Em tempos de pandemia, muito se fala em aposentadoria de aeronaves e renovação de frota. Verificamos qual é o "avião mais sênior" da frota de cada uma das grandes empresas brasileiras.
Para este levantamento, utilizamos dados da ANAC das três maiores empresas aéreas brasileiras que fazem voos regulares: Azul, GOL e Latam Brasil. Respectivamente, as empresas têm idade média de frota de sete, 10 e 11 anos, o que não está muito fora do padrão da indústria mundial, e que, como veremos a seguir, é bem próximo também da mediana.
Azul
Começando pela Azul, o seu avião mais antigo é o Boeing 737-400F de matrícula PR-AJZ, fabricado em 1996. A aeronave é seguida pelo seu "irmão", o PR-AJY, fabricado no ano seguinte. Esses aviões servem à Azul Cargo, divisão de cargas da empresa aérea, não sendo utilizados em voos de passageiros.
Se olharmos aos aviões de passageiros, o mais antigo é o Airbus A330-200 de matrícula PR-AIY, hoje com 21 anos de idade. Ele começou a operar na Em