em

Como surgiu o carnaval?

Conheça a história da festa popular que no Brasil se tornou uma tradição

A época em que passam mais turistas pelo Brasil, sem dúvidas, são os dias em que comemoramos o carnaval, que inclusive são de feriado no nosso país. Por mais que sejam poucas as pessoas que não gostam do carnaval, existe uma porção enorme dos seus entusiastas que sequer sabem qual é a sua origem e por que ele é comemorado.

Quanto a origem do carnaval, a teoria mais aceita é que ele tenha surgido na Grécia Antiga, em meados de 600 a.C., como uma comemoração pagã que agradecia aos deuses por uma boa colheita e pela fertilidade do solo. A palavra vem do latim “carnis levale” que significa “adeus a carne”, fazendo referência ao período de abstinência e jejum realizado depois dos festejos, finalizando a comemoração.

O carnaval na Igreja

O carnaval passou a ser considerada uma comemoração da Igreja Católica de 590 d.C., antes da quaresma, com o objetivo de manter um festejo antes do jejum dos quarenta dias, quando também adquiriu as características modernas, como os desfiles e as fantasias, na sociedade vitoriana do século XX. Quem gerou o carnaval o carnaval com as principais características que conhecemos hoje e também espalhou-o pelo mundo foi a França, com os carnavais de Paris, que serviram de inspiração para cidades como Nice (França), Santa Cruz do Tenerife (Espanha), Nova Orleans (EUA), Toronto (Canadá) e Rio de Janeiro.

O primeiro país a tornar o carnaval uma competição de samba e carros alegóricos foi o Rio de Janeiro, que exportou a prática para outras cidades, como São Paulo, Tóquio e Helsinque (Finlândia). O carnaval carioca também já entrou para o Guiness Book como o maior carnaval do mundo, reunindo um número estimado de 2 milhões de pessoas por dia nos blocos de rua da cidade. O maior bloco de carnaval do mundo também é brasileiro, o Galo da Madrugada, da cidade de recife, entrou para o livro dos recordes em 1995.

Hoje o carnaval é comemorado nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma e também dia dedicado a lembrança e lamentação pelas pessoas já mortas, uma espécie de homenagem às suas almas.

O que acabou dando um certo teor de erotismo ao carnaval e espalhando que os seus praticantes usem pouca roupa é, provavelmente, a associação feita pela origem da palavra, “carnis valles”, onde carnis em latim significa carne e valles significa prazeres, o que sugere que sejam festejados os prazeres da carne.

Os dias do carnaval

Na maioria das comemorações de carnaval, ele dura quatro dias, começando no sábado e acabando antes da Quarta-Feira de Cinzas, tendo como principal objetivo fazer tudo o que possa contrastar com o tempo de penitência e privação que são vividos na Quaresma por quem a cultua, tanto que, em alguns lugares, a terça-feira da semana é chamada de Terça-Feira Gorda (ou Mardi Gras, como é conhecida na França).

Para saber exatamente em que dia será comemorado o carnaval, assim como muitas outras datas comemorativas da Igreja Católica, é preciso saber exatamente qual será o dia da Páscoa, que acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de outono (o que acontece geralmente no primeiro domingo de abril), então conta-se 47 dias antes, nesta semana será o carnaval.

Deixe uma resposta