale do Paquequer.

Em "Síntese" de 31-XII-1994, o município é constituído de 3 distritos: Teresópolis, Vale do Bonsucesso e Vale do Paquequer.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Santo Antônio de Paquequer para Teresópolis alterado, pelos decretos estaduais nº s 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Teresópolis?

21

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Teresópolis:

0+Operadora+21+Telefone de destino

Como ligar para Teresópolis pela

CTBC Telecom:012 + 21 + telefone
Vivo:015 + 21 + telefone
Aerotech:017 + 21 + telefone
Claro:021 + 21 + telefone
GVT:025 + 21 + telefone
Oi Telemar:031 + 21 + telefone
TIM:041 + 21 + telefone
Sercontel:043 + 21 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Teresópolis?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Teresópolis Rio de Janeiro o CEP geral é 25953001.

Prefeitura Municipal de Teresópolis

Endereço: Av. Feliciano Sodré, 675, Centro, Teresópolis - RJ, CEP: 25953001
Telefone / Fax:(21) 2742-1866 (21) 2742-3066
Prefeito: MARIO DE OLIVEIRA TRICANO do PP

Hospitais no município de Teresópolis - Rio de Janeiro

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde teresopolitano.

Relação de Cartórios no município de Teresópolis RJ

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Teresópolis com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Teresópolis Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Teresópolis-RJ, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município fluminense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Teresópolis

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Teresópolis, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Teresópolis

Coordenador Administrativo Financeiro
Vaga cadastrada em 21/10/2020
Teresópolis - RJ

Liderança, Comunicação,Organização, Agilidade e atenção a detalhes....

Vendedor P.A.P. / Teresópolis - Salário: R$ 1375 por mês
Vaga cadastrada em 20/10/2020
Teresópolis - RJ

Responsável pela prospecção de novos clientes PJ e PF, apresentando os serviços de telefonia móvel, fixa, internet e TV, sabendo identificar a necessidade do cliente para ofertar os melhores pacotes. Requisitos: Ensino Médio Completo. E...

VENDAS - Promotor(a) Auto Serviço Rota (Teresópolis/RJ)
Vaga cadastrada em 18/10/2020
Ambev - Teresópolis - RJ

Job description Nossa gente aqui na Cervejaria Ambev sonha GRANDE! Somos milhares de apaixonados pelo que fazemos. Nosso maior objetivo é inovar no setor de bebidas com a maior qualidade e diversidade possível, para que você possa brindar...

Instalador(a)
Vaga cadastrada em 16/10/2020
DataQuanti - Teresópolis - RJ

Ramo da empresa: Consultoria Empresarial Cidade: Teresopolis - RJ Salário: Não informado Tipo de contratação: Efetivo (CLT) N° de vagas: 2 Requisitos e preferências Formação: Ensino médio (2º grau) completo Carteira de habilitação: H...

Promotor de Vendas Externas - Teresópolis
Vaga cadastrada em 12/10/2020
GTO RH - Teresópolis - RJ

Uma das maiores operadoras de Telecomunicações do Brasil. Concessionária de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, que tem como principais produtos e serviços: Serviço de telefonia móvel celular pós e pré pago ...

Vendedor externo
Vaga cadastrada em 10/10/2020
Desidy - Teresópolis - RJ

Vendedor externo Irá prospectar clientes pessoa física para venda de serviços (pacote de serviços: fixa, móvel, internet , tv por assinatura entre outros). Oferecer os serviços nas residências e condomínio, atuação porta a porta. Fazer açõe...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Teresópolis

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Teresópolis, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Teresópolis do Estado do Rio de Janeiro

Condições de Tempo Hoje (21/10/2020), Teresopolis - RJ:

Tempo bom (dia)

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 70%
Velocidade do Vento: 3 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/10/2020 - Parcialmente nublado (dia). Max: 21 Min: 13
23/10/2020 - Chuva. Max: 22 Min: 12
24/10/2020 - Chuva. Max: 21 Min: 14
25/10/2020 - Trovoadas. Max: 20 Min: 16
26/10/2020 - Tempestades esparsas. Max: 21 Min: 15

Municípios vizinhos de Teresópolis

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Teresópolis-RJ em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Guapimirim - 13.2 km
Petrópolis - 25.1 km
Areal - 25.2 km
Magé - 28.0 km
São José do Vale do Rio Preto - 29.6 km
Cachoeiras de Macacu - 33.6 km
Itaboraí - 39.4 km
Três Rios - 41.7 km
Paraíba do Sul - 44.3 km
Tanguá - 44.6 km
São Gonçalo - 46.5 km
Paty do Alferes - 46.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Teresópolis: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Teresópolis através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

Teresópolis Rio de Janeiro fonte: diariodorio.com
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: gastronomidia.com.br
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: www.viagenscinematograficas.com.br
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: arrumaessamala.com.br
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: 1.bp.blogspot.com
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: upload.wikimedia.org
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: www.viacaoteresopolis.com.br
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: s2.glbimg.com
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: i.pinimg.com
Teresópolis Rio de Janeiro fonte: www.viagenscinematograficas.com.br
×




Página de Teresópolis

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Teresópolis
Última Atualização: 21/10/2020

Você conhece Teresópolis? Deixe seu comentário:

Estados



Siga nosso Instagram!

Compartilhe Esta Página: