em

Como organizar uma Festa Junina passo a passo

As Festas Juninas esquentam as noites de inverno com muita animação e comidas deliciosas. Para quem participa, a diversão é garantida, mas para os organizadores, é sinônimo de muito trabalho e requer organização para que tudo saia perfeito.

A história das Festas Juninas remonta à época da colonização portuguesa, quando foram introduzidas as festividades em homenagem a São João, São Pedro e Santo Antônio. A cultura brasileira incorporou essas comemorações e as adaptou, mesclando tradições europeias, indígenas e africanas. Com o tempo, as Festas Juninas se tornaram um marco da cultura popular brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Nestas festas, é comum ver quadrilhas, fogueiras, balões e muita música típica, como o forró. Além disso, a culinária junina é rica e variada, incluindo pratos como canjica, pamonha, bolo de milho, curau, pé de moleque, quentão e muitos outros.

Organização de Festas Juninas

A organização da Festa Junina pode ser feita por uma só pessoa, ou por várias, dependendo do tamanho da festa e da experiência do(s) organizador(es).

A festa pode ser armada na rua, na escola, na igreja, no clube e até em casa. Na rua normalmente será necessário verificar se é preciso alguma autorização da prefeitura, dos Bombeiros etc. Caso seja feito em casa, procure fazer o mais cedo possível para não incomodar muito os vizinhos, se possível, convide-os para festa. Em lugares abertos, pense em alugar alguns toldos para o caso de chuva.

Outra coisa importante a ser discutida é a segurança, muito cuidado com fogos e fogueiras, se possível evite este tipo de tradição. Balão nem pensar, além de ser muito perigoso, é proibido por lei. Espalhe extintores em locais bem visíveis pelo espaço físico do evento, oriente-se com os Bombeiros.

Preparamos, através de tópicos, alguns itens para quem quer fazer uma Festa Junina organizada.

Como organizar uma festa junina passo a passo

Colaboradores

A organização da Festa Junina começa com uma reunião dos colaboradores, ou seja, quem irá contribuir (trabalhar) para que o evento aconteça. Normalmente é preciso de mais de uma reunião para decidir o que será feito, quando, como e por quem. É indispensável uma planilha de gastos e um cronograma.

Outra coisa que tem que ser decidida pelos colaboradores, se for o caso, é o valor cobrado pelas fichas de bebida, comida e brincadeiras. No dia da festa os colaboradores devem ser facilmente identificados, ou através de um crachá, ou da roupa que está vestindo.

Só neste primeiro tópico já é possível imaginar que não é fácil administrar um projeto como este, certo? Mas com um pouco de bom senso e apoio de todos, o “arraia” será um sucesso!

Sugerimos que todos os tópicos abaixo sejam discutidos para que as pessoas envolvidas na organização se manifestem, deem suas sugestões para que se tome o maior número de decisões possíveis logo na primeira reunião.

Convites

Antes de fazer os convites é preciso definir o local, data e horário. Sabemos que hoje é possível enviar convites por e-mail, o que facilita bem, mas é sempre bom confirmar para saber se os convidados realmente receberam.

Há casos que é cobrada a entrada, isso tem que estar bem explícito no convite também. O endereço tem que ser claro, e se for o caso, colocar pontos de referência também. Tudo vai depender, se o evento for na escola, não é preciso muitos detalhes e os convites podem ser entregues aos próprios alunos.

Dependendo do tipo de evento o convite pode ser feito por meio de divulgação como carros de som, panfletagem, jornais, rádios e até TVs.

Layout do espaço

Antes de fazer a decoração é preciso pensar onde serão armadas as barraquinhas, onde será dançada a quadrilha, etc. Tudo tem que ser feito para aproveitar bem o espaço e não ficar nada apertado, nem distante demais. Neste quesito há de se pensar se há banheiros suficientes para o número de convidados, se não, é bom pensar em alugar banheiros químicos, que não devem ficar muito perto das barraquinhas, separe um espaço para eles. Há locais que é necessário até um palanque, ou palco, para apresentações ou pronunciamentos. Pode ser feito até uma planta do local para ajudar na arrumação física da festa.

