em

Hérnias Diafragmáticas: Causas, Sintomas e Tratamento

Word HERNIAS. Young pregnant woman touches her belly in the background. Closeup

As hérnias diafragmáticas são uma condição médica em que os órgãos abdominais se projetam através de uma abertura no diafragma, o músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

Hérnias Diafragmáticas
 

Tipos de Hérnias Diafragmáticas

Existem três tipos principais de hérnias diafragmáticas: congênitas, traumáticas e adquiridas:

Hérnias Diafragmáticas Congênitas (HDC)

As hérnias diafragmáticas congênitas ocorrem quando o diafragma não se desenvolve adequadamente durante a formação fetal. A hérnia de Bochdalek é o tipo mais comum de HDC e geralmente ocorre no lado esquerdo do diafragma.

Hérnias Diafragmáticas Traumáticas (HDT)

As hérnias diafragmáticas traumáticas são causadas por um impacto ou lesão no diafragma, como acidentes de carro ou ferimentos penetrantes. Essas hérnias são mais frequentes no lado esquerdo do diafragma e podem ser difíceis de diagnosticar imediatamente após a lesão.

Hérnias Diafragmáticas Adquiridas (HDA)

As hérnias diafragmáticas adquiridas são aquelas que se desenvolvem ao longo da vida devido a fatores como envelhecimento, fraqueza muscular ou cirurgias prévias.

O tipo mais comum de HDA é a hérnia de hiato, que ocorre quando a parte superior do estômago se projeta através do hiato esofágico no diafragma.

Causas das Hérnias Diafragmáticas

As causas variam de acordo com o tipo específico. As hérnias congênitas são causadas por um defeito no desenvolvimento do diafragma durante a formação fetal, enquanto as traumáticas resultam de lesões ou impactos no diafragma.

As hérnias adquiridas podem ser causadas por fatores como envelhecimento, fraqueza muscular, aumento da pressão intra-abdominal ou cirurgias prévias.

Sintomas das Hérnias Diafragmáticas

Os sintomas podem variar dependendo do tipo e da gravidade. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

  • Dificuldade para respirar
  • Dor no peito ou abdômen
  • Regurgitação ácida ou azia
  • Dificuldade para engolir
  • Tossir sangue
  • Inchaço abdominal

Em casos graves, os sintomas podem incluir falta de ar, cianose (coloração azulada da pele devido à falta de oxigênio) e insuficiência respiratória aguda.

Em recém-nascidos com hérnias diafragmáticas congênitas, os sintomas podem incluir dificuldade respiratória imediatamente após o nascimento, cianose e movimento assimétrico do peito.

Diagnóstico de Hérnias Diafragmáticas

O diagnóstico geralmente envolve uma combinação de exames físicos, histórico médico e exames de imagem.

Os exames de imagem, como radiografias de tórax, tomografia computadorizada (TC) e ultrassonografia, podem ajudar a identificar a presença e a localização da hérnia. Em casos de hérnias diafragmáticas congênitas, o diagnóstico pré-natal pode ser realizado por meio de ultrassonografia durante a gravidez.

Tratamento de Hérnias Diafragmáticas

O tratamento depende do tipo, tamanho e gravidade da hérnia, bem como dos sintomas apresentados. As opções de tratamento incluem:

Tratamento Conservador

Para hérnias diafragmáticas menores e assintomáticas, o tratamento conservador pode ser suficiente. Isso pode incluir mudanças na dieta e no estilo de vida, perda de peso, evitar levantar objetos pesados e a administração de medicamentos para reduzir os sintomas de refluxo ácido.

Terapias Não Cirúrgicas

Em alguns casos, terapias não cirúrgicas, como a colocação de um balão intragástrico ou a realização de um procedimento endoscópico chamado fundoplicatura endoluminal, podem ser utilizadas para tratar hérnias diafragmáticas associadas ao refluxo gastroesofágico.

Cirurgia

A cirurgia é geralmente necessária para tratar hérnias diafragmáticas maiores, sintomáticas ou com risco de complicações. As técnicas cirúrgicas incluem reparo aberto, laparoscópico e robótico-assistido.

Durante a cirurgia, o cirurgião reposiciona os órgãos deslocados na cavidade abdominal e repara a abertura no diafragma. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de uma tela cirúrgica para reforçar o diafragma.

Prevenção de Hérnias Diafragmáticas

Embora nem todas as hérnias diafragmáticas possam ser prevenidas, é possível reduzir o risco de hérnias adquiridas com algumas medidas, como:

  • Manter um peso saudável
  • Evitar o tabagismo
  • Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer a musculatura abdominal
  • Adotar uma dieta rica em fibras para evitar constipação e reduzir a pressão intra-abdominal
  • Levantar objetos pesados corretamente, utilizando os músculos das pernas em vez de colocar pressão sobre o abdômen

As hérnias diafragmáticas são uma condição médica complexa, cujo diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para garantir a recuperação e a qualidade de vida dos pacientes.

Ao compreender os diferentes tipos de hérnias diafragmáticas, suas causas, sintomas e opções de tratamento, os pacientes e os profissionais de saúde podem trabalhar juntos para abordar essas condições de forma eficaz.

É importante lembrar que, embora nosso texto forneça informações abrangentes sobre hérnias diafragmáticas, ele não substitui a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Se você suspeita que está sofrendo de uma hérnia diafragmática ou está enfrentando sintomas relacionados, é fundamental procurar atendimento médico imediato para receber uma avaliação adequada e orientação personalizada.

Ao seguir as melhores práticas de prevenção e buscar tratamento quando necessário, é possível reduzir o risco e o impacto das hérnias diafragmáticas na saúde e no bem-estar geral.

Deixe uma resposta