Burocratização impede que BR-319 (Amazonas) saia do papel » Conexão Política
O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitará o estado do Amazonas durante o período de chuvas para analisar a situação da BR-319. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fará um estudo (que já seria o quinto) de viabilidade econômica.
O DNIT levou 10 anos para concluir o estudo sobre a BR-319. As cidades de Humaitá, Lábrea, Manicoré, Careiro, Manaquiri, Autazes e Careiro da Várzea dependem da rodovia para transporte comercial, e estima-se que cada cidade deixa de arrecadar cerca de 50 milhões de reais ao ano.
A OAB-AM cedeu espaço para debate sobre a construção da BR-319, estiveram presentes: MPF, MPE, DNIT e IBAMA. Representantes do Meio Ambiente (sem órgão) disseram que a BR-319 trás um impacto ambiental direito à 4 tribos indígenas.
Entre 2017 e 2018 o DNIT liberou mais de 110 milhões de reais para a recuperação da rodovia. Carlos Eduardo é o atual superintendente substituto do DNIT, e afirma que o DNIT tem di