Decoração


Após ter armado as barraquinhas, comece a enfeitar o espaço com muitas bandeirinhas e balões. As mesas podem ser cobertas com estampas xadrez, com flores de cores bem berrantes, estampadas (chita) etc. Pode ser usado uma fogueira artificial também. E qualquer símbolo Juninho pode ser usado para enfeitar.
Veja mais algumas dicas para decorar sua festa de São João.

Comidas

As comidas típicas são um dos elementos mais importantes e característicos das Festas Juninas. Ao planejar sua festa, é essencial conhecer as delícias tradicionais dessa época e garantir que os convidados desfrutem das melhores iguarias. Aqui estão algumas dicas para ajudar a preparar a festa perfeita.

  1. Pratos à base de milho

O milho é um dos principais ingredientes da culinária junina. Algumas das opções deliciosas feitas com esse ingrediente são a canjica, o curau, a pamonha e o bolo de milho. Para garantir que todos possam aproveitar esses pratos saborosos, considere preparar receitas tradicionais ou buscar por versões mais modernas e criativas.

  1. Doces e quitutes

As Festas Juninas são conhecidas pela variedade de doces e quitutes. Pé de moleque, cocada, doce de abóbora, arroz doce e paçoca são apenas algumas das opções que podem ser oferecidas aos convidados. Lembre-se de que, além dos doces tradicionais, é possível inovar com receitas diferenciadas para surpreender e agradar a todos.

  1. Bebidas

Quentão, Vinho Quente, Choconhaque, Camel, Capeta e Batidas de Frutas são algumas das bebidas típicas consumidas durante as Festas Juninas e outras celebrações no período de temperaturas mais baixas. Essas opções são ideais para manter os convidados aquecidos e proporcionar momentos de confraternização.

O Quentão, uma bebida quente tradicional, é feito com cachaça, gengibre, açúcar, cravo, canela e casca de laranja ou limão. Já o Vinho Quente, outra opção popular, é preparado com vinho tinto, açúcar, frutas como maçã e laranja, e especiarias como cravo e canela.

O Choconhaque é uma bebida à base de chocolate e conhaque, que oferece uma combinação deliciosa e reconfortante. Camel, por sua vez, é uma bebida feita com leite condensado, creme de leite, conhaque e licor de cacau, enquanto o Capeta combina ingredientes como vodka, leite condensado, guaraná em pó, canela e chocolate em pó.

As Batidas de Frutas são opções versáteis e refrescantes, que podem ser preparadas com ou sem álcool. Essas bebidas são feitas com frutas da estação, como morango, abacaxi, maracujá, coco e goiaba, e podem ser combinadas com cachaça, vodka, rum ou leite condensado, de acordo com a preferência.

Para os convidados que não consomem bebidas alcoólicas, o Chocolate Quente é uma excelente alternativa. Preparado com leite, chocolate em pó ou chocolate derretido, açúcar e, às vezes, especiarias como canela e baunilha, essa bebida cremosa e reconfortante é um sucesso entre pessoas de todas as idades.

Som e Músicas


A música não pode faltar neste tipo de evento, de acordo com o local e a quantidade de convidados que irá receber, é preciso alugar um som potente. Um microfone de boa qualidade é importante de acordo com o tamanho do evento.

Se for contratar um grupo de forró, por exemplo, é preciso conversar com os músicos para saber se há necessidade de algum equipamento específico. Se um DJ não for contratado, faça uma seleção para trilha sonora de sua festa com músicas tradicionais.

Danças

A quadrilha é o ponto alto da festa, a atração principal, que pode ter um “puxador de quadrilha”, ou não, pode ser ensaiado, ou improvisado, mas não há dúvida que é diversão garantida.

Caso optem por danças regionais será necessário uma pesquisa mais minuciosa sobre qual música e trajes usar, e a maneira de dançar.
Veja mais algumas dicas de como montar uma quadrilha.

