em

Dicas: Colesterol bom e o colesterol ruim

Models. On screen, drawing representing an artery obstructed by a thrombus caused by a plaque of atheroma.

Todo mundo se preocupa com a saúde. Fazemos de tudo para estar num estado saudável e termos uma qualidade de vida melhor, mas ainda assim muitas vezes aparecem pequenos males que tornam uma vida sadia mais difícil. É o caso do colesterol, você sabe o que é? E o que pode causar?

Colesterol bom e o colesterol ruim

O colesterol é um tipo de gordura que é produzida pelo nosso organismo (muitos conhecem o colesterol como a gordura que fica no sangue), essa gordura pode ser boa para o bom funcionamento do nosso corpo, mas também pode ser ruim. E é assim que os médicos classificam o colesterol em bom (HDL) que age de forma a remover a gordura da corrente sanguínea ou em mau (LDL), que distribui gordura pelo nosso organismo. Esse dois tipos de colesterol tem que estar equilibrados para que tenhamos uma vida saudável, o LDL não deve estar muito elevado, porque pode ser prejudicial por que pode obstruir as veias, e até provocar infartos ou derrames.

Ninguém está livre se desenvolver altos índices de colesterol a maiorias das pessoas já tem uma predisposição genética, mas também pode ser por sedentarismo, ou mesmo uma alimentação que não é bem equilibrada e rica em ingestão de gorduras.

Não existem sintomas específicos que possam dizer: ‘sim você tem colesterol alto’, na verdade podem ser até confundidos com sintomas de outras doenças. Podem ser fadigas, tonturas, formigamentos, cansaço e nos casos mais graves um infarto. Caso você sinta mal estar e dores no peito, mas não sabe a causa, somente um médico pode lhe dizer se seu problema é colesterol ou não, o exame é simples basta um hemograma para descobrir as quantas andam seus níveis de gordura.

Caso você tenha o colesterol alto cuidado, procure baixar os níveis em seu organismo. Para isso faça exercícios físicos, principalmente uma boa caminhada, não precisa ser todo dia, mas deve ter uma frequência regular. Cuidado também com sua dieta, ela é muito importante para conseguir melhoras significativas. Sua alimentação deve conter muitas fibras, por isso alimentos como cereais, frutas e verduras, devem ser maioria em sua dieta, pode conter também leite desnatado, iogurtes, queijos magros, combine também o uso de óleos insaturados como azeites de oliva e óleos de girassol, milho e canola.

Evite os alimentos que tem muita gordura como ovos (principalmente a gema), manteiga, banhas, creme de leite, sorvetes, queijos amarelos, pão branco, frituras em geral, carnes gordas, alimentos em conservas, para as bebidas evite as que contem álcool e açúcar, prefira os sucos naturais e os chás.

Não espere uma confirmação de que precisa de cuidados, evite que seu colesterol aumente tendo uma dieta sadia e inclua em sua rotina o hábito de fazer exercícios, faz bem pra você, e é sempre melhor prevenir do que ter que remediar.

Zelar pela nossa saúde é uma vigilância contínua que demanda atenção tanto à prevenção quanto à manutenção de hábitos saudáveis.

Entender o papel do colesterol e adotar medidas proativas, como uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios, são passos essenciais para garantir um bem-estar duradouro. O entendimento sobre os sintomas associados ao colesterol elevado e a busca por orientação médica em caso de desconforto são postos-chave. Se observar qualquer sinais de alerta, sintomas de alterações em sua rotina procure imediatamente um serviço de saúde.

 

Deixe uma resposta