em

Como tirar meu Título de Eleitor?

Título de Eleitor
Título de Eleitor

Título de Eleitor não é apenas um pedaço de papel, mas sim o passaporte para a democracia brasileira. Se você tem entre 18 e 70 anos, não tem choro nem vela: é obrigatório. E se você é um jovem de 16 a 18 anos ou já passou dos 70, a coisa é facultativa, mas altamente recomendada.

Então, como você se torna um eleitor?

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Ter no mínimo 16 anos (voto facultativo entre 16 e 18 anos e para maiores de 70 anos)
  • E se você é homem entre 18 e 45 anos, esteja em dia com o Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Documentação:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, etc.)
  • Comprovante de residência atualizado (cópia)
  • Certificado de quitação militar (para homens entre 18 e 45 anos)

Esses são os procedimentos:

  1. O Título de Eleitor deve ser solicitado no cartório eleitoral da zona onde você reside. Consulte o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado para encontrar o endereço do cartório eleitoral mais próximo.
  2. Vá até o cartório eleitoral com os documentos necessários e preencha o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). O atendimento pode ser por ordem de chegada ou agendado previamente, dependendo do cartório.
  3. E por fim, prepare-se para o close! Você vai tirar uma foto e registrar suas impressões digitais. Isso vai para o cadastro eleitoral, então capriche no sorriso. O prazo para pegar o título varia, mas gira em torno de 5 a 15 dias úteis. E, claro, você tem que ir buscar pessoalmente.

Então, meu amigo, minha amiga, o Título de Eleitor é mais do que um dever cívico. É a sua voz na urna, é a sua participação na construção do país. E lembre-se: mudou de endereço ou alterou algum dado pessoal? Atualize seu cadastro. Democracia não é só no dia da eleição, é todo dia.

 

Deixe uma resposta