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O apagão das bibliotecas escolares

Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia debateu a ausência de bibliotecas e espaços de leituras nas escolas

Foto: Guerreiro | Agência ALRS

Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia debateu a ausência de bibliotecas e espaços de leituras nas escolas

Foto: Guerreiro | Agência ALRS

Sancionada em maio de 2010, a Lei Federal 12.244, que estabelece a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino até o ano de 2020 e define funções e atribuições das bibliotecas escolares em todo o Brasil, na prática, nunca saiu do papel. A negligência e o descaso são evidenciados nos indicadores do Censo Escolar 2018. O Censo é realizado todos os anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em articulação com as secretarias municipais e estaduais de Educação. Os dados do estudo do ano passado mostram que, em todo o país, as escolas e suas comunidades se ressentem da falta de bibliotecas. Quando há bibliotecas, são espaços informais, ou seja, sem um profissional qualificado, no caso, com formação em Biblioteconomia.

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