Tudo sobre Carapebus Estado do Rio de Janeiro

Informações Gerais sobre a cidade de Carapebus

Coordenadas geográficas

O município de Carapebus fica localizado na latitude -22.1821 e longitude -41.663 e faz parte do estado do Rio de Janeiro.

Tamanho do Território de Carapebus

Com um total de 306,989 km², Carapebus de extensão territorial.

População de Carapebus

De acordo com dados do IBGE, Carapebus possui aproximadamente 16.039 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Carapebus são chamados de carapebuense.

Administração municipal

Prefeito atual:CHRISTIANE MIRANDA DE ANDRADE CORDEIRO.

História de Carapebus, Rio de Janeiro

Ouvir com robot

Carapebus é um município da Microrregião de Macaé, na Mesorregião do Norte Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

"Carapebus" é um termo de origem tupi. Significa "água de carapeba (Moharra rhombea)", através da junção dos termos aka′ra ("acará"), peb ("achatado") e ′y ("água, rio").

Com uma área de 305,502 quilômetros quadrados, o município faz divisa com as cidades de Macaé, Conceição de Macabu e Quissamã.

História da cidade de Carapebus

A origem dos municípios de Carapebus e Quissamã encontra-se ligada à de Macaé, município ao qual pertenciam até recentemente, como sedes distritais.

O início da colonização da área que corresponde atualmente a Carapebus ocorreu em 1627, quando a Coroa Portuguesa concedeu aos Sete Capitães, militares portugueses que lutaram na expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, as terras entre o Rio Macaé e o Cabo de São Tomé, que incluíam Carapebus.

A ocupação da área remonta à primeira metade do século XVII, tendo o núcleo inicial de Macaé progredido apoiado na economia canavieira, em torno da antiga Fazenda dos Jesuítas de Macaé, constituída de engenho, colégio e capela situada no Morro de Santana.

Já na segunda metade do século XVIII, 20% das terras de Carapebus pertenciam, através de sesmarias, ao capitão Francisco José, que explorava as culturas de feijão e mandioca e gado, além de arrendar grande parte da área. No final do século XVIII parte das terras são vendidas, constituindo-se a Fazenda de São Domingos.

Crescia vertiginosamente a cultura de cana-de-açúcar na região, sendo essa fazenda uma das mais prósperas do Norte Fluminense no início do século XIX. Outras importantes atividades econômicas da região foram a agropecuária e a pesca, que ainda hoje sustentam diversas famílias no município.

O desenvolvimento da localidade de Macaé motivou sua elevação à categoria de vila em 1813, sob o nome de São João de Macaé, cujo território foi desmembrado dos municípios de Cabo Frio e Campos. No período colonial, a vila evoluiu rapidamente, favorecida pela posição geográfica de maior acessibilidade ao Norte Fluminense, passando à categoria de cidade em 1846.

O alicerce da economia de Macaé foi, por muitos anos, o cultivo da cana-de-açúcar, que respondeu por um crescimento demográfico expressivo nos séculos XVIII e XIX. O município chegou a desempenhar o papel de porta de entrada e saída do Norte Fluminense, favorecido pela ligação com Campos dos Goytacazes, através da construção do canal Macaé-Campos e da implantação da ferrovia ligando estas duas sedes municipais.

A Usina de Carapebus foi fundada nos idos de 1927, época em que ainda existiam nesta região muitas outras usinas de açúcar, sendo a primeira fonte de renda e de emprego do então terceiro distrito de Macaé. Carapebus adquiriu sua autonomia municipal em 1997.

Gentílico: carapebuense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Carapebus, pela lei provincial nº. 272, de 09-05-1842, subordinado ao município de Macaé.

Distrito de Carapebus teve confirmada sua criação, pelos decretos nº s 1, de 08-05-1892 e 1-A, de 03-06-1892.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Carapebus figura no município de Macaé.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o distrito de Carapebus permanece no município de Macaé.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Carapebus, pela lei estadual nº 2417, de 19-07-1995, desmembrado de Macaé. Sede no antigo distrito de Carapebus. Constituído de distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Carapebus, Rio de Janeiro

22

Como fazer uma ligação para Carapebus:

0 + Operadora + 22 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 22 + telefone
  • Vivo: 015 + 22 + telefone
  • Aerotech: 017 + 22 + telefone
  • Claro: 021 + 22 + telefone
  • GVT: 025 + 22 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 22 + telefone
  • TIM: 041 + 22 + telefone
  • Sercontel: 043 + 22 + telefone

CEP de Carapebus

O Código Postal (CEP) geral de Carapebus, Rio de Janeiro, é 27998000.

Prefeitura Municipal de Carapebus
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 15, Centro, Carapebus - RJ, CEP: 27998000
Telefone / Fax:(22) 2768-3015 (22) 2768-9505
Prefeito: CHRISTIANE MIRANDA DE ANDRADE CORDEIRO

Hospitais em Carapebus - RJ

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde carapebuense.

Cartórios na cidade de Carapebus

Acesse a lista de Cartórios em Carapebus. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Carapebus Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Carapebus - RJ e localizar ruas e endereços do município fluminense.

Notícias sobre Carapebus

Confira as últimas notícias de hoje em Carapebus.

Previsão do tempo na região carapebuense

Veja a previsão do tempo em Carapebus: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Carapebus

Confira as cidades vizinhas de Carapebus - RJ em uma distância de até 50 km.

Quissamã - 21.7 km
Macaé - 25.0 km
Rio das Ostras - 47.3 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Carapebus através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município carapebuense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Carapebus - Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados