em

10 Dicas para economizar água com uso consciente

A maneira mais fácil de economizar água é fazendo o uso consciente, ou seja, evitando o desperdício, afinal, não podemos deixar simplesmente de usar a água, ela está presente no nosso dia a dia mais do que imaginamos. Veja nossas 10 dicas para economizar água usando com sabedoria esse recurso fundamental em nossa vida e que sabemos ser esgotável, portanto todos devem preservar.

 

10 – Banho é bom, é muito bom!

Na hora de tomar banho primeiro se molhe, em seguida feche o chuveiro e ensaboe o corpo e abra novamente na hora de se enxaguar assim é possível economizar cerca de 70% de água.

9 – Escovando os dentões

Na hora de escovar os dentes enxague a boca com o auxilio de um copo, assim você economiza cerca de 3 litros de água.

8 – Dando a descarga

Veja sempre se a válvula da descarga não está com defeito e aperte-a apenas uma vez, evite também jogar papel, lixo e comida (Tem gente que faz isso!) no vaso sanitário.

 

7 – Ping ping da torneira

Quando deixamos uma torneira aberta gastamos cerca de 16 litros de água por minuto, se deixarmos ela pingando podemos gastar até 46 litros por dia, 1380 por mês, por isso feche bem as torneiras.

6 – Conserte os vazamentos

Um simples buraco de 2 milímetros no encanamento pode resultar na perda de 3 caixas d’agua de mil litros em um mês.

5 – Caixa d’agua

Mantenha sempre a caixa d’agua fechada, nem precisamos dizer que isso ajuda a combater o mosquito da dengue, além disso, não deixa-a transbordar.

4 – Lavando a louça

Na hora de lavar a louça feche a torneira enquanto ensaboa e depois enxague tudo de uma vez, pois mantê-la aberta o tempo todo pode desperdiçar até 100 litros de água messalmente.

3 – Regando o jardim e as plantas

No período de inverno você pode regar as plantas a cada dois dias, mas para isso use uma mangueira com esguicho revolver ou um regador, assim você evita o desperdício.

2 – Lavando carros

Sabemos que você quer que seu carro esteja sempre limpo, mas lavar o carro com mangueira pode gastar cerca de 600 litros de água, por isso evite essa pratica, procure lavagem ecológica, e quando for lavar em casa use um balde e água de reuso.

1 – Limpando a calçada ou o quintal

Para limpar a calçada ou o quintal use uma vassoura, caso necessite mesmo usar água utilize a água do enxague da maquina de lavar roupas, assim você também economiza água.

E você conhece mais alguma dica para economizar água? Deixe um comentário abaixo e claro, compartilhe esse texto com todos os seus amigos, ajude preservar o bem mais precioso de nosso planeta.

2 opinaram!

Deixe sua opinião!
  1. Boa TArde! No item Lavando louça: Uze uma escova pra retirar resíduos sólidos dos pratos e demais recipientes da cozinha; Uze papel para absorver gorduras e óleo dos recipientes e pratos, deixando estes em condições de gastar o mínimo de detergentes e outras químicas. Após retirar toda espécie de resíduos, seguir o menuo das Dicas. Com isso, o bolso agradece e também golfinhos e o mar total.

Deixe uma resposta