em

Como tirar o Cartão SUS?

Como obter o Cartão SUS e em quais situações utilizá-lo
Saiba como obter o Cartão SUS e em quais situações você deve utilizá-lo

Olha, se você acha que o SUS é só fila e espera, está muito enganado. O Sistema Único de Saúde é uma daquelas coisas que a gente só valoriza quando precisa, e é aí que o Cartão SUS entra em cena. Sem ele, meu amigo, você pode até ser atendido, mas vai perder um tempo danado.

E por que eu preciso desse cartão?

Boa pergunta. Imagina que você vai ao médico e ele te pede um exame. Com o Cartão SUS, seu médico já sabe todo o seu histórico. É como um currículo, só que da sua saúde. E pra pegar remédio na Farmácia Popular? É só mostrar o cartão e pronto, sem ele você vai ter que voltar pra casa de mãos abanando.

Beleza, como eu faço para pegar esse cartão?

Primeiro, separa um documento com foto e um comprovante de residência. Pode ser conta de luz, água, o que você tiver. Depois, vai até uma Unidade Básica de Saúde ou Secretaria de Saúde da sua cidade e fala que quer fazer o Cartão SUS. Eles vão te dar um número, anota ele e guarda como se fosse ouro, porque você vai usar muito.

E tem app pra isso?

Sim, tem! É o Conecte SUS. Nesse app, dá pra ver quase tudo da sua vida médica, desde vacinas até consultas que você fez. Mas pra isso, você vai precisar do número do Cartão SUS.

E agora?

Agora é com você. Fazer o Cartão SUS não é só um trâmite, é um passo para cuidar melhor da sua saúde. Então, não deixa pra depois, vai lá e faz o seu. É um direito seu, mas também é um dever, afinal, saúde é coisa séria.

Deixe uma resposta