Ferrovia de R$ 5 bilhões que foi leiloada transportou 6 cargas em 5 anos
O trecho central da Ferrovia Norte-Sul, inaugurado em maio de 2014 e entregue à iniciativa privada em leilão no último dia 28, é um símbolo da inoperância estatal no Brasil. Após investimentos de R$ 5,1 bilhões, apenas seis cargas percorreram o trajeto de 855 quilômetros entre Porto Nacional (Tocantins) e Anápolis (Goiás) nos cinco primeiro anos. Três delas para transportar trilhos, vagões e locomotivas. Foram 60 mil toneladas – apenas 1% do total previsto para a Norte-Sul no período.
O trecho norte, de Açailândia (Maranhão) a Porto Nacional, é operado pela VLI – grupo liderado pela Vale – desde 2010. O volume anual movimentado na ferrovia saltou de 3 milhões de toneladas em 2012 para 5,2 milhões de toneladas em 2016. Com 720 quilômetros de extensão e investimentos de R$ 2,6 bilhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PSC), essa estrada transporta milho, soja, minerais, celulose e combustíveis. Em Açailândia, conecta-se com a Estrada de Ferro Cara
Como fazer
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
(Salmos 28:7)
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