em

Advogado explica denúncia de atriz de Malhação, Letícia Birkheuer, que relatou ser agredida por ex marido

A modelo e atriz que participou de Malhação, Letícia Birkheuer, publicou um vídeo no Instagram na manhã de Páscoa (31/3), denunciando o ex-marido por violência psicológica. Após mais de 10 anos separada do empresário Alexandre Furmanovich, ela relatou nas redes sociais que sofreu ameaças de agressão física diante de seu filho pequeno. O pronunciamento ocorreu logo após a revista Veja publicar que a modelo conseguiu uma medida protetiva contra o ex-marido, com quem foi casada entre 2011 e 2013.

Ela afirmou no Instagram que em respeito às milhares de mulheres vítimas de violência doméstica, precisaria compartilhar o relato. “Nenhuma mulher deve ser agredida, violada ou ameaçada. Fui agredida durante o casamento. Mais de 10 anos após estar separada, fui ameaçada de forma grave, injusta, dentro de um restaurante. A violência contra nós, mulheres, não para. Meu ex-marido, pai do meu filho, gritava, em um restaurante, que só não quebraria minha cara porque estava na presença dele, de nosso filho, de uma criança. Fui agredida psicologicamente. Ameaçada. Atemorizada. Ele tentou e tenta me destruir. Há testemunhas. Há vídeos. Há uma segunda medida cautelar da Lei Maria da Penha em meu favor. Nada disso o deteve. Sinto-me insegura, vulnerável, o pai de meu filho é um empresário do setor de joias, dono de joalheria, e que se sente muito poderoso. Mas não posso baixar a cabeça”, afirmou.

Segundo o advogado criminalista Gérlio Figueiredo, a violência psicológica é grave como a violência física, e suas consequências podem ser igualmente devastadoras. “Muitas vezes subestimada, essa forma de agressão pode deixar cicatrizes emocionais profundas e duradouras nas vítimas. As ameaças, em particular, são uma manifestação extrema de violência, deixando-as em constante estado de medo e ansiedade”, afirma Gérlio.

“Busquei força e coragem na minha mãe, nas minhas tias, nas minhas avós, minhas amigas. Todas mulheres de fibra. Resta-me confiar nas autoridades públicas e lutar para que a mulher seja respeitada pelo simples fato de ser mulher. Se esse meu relato inibir um único ato de violência, terá significado expor um assunto que tanto me entristece e fragiliza. Não se calem. Em caso de violência doméstica, procurem a Polícia e a Justiça. Lutem pelos seus direitos”, desabafou a atriz.

Figueiredo explica que as consequências das ameaças podem ser diversas e impactar a saúde mental e emocional das vítimas de maneiras significativas. “Elas podem experimentar sintomas de estresse agudo, como insônia, ataques de pânico, dificuldades de concentração e até mesmo desenvolver transtornos de ansiedade e depressão. As ameaças podem afetar a autoestima e a confiança, levando a sentimentos de desamparo e desesperança. O constante temor pelo próprio bem-estar e segurança pode resultar em isolamento social e dificuldade em estabelecer relacionamentos saudáveis no futuro”, acrescenta o advogado.

Para o especialista, a conscientização sobre esse tipo de violência e a busca por medidas de prevenção e proteção são essenciais para garantir o bem-estar e a segurança de todos.

Sobre Gérlio Figueiredo
 
Gérlio Soares Figueiredo  é Advogado Criminalista, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, membro da ABRACRIM, parecerista e sócio do Figueiredo & Tigre Advogados.

Deixe uma resposta