em

6 dicas de educação financeira que irão mudar sua vida 

dicas de educação financeira

Antes de tudo, saiba que quase 80% das pessoas do Brasil não sabem o que é educação financeira. A princípio, neste artigo iremos ajudar você que não sabe o que é educação financeira ou não sabe como funciona com 6 dicas de educação financeira que irão mudar a sua vida.

Portanto, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Bom, esse processo permite melhorar a compreensão em relação a alguns serviços e produtos financeiros, ou melhor se torna capaz de fazer escolhas bem informadas.

Saiba mais sobre educação financeira e dicas de educação financeira que irão mudar sua vida

O melhor é que a educação financeira também possibilita você a ser mais consistente na frente das boas oportunidades e até mesmo aos ricos envolvidos em diversos tipos de investimentos. 

Para ajudar melhor você a entender o que é educação financeira, saiba que é uma habilidade de lidar com as finanças de modo com que os ganhos possam cobrir todos os gastos. Bom, isso de forma alguma pode comprometer a sua qualidade de vida.

Seja como for, não é somente quem possui cifras no banco é quem tem uma boa educação financeira. Nesse caso, saiba que isso não tem haver com o que você tem no bolso, porém você precisa valorizar o que tem pensando no seu futuro. 

Além disso, quem tem uma educação financeira tem um bom estilo de vida de um jeito mais tranquilo. Aliás, tem a possibilidade de você multiplicar esse dinheiro com praticidade e segurança. Confira abaixo algumas dicas de educação financeira que poderão ajudar você com suas finanças futuras.

Confira 6 dicas de educação financeira que irão mudar sua vida 

Antes de mais nada, saiba que você não precisa ser um pesadelo mudar seus hábitos financeiros. Pensando nisso, neste artigo preparamos dicas importantes para você pôr em prática e colocar suas finanças em ordem, o melhor é que não irá precisar abrir mão de tudo que você gosta.

1° Dica: Entenda a importância do seu controle financeiro 

Primeiramente, você deve saber quanto você gasta mensalmente, ou seja, em supermercados, barzinhos e lugares de sua rotina. Você precisa anotar em um papel ou será que você sabe assim de cabeça? A princípio, esses gastos precisam estar super claros para você. 

Bom, é essencial que você saiba o quanto ganha e em que lugar você mais gasta. Pois assim fica mais fácil encontrar formas de economizar nas finanças pessoais ou familiares. 

Além disso, você precisa saber a diferença entre preço e valor. Veja agora a segunda dica de educação financeira.

2° Dica: você precisa saber a diferença entre preço e valor

Você precisa rever seus gastos, ou seja, em uma viagem com a família isso é uma coisa satisfatória e memorável que jamais será esquecido. Mas se você pretende gastar com um sapato de grife isso irá render elogios à primeira vista, mas logo a beleza perde o glamour e muitas vezes você nem terminou de pagar. 

Portanto, se você é do tipo de pessoa que dá valor ao status, essa será uma coisa que você precisará mudar em seus hábitos. Pois você precisa diferenciar custos desnecessários que não irão valer a pena para você. Outro exemplo é gastos com academias, em vez de gastar caro na academia mais badalada da cidade você pode gastar menos em outra e ainda terá o mesmo resultado. 

Assim, você vai economizar, ficar saudável e terá dinheiro no futuro caso você tenha uma emergência financeira ou algum imprevisto. A terceira dica é um pouco mais difícil para algumas pessoas. Trata-se de economizar, confira!

3° Dica: você deve gastar menos e aprender a economizar 

Como citamos acima, a educação financeira trata-se de saber deixar sua vida de status de lado e saber economizar. Para muitas pessoas economizar é algo super difícil, mas se você está pensando em ter uma educação financeira que pode mudar sua vida, você precisa deixar de lado alguns hábitos. 

Se você chegou a pensar em economizar o dinheiro que sobra no final do mês saiba que isso não acontece. Sejam honestos com sigo mesmo, nos finais de meses muitas pessoas chegam em uma fase apertada. Bom, o melhor que você pode fazer é poupar todo mês 10 % do salário que cai na sua conta e você pode ir aumentando conforme suas possibilidades. 

Vale lembrar que você não deve guardar esse dinheiro em uma poupança ou deixá-lo parado em um cofrinho. Você deve investir em opções que sejam seguras e que sejam rentáveis, certo? A quarta dica também é super importante, você deve evitar dívidas. 

4° Dica: Você precisa evitar de fazer dívidas 

Sabemos que é difícil mas é algo que se deve fazer é evitar de fazer dívidas. No caso se você tem dívidas você precisa fazer um controle financeiro pessoal correto, assim você ficará livre de débitos. Vale lembrar que as dívidas são sinônimos de juros altos que podem provocar uma grande bola de neve.

Aliás, você precisa ficar evitar dívidas desnecessárias até mesmo utilizando cartões de crédito. Evite atrasar suas contas e principalmente você precisa pagar a fatura do seu cartão na data prevista, caso contrário isso pode gerar um juros enorme e afundando cada vez mais você. 

A quinta e não menos importante dica é que você faça um planejamento financeiro para poder se organizar. Saiba mais.

planejamento financeiro 

5° Dica: Você precisa fazer um planejamento financeiro 

Nesse caso, você precisa desenvolver um planejamento financeiro. Educação financeira não é só economizar e controlar as finanças. Você precisa ter um bom planejamento financeiro. Isso está ligado a todas as decisões que você toma na sua vida, seja viagens, casar, mudar de cidade, ter filhos e até mesmo se aposentar. 

Ou melhor, quando você se planeja você possui chances maiores de que tudo ocorra corretamente. Mas você não pode descartar a possibilidade de imprevistos que poderão ocorrer gastos a mais. Então, tudo se trata de planejamento financeiro, você precisa sentar e colocar em um papel os gastos, as economias e quanto você precisará gastar no mês ou em alguma ocasião. 

6° Dica: Aprenda a Investir bem

A princípio, investir bem não significa ter milhões na sua conta corrente. Você deve conhecer antes as opções do mercado e escolher as que mais se encaixam no seu perfil. Jamais deixe seu dinheiro parado, procure algum meio de investir e você sairá sem se prejudicar. 

Portanto, eu espero que você tenha gostado e que essas dicas tenham ajudado você de alguma forma. Não esqueça de compartilhar com seus amigos essas grandes dicas.

Deixe uma resposta