Como organizar uma Festa Junina passo a passo

Como organizar uma Festa Junina

Finalmente o mês de junho chegou, e as Festas Juninas irão esquentar as noites de inverno com muita animação e comidas gostosas. Para quem vai é diversão garantida, porém para que faz é sinônimo de muito trabalho, e para que tudo de certo é preciso ter muita organização.



 

Organização de Festas Juninas

A organização da Festa Junina pode ser feita por uma só pessoa, ou por várias, dependendo do tamanho da festa e da experiência do(s) organizador(es).

A festa pode ser armada na rua, na escola, na igreja, no clube e até em casa. Na rua normalmente será necessário verificar se é preciso alguma autorização da prefeitura, dos Bombeiros etc. Caso seja feito em casa, procure fazer o mais cedo possível para não incomodar muito os vizinhos, se possível, convide-os para festa. Em lugares abertos, pense em alugar alguns toldos para o caso de chuva.

Outra coisa importante a ser discutida é a segurança, muito cuidado com fogos e fogueiras, se possível evite este tipo de tradição. Balão nem pensar, além de ser muito perigoso, é proibido por lei. Espalhe extintores em locais bem visíveis pelo espaço físico do evento, oriente-se com os Bombeiros.

Preparamos, através de tópicos, alguns itens para quem quer fazer uma Festa Junina organizada.

Como organizar uma festa junina passo a passo

1. Colaboradores
A organização da Festa Junina começa com uma reunião dos colaboradores, ou seja, quem irá contribuir (trabalhar) para que o evento aconteça. Normalmente é preciso de mais de uma reunião para decidir o que será feito, quando, como e por quem. É indispensável uma planilha de gastos e um cronograma.

Outra coisa que tem que ser decidida pelos colaboradores, se for o caso, é o valor cobrado pelas fichas de bebida, comida e brincadeiras. No dia da festa os colaboradores devem ser facilmente identificados, ou através de um crachá, ou da roupa que está vestindo.

Só neste primeiro tópico já é possível imaginar que não é fácil administrar um projeto como este, certo? Mas com um pouco de bom senso e apoio de todos, o “arraia” será um sucesso!

Sugerimos que todos os tópicos abaixo sejam discutidos para que as pessoas envolvidas na organização se manifestem, deem suas sugestões para que se tome o maior número de decisões possíveis logo na primeira reunião.

2. Convites
Antes de fazer os convites é preciso definir o local, data e horário. Sabemos que hoje é possível enviar convites por e-mail, o que facilita bem, mas é sempre bom confirmar para saber se os convidados realmente receberam.

Há casos que é cobrada a entrada, isso tem que estar bem explícito no convite também. O endereço tem que ser claro, e se for o caso, colocar pontos de referência também. Tudo vai depender, se o evento for na escola, não é preciso muitos detalhes e os convites podem ser entregues aos próprios alunos.

Dependendo do tipo de evento o convite pode ser feito por meio de divulgação como carros de som, panfletagem, jornais, rádios e até TVs.

3. Layout do espaço
Antes de fazer a decoração é preciso pensar onde serão armadas as barraquinhas, onde será dançada a quadrilha, etc. Tudo tem que ser feito para aproveitar bem o espaço e não ficar nada apertado, nem distante demais. Neste quesito há de se pensar se há banheiros suficientes para o número de convidados, se não, é bom pensar em alugar banheiros químicos, que não devem ficar muito perto das barraquinhas, separe um espaço para eles. Há locais que é necessário até um palanque, ou palco, para apresentações ou pronunciamentos. Pode ser feito até uma planta do local para ajudar na arrumação física da festa.

4. Decoração

Após ter armado as barraquinhas, comece a enfeitar o espaço com muitas bandeirinhas e balões. As mesas podem ser cobertas com estampas xadrez, com flores de cores bem berrantes, estampadas (chita) etc. Pode ser usado uma fogueira artificial também. E qualquer símbolo Juninho pode ser usado para enfeitar.
Veja mais algumas dicas para decorar sua festa de São João.

5. Comidas
No post Dicas de comidas típicas para Festa Junina, doces e salgados, tem uma relação completa.

6. Bebidas
Quentão e Vinho Quente são algumas bebidas típicas deste período, já que começa a esfriar. Choconhaque, Camel, Capeta, também são bebidas que esquentam. As Batidas de Frutas também são muito populares neste período, e ainda podem ser feitas com álcool ou sem. Outra bebida que pode ser servida para quem não bebe é o Chocolate Quente. Busque por receitas aqui no site.

7. Som e Músicas

A música não pode faltar neste tipo de evento, de acordo com o local e a quantidade de convidados que irá receber, é preciso alugar um som potente. Um microfone de boa qualidade é importante de acordo com o tamanho do evento.

Se for contratar um grupo de forró, por exemplo, é preciso conversar com os músicos para saber se há necessidade de algum equipamento específico. Se um DJ não for contratado, faça uma seleção com bons CDs.
Veja algumas dicas para trilha sonora de sua festa.

8. Danças

A quadrilha é o ponto alto da festa, a atração principal, que pode ter um “puxador de quadrilha”, ou não, pode ser ensaiado, ou improvisado, mas não há dúvida que é diversão garantida.

Caso optem por danças regionais será necessário uma pesquisa mais minuciosa sobre qual música e trajes usar, e a maneira de dançar.
Veja mais algumas dicas de como montar uma quadrilha.

9. Brincadeiras
Veja uma relação de jogos e brincadeiras típicas de festa junina.

10. Trajes (Vestuário)
Os trajes são “tipo caipira”, porém o mais descontraído e divertido possível, cabe qualquer tipo de exagero. Se for fazer o “casamento na roça”, os noivos, padre, o pai da noiva e o delegado se vestem a caráter.
Veja algumas dicas de traje feminino e traje masculino.

Para finalizar, não esqueça de fazer uma maquiagemcaipira bem divertida, você vai arrasar!

Deixe seu comentário