Brincadeiras

As festas juninas são marcadas por uma série de jogos e brincadeiras tradicionais que proporcionam diversão para todas as idades. Essas atividades ajudam a criar um ambiente animado e festivo, além de resgatar tradições e aproximar pessoas. Confira algumas das brincadeiras mais populares em festas juninas:

  1. Quadrilha A quadrilha é uma dança típica das festas juninas, com coreografias e passos específicos, como anarriê, alavantú, capelinha de melão, entre outros. Os casais se vestem com trajes caipiras e dançam ao som de músicas tradicionais.
  2. Corrida do saco Nessa brincadeira, os participantes devem entrar em sacos e pular até a linha de chegada. O primeiro a cruzar a linha vence a corrida.
  3. Pescaria A pescaria é uma brincadeira que consiste em “pescar” objetos com uma vara e anzol, geralmente feitos de madeira ou arame. Os objetos podem ser brinquedos, balas ou outras lembrancinhas.
  4. Corrida do ovo na colher Os participantes devem equilibrar um ovo (pode ser de verdade ou de plástico) em uma colher e correr até a linha de chegada sem deixar o ovo cair. Quem chegar primeiro, sem derrubar o ovo, vence a prova.
  5. Boca do palhaço Essa brincadeira consiste em acertar bolinhas de papel ou pequenos saquinhos de areia na boca de um painel com a figura de um palhaço. Quem acertar mais vezes ganha prêmios.
  6. Tiro ao alvo O objetivo dessa brincadeira é acertar alvos com dardos, argolas ou bolinhas. Os participantes ganham prêmios de acordo com a quantidade de acertos.
  7. Dança da laranja Os casais dançam com uma laranja entre as testas, sem deixá-la cair. A dupla que conseguir dançar até o fim sem derrubar a laranja vence a competição.
  8. Cadeia Uma área é reservada como “cadeia” e, por uma quantia simbólica, os participantes podem “prender” os amigos por um tempo determinado. Para serem libertados, os “presos” podem pagar a mesma quantia ou esperar o tempo acabar.
  9. Pau de sebo Um mastro é coberto com sebo ou graxa, tornando-o escorregadio, e um prêmio é colocado no topo. O objetivo é subir no mastro e alcançar o prêmio.

Essas são apenas algumas das muitas brincadeiras típicas de festas juninas. Incluir essas atividades na celebração proporciona entretenimento e diversão para todos os convidados, tornando o evento ainda mais memorável.

  1. Trajes (Vestuário)

Os trajes são “tipo caipira”, porém o mais descontraído e divertido possível, cabe qualquer tipo de exagero. Se for fazer o “casamento na roça”, os noivos, padre, o pai da noiva e o delegado se vestem a caráter.

Use roupas coloridas e alegres, que remetem à vida no campo. Aqui estão algumas dicas de trajes femininos e masculinos para curtir a festa no melhor estilo junino:

Traje feminino:

  1. Vestidos estampados: Escolha vestidos com estampas florais, xadrez ou de poás. Os modelos rodados com babados e laços são bastante populares nas festas juninas.
  2. Acessórios: Aposte em acessórios como colares e brincos de contas coloridas, lenços no pescoço e laços ou fitas para prender os cabelos.
  3. Cabelo: As mulheres geralmente usam o cabelo preso em maria-chiquinha ou tranças, com fitas coloridas entrelaçadas.
  4. Maquiagem: Invista em uma maquiagem simples, com destaque para as bochechas rosadas e sardas falsas feitas com lápis de olho ou delineador.
  5. Meia-calça e sapatos: Combine o vestido com meia-calça colorida ou branca e sapatos baixos, como sapatilhas ou botas estilo country.

Traje masculino:

  1. Camisas xadrez: As camisas xadrez são peças-chave para o traje masculino. Cores vibrantes, como vermelho, verde e azul, são ideais.
  2. Calças jeans ou de tecido: Opte por calças jeans ou de tecido, com ou sem remendos. Se quiser dar um toque ainda mais caipira, enrole a barra da calça até a altura da canela.
  3. Suspensórios: Os suspensórios são um acessório clássico para compor o visual masculino junino. Eles podem ser coloridos ou estampados, de acordo com a preferência.
  4. Chapéu de palha: Um chapéu de palha é essencial para arrematar o look. Decore-o com fitas e flores para deixá-lo ainda mais característico.
  5. Lenço: Utilize um lenço amarrado no pescoço ou no bolso da camisa para dar um toque especial ao traje.
  6. Sapatos: Botas, tênis ou sapatilhas confortáveis são as melhores opções de calçados para o traje masculino.

Para finalizar, não esqueça de fazer uma maquiagem caipira bem divertida, você vai arrasar!

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Gostou dessa matéria?

    Inscreva seu email para receber atualizações com as últimas publicações do nosso blog.

Deixe uma resposta