O que é o quoeficiente de inteligência (QI)?

Quociente de inteligência (abreviado para QI, de uso geral) é uma medida obtida por meio de testes desenvolvidos para avaliar as capacidades cognitivas (inteligência) de um sujeito, em comparação ao seu grupo etário. A medida do QI é normalizada para que o seu valor médio seja de 100 e que tenha um determinado desvio-padrão, como 15.

História do termo quoeficiente de inteligência (QI)

O termo QI, do alemão Intelligenz-Quotient, foi criado pelo psicólogo William Stern em 1912 com o propósito de medir a inteligência de crianças através de alguns testes de inteligências criados por Alfred Binet e Théodore Simon.

Apesar do termo só ter surgido em 1912, os testes de inteligência surgiram muito antes. Eles surgiram na China durante o século V, mas apenas no século XX, na França, começaram a ser utilizados cientificamente.

Utilidades do quoeficiente de inteligência (QI)

Cada vez mais os cientistas tem trabalhado para estudar a correlação entre o QI de uma população e alguns dados estatísticos como, por exemplo, a performance num emprego e o salário. Estudos recentes mostram que o QI está associado a fatores como morbidez, mortalidade, status sociais dos pais e QI dos pais.

Matriz de Rave

Testes de QI

O primeiro teste de QI desenvolvido para adultos foi criado em 1939 por David Wechsler. Esse novo teste substituiu o antigo sistema que consistia na divisão da idade mental pela idade cronológica, o que não faz sentido para adultos.

Atualmente, o teste de QI mais utilizado é o das Matrizes Progressivas de Raven (Standard Progressive Matrices - SPM), que foi criado por John Carlyle Raven. Esse teste consiste de questões onde são apresentadas algumas figuras, que possuem um padrão lógico, e existe um espaço vazio. Cabe a quem está resolvendo escolher dentre as alternativas a figura que segue o padrão lógico de cada questão.

Estados