em ,

Como consultar o contracheque no Portal do Servidor

Como consultar o contracheque no Portal do Servidor
Como consultar o contracheque no Portal do Servidor

Em suma, o contracheque é um documento que contém todos os detalhes de rendimentos de um funcionário. Atualmente, ele também está disponível em uma versão digital, o contracheque online, e é fundamental para o colaborador de qualquer empresa. Caso você precise acessar o seu contracheque pelo Portal do Servidor, confira como consultar no Portal do Servidor de forma prática.

Basicamente, o contracheque, que também é conhecido como folha de pagamento ou holerite, é uma maneira de comprovar e descrever os detalhes dos pagamentos de um funcionário. Sendo assim, é a partir dele que cada profissional consegue entender e analisar o cálculo do seu salário líquido.

No caso dos servidores públicos, a situação mais comum é que a consulta de pagamento seja feita através de um portal do servidor, onde as instituições ou prefeituras disponibilizam o contracheque online.

Entretanto, vale citar que cada estado ou município possui o seu próprio site para consulta e download, portanto, reunimos alguns links que podem indicar onde você pode fazer a consulta online. Confira maiores informações abaixo.

O que é o Contracheque online?

Como mencionamos, cada região possui o seu próprio contracheque online, ou seja, antes de mencionar onde você pode fazer a consulta, é necessário mostrar o que esse documento representa. Basicamente, o contracheque online tem o mesmo propósito de um contracheque comum, porém, a vantagem é que ele está disponível para download.

Atualmente, quem mais busca as consultas online são os servidores públicos, uma vez que cada estado ou município possui um portal específico para este documentos, que podem ser baixados e consultados de forma simples e prática.

Hoje, você pode consultar o seu contracheque em diversos portais do servidos, tais como o aganp, segplan, e o Portal do RH da Bahia. Além disso, você pode consultar no site SouGov.br. Por isso, confira abaixo como fazer a consulta no site, além de outros portais para consultar o seu holetire.

Para começar, depois de acessar o SouGov.br, é necessário que você verifique se possui um vínculo, e para qual deles deseja se consultar. Sendo assim, vá para a aba “Órgão – Uorg – Matrícula” e selecione o vínculo que você possui.

Logo após confirmar o seu vínculo, escolha a parte do “AutoAtendimento” e selecione “Consulta Contracheque”;

Em seguida, selecione o mês desejado, e os componentes dos seus rendimentos e as informações adicionais ficaram disponíveis. Caso queira baixar o arquivo do contracheque, basta apenas clicar no ícone de download que está no canto superior direito.

Além disso, você pode deslizar a tela para a esquerda e clicar em “Remuneração Mensal”, “Descontos” e “Rendimentos”, onde serão apresentados gráficos interativos sobre o seu holerite.

Sendo assim, vale citar que os que estão disponíveis são referentes aos últimos 12 meses, para contracheques anteriores a esse período, você deverá entrar em contato com o site da região onde você atua. 

Como mencionamos, cada estado ou município possui a sua própria maneira de disponibilizar o seu comprovante de pagamento, portanto, confira abaixo alguns Estados e os links que podem ser úteis nas  suas consultas:

Bahia

Um documento bastante buscado atualmente é o da Bahia. No começo do ano, o RH da Bahia disponibilizou o contracheque online dos servidores do estado, através do seu site. Caso tenha interesse em acessar, clique aqui. 

Além disso, o site ainda disponibiliza um espaço para que os servidores estaduais possam tirar dúvidas e outras questões.

Ceará

Caso tenha interesse em consultar os contracheques do Ceará, os serviços são ofertados de forma online e gratuita, logo após realizar o cadastro no portal do Governo. Para ter acesso, clique aqui.

Além disso, os servidores de Fortaleza também podem fazer consultas através do site. 

Distrito Federal

Para quem deseja ter acesso ao portal de consultas de contracheque do Distrito Federal, você pode clicar aqui. O link também é válido para os servidores de Brasília.

Espírito Santo

Para quem é servidor no Espírito Santo, basta apenas clicar aqui e conferir o portal que o governo estadual disponibilizou para consultas digitais.

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais disponibilizou o Portal do Servidor estadual para que os servidores possam fazer as consultas de forma simples e rápida. Para poder ter acesso, basta clicar aqui.

Pará

Caso você tenha interesse em consultar o contracheque sendo servidor do estado do Pará, você pode fazer isso através do site disponibilizado pelo estado para o Portal do Servidor. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Pernambuco

O estado de Pernambuco desenvolveu um site para que os servidores públicos possam fazer as consultas de forma prática e rápida. Caso tenha interesse em fazer uma consulta, basta clicar aqui.

Rio de Janeiro

O contracheque online do Rio de Janeiro possui os mesmo parâmetros dos outros estados. Sendo assim, caso queira realizar alguma consulta ou buscar outras informações no RJ, você pode fazer isso a partir do Portal dos Servidores do RJ.

Rio Grande do Norte

Para quem é servidor estadual no Rio Grande do Norte, o governo do estado disponibilizou um site para consulta de contracheque e outras informações relacionadas aos servidores. Para poder ter acesso, clique aqui.

Rio Grande do Sul

Para os servidores do Rio Grande do Sul, é possível encontrar todas as informações sobre pagamentos através do site oficial do Portal do Servidor. Para poder ter acesso, clique aqui.

Santa Catarina

Caso tenha interesse em consultar o seu contracheque sendo um servidor estadual de Santa Catarina, você pode consultar no Portal do Servidor do estado. Para ter acesso, basta clicar aqui.

São Paulo

No estado de São Paulo, os holerites podem ser consultados através do site da Fazenda do Governo de São Paulo, na seção dos Servidores. Para ter acesso, clique aqui.

Caso você seja um servidor da capital paulista, ainda é possível conferir o contracheque online e outras informações através do site da cidade de São Paulo para servidores. Para poder ter acesso, clique aqui.

Espero que todas essas informações tenha te ajudado, compartilhe esse artigo com os seus amigos, familiares que precisam saber dessas informações e fique ligado no nosso blog para receber mais dicas.

 

Deixe uma resposta