em

Varizes: Causas, sintomas, como evitar, prevenção e tratamento

Varicose veins on the womans leg

Varizes são veias do corpo que esticaram e se encheram de sangue, formando um sangue preso. Visivelmente você pode observar como se fossem linhas vermelhas, roxas ou azuis, finas ou mais grossas e dilatadas. Além de antiestético, as varizes podem indicar outros problemas graves no corpo.

Se você não tem, certamente conhece alguém que tem varizes. Essas veiazinhas que dão um aspecto nada agradável, acomete cerca 20 milhões de pessoas. As varizes afetam principalmente as mulheres. O local mais comum do aparecimento é nas pernas, mas podem ocorrer em outros lugares também.

A dilatação das veias ocorre quando as válvulas que ajudam a bombear o fluxo sanguíneo para o coração não funcionam corretamente. O sangue retorna e forma pequenas poças nas veias, devido ao excesso do volume sanguíneo, as veias incham, vão se dilatando progressivamente e pronto apareceram as varizes. Elas podem ser finas ou mais grossas, o fato é que quanto mais visível mais elas incomodam.

A maioria das mulheres busca tratamento por conta da aparência, se incomodam com o aspecto das pernas e optam por retirar as varizes. Não existe nenhum problema de saúde grave que seja causado por conta das varizes, o máximo que você pode sentir são dores nas pernas, cansaço e sensação de peso. Nos casos que são considerados mais graves os médicos recomendam que seja feito um tratamento para aliviar as dores.

Em geral existem muitas coisas que podem influenciar o surgimento das varizes. Fatores genéticos, a idade também contribui (pessoas com mais de 30 anos), grávidas são fortes candidatas a desenvolvem varizes, mulheres que usam anticoncepcionais e pílulas de reposição hormonal, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo também podem ocasionar a dilatação das veias.

Mesmo quem tem predisposição pode evitar o aparecimento das varizes. O segredo é você evitar colocar pressão nas veias, quem é obeso ou está acima do peso tende a ter as veias dilatadas, por conta do excesso de peso nas pernas. Procure não ficam muito tempo em pé ou sentado numa mesma posição, e evite que as pernas estejam cruzadas, por que isso dificulta a circulação do sangue. Você ainda pode ter o auxilio de meias elásticas e exercícios aeróbicos no combate as varizes.

Para algumas pessoas, as varizes e vasinhos (varizes leves), podem apenas causar uma preocupação estética. Para outras, as varizes causam dor e desconforto, além de causar consequências graves. Ter varizes pode significar que você possa ter ou desenvolver outros problemas circulatórios.

As causas das varizes:

Dois motivos podem ser vistos como o principal causador das varizes, a idade e a gravidez.

  • Idade: Assim como o nosso corpo todo envelhece, as veias também vão perdendo a elasticidade, provocando seu estiramento e não permitindo que o sangue circule de maneira adequada fazendo pequenas “poças” de sangue em suas veias, que depois se transformam em varizes.
  • Gravidez: Algumas mulheres desenvolvem varizes na gravidez pois o volume de sangue circulando aumenta no corpo da mulher por causa do bebê. O que faz alargar as veias e causar um efeito colateral que é a menor quantidade de sangue enviada para as pernas por causa do aumento do útero (que exerce uma pressão maior nas veias das pernas). Hormônios também podem causar as varizes nas grávidas, mas normalmente melhoram sem precisar de tratamento médico depois de três meses após o parto.

Vale lembrar que as varizes também podem ter causas hereditárias e ser uma doença consequente da obesidade.

Como evitar as varizes?

Não existe uma garantia de evitar completamente as varizes. Mas se você tiver alguns cuidados, pode diminuir bastante o risco de tê-las:

  • Faça exercícios físicos para melhorar a circulação e o tônus muscular;
  • Mantenha um peso magro;
  • Alimente-se de fibras e tenha uma dieta com pouco sal;
  • Evite andar sempre de saltos altos e roupas apertadas que dificultem a circulação;
  • Melhore a circulação das pernas deitando-se e colocando as pernas acima do nível do seu corpo;
  • Evite permanecer em uma mesma posição por muito tempo, seja sentada ou de pé.

Tratamentos para as varizes?

Em casa, faça alguns exercícios de elevar as pernas ou usar meias de compressão, que além de aliviar, pode impedir que as varizes se agravem. Em todo caso, é sempre importante a ajuda médica para tratar das varizes.

Outros casos mais graves ou em volume maior, é aconselhável procurar o médico para indicar o melhor tratamento. Além das meias de compressão, existem ainda as cirurgias a laser, pequenas cirurgias confortáveis que causam o mínimo de dor e até a remoção da veia em alguns casos.

Deixe uma resposta