Na manhã de uma quinta-feira de 2017, um aposentado de 64 anos atravessou uma rua em Bom Jesus dos Perdões, cidade a 76 km de São Paulo, com cerca de 20 mil habitantes. Um motorista que conduzia seu carro ladeira abaixo naquela rua disse não ter visto quando o pedestre "surgiu" na sua frente. O aposentado foi atropelado e morreu naquele dia.
Cenas como essa se repetem todos os dias no trânsito brasileiro, pulverizados pelo território nacional. E, segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná em parceria com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), as cidades brasileiras de pequeno porte (com até 100 mil habitantes) concentram praticamente a metade das vítimas de trânsito no país (49%).
O dado é alarmante, já que nelas residem 43% da população --além de terem menor frota de veículos e fluxo de viagens. Essas cidades também estão mais longe de cumprirem as metas nacionais de redução de mortes.
Os dados são do SUS de 2017, que apontam a ocorrência