em

Como fazer Cartão SUS documentação segunda via consulta online

Cartão SUS

A partir de agora o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) é obrigatório para realização de atendimentos na rede pública de saúde. Isso proporcionará a criação de um registro eletrônico com um banco de dados mais eficiente contendo prontuários com o histórico médico dos pacientes cadastrados com todos os procedimentos clínicos, como cirurgias e exames, os remédios que toma etc, possibilitando aos médicos, mesmo de outras unidades, saberem rapidamente sobre o histórico médico dos pacientes que estão atendendo. De forma geral irá também agilizar o atendimento e a marcação rápida de consultas e exames.

A obrigatoriedade do Cartão SUS também proporcionará melhor controle do direcionamento dos recursos aos municípios pelo Ministério da Saúde, tentando assim, também diminuir as fraudes e entender as necessidades de cada região, como também os tipos de enfermidades mais comuns em cada local.

Esta regra vale também para os planos de saúde particular, porém está sendo negociado o prazo máximo para o cadastramento. Porém, o objetivo do Ministério da Saúde é que todos os cidadãos brasileiros se cadastrem até 2014.

Tire agora mais algumas de suas dúvidas sobre como funciona o sistema:

Como fazer o cartão SUS

Para tirar a carteira basta se dirigir a qualquer unidade básica de saúde, ou a secretaria municipal, ou do Programa Saúde da Família do seu município, ou da cidade mais próxima.

Será feito um cadastro e a emissão da carteirinha.

Documentação necessária

Originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência.
Para menores de idade sem RG, a certidão de nascimento.
Algumas cidades pedem também o PIS/PASEP, se possível leve também este documento.

“O cartão provisório fica pronto na hora do atendimento, o usuário receberá seu cartão definitivo, com o mesmo número.”

Consulta SUS online

Uma das propostas mais interessantes é que através do número de cadastro os usuários poderão acompanhar seu histórico pela Internet, marque consultas, imprima alguns exames etc. Hoje só é possível fazer consultas diretamente nos postos de atendimento.

Segunda via SUS

A 2ª via do cartão SUS pode ser solicitada, nos postos de atendimento, mesmo não tendo o número. Ainda não é possível fazer o cartão SUS pela internet.

Deixe uma resposta