Faltam 3.000 km para que a ferrovia Norte-Sul ligue extremos do país
O projeto para a construção da ferrovia Norte-Sul nasceu em 1985, no governo do presidente José Sarney, e seu traçado original previa a ligação de Açailândia (MA) até Anápolis (GO), em uma extensão de cerca de 1.150 quilômetros. Esse trecho, que corta os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, já está em operação. Ao longo das últimas três décadas, essa ferrovia, que foi programada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro, integrando o território nacional e assim favorecendo a redução dos custos do transporte de cargas no país, contou com diversas ampliações.
De acordo com a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa que faz a gestão desse sistema, até o momento foram investidos R$ 12,5 bilhões. Hoje a ferrovia Norte-Sul está dividida em três partes: Tramo Norte, entre Açailândia (MA) e Porto Nacional (TO), com 720 quilômetros de extensão, já em opera
Como fazer
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online