em

Como surgiu o dia internacional do trabalhador?

como-surgiu-o-dia-internacional-do-trabalhador
Os trabalhadores de um país é que fazem ele evoluir, ele não depende somente de sua administração para ir pra frente e se tornar uma potência, mas, quando os trabalhadores começam a sofrer abusos, sendo obrigados a passarem mais da metade de seus dias trancados dentro de indústrias, em condições deploráveis e ainda recebendo salários miseráveis, é hora desses trabalhadores exigirem seus direitos e mostrarem que são humanos assim como quem os comanda.

O feriado do dia do trabalhador surgiu depois de acontecimentos em 1886, quando trabalhadores da cidade de Chicago nos Estados Unidos tomaram as ruas no dia primeiro do mês de maio fazendo protestos para reivindicar melhores condições de trabalho, pois trabalhavam 16 horas por dia e recebiam salários baixíssimos.

Os manifestantes exigiam que a carga horária fosse diminuída para 8 horas diárias, pois era exaustivo passar tanto tempo trabalhando ter miseras 8 horas apenas para dormir, sem poder passar tempo algum com suas famílias.

Vendo a grande mobilização na cidade de Chicago, greves foram tomando todos os Estados Unidos, até que no dia 3 de maio o governo resolveu revidar, onde policiais acabaram matando alguns manifestantes e o que acabou gerando mais revolta, fazendo com que o povo saísse as ruas novamente no dia 4.

No quarto dia de protestos as coisas saíram de controle, desconhecidos levaram bombas caseiras junto à manifestação, e quando a polícia iniciou a repressão, os mesmos atiraram essas bombas contra ela, matando sete dos agentes que faziam a retirada.

Obviamente a polícia revidou, matando doze manifestantes e deixando dezenas de pessoas feridas.

Após os desastres nas ruas, os países aos poucos foram aceitando a redução da carga horária para 8 horas por dia, oferecendo também melhores condições de trabalho aos funcionários das grandes empresas do mundo inteiro.

Alguns anos mais tarde, outros países resolveram escolher o dia primeiro de maio como o dia em que sairiam todo ano às ruas para reivindicar seus direitos como trabalhadores, tornando a data como um símbolo mundial dos trabalhadores.

Ao verem toda a movimentação da população, muitos países resolveram decretar o dia 1º de maio como mais um dia de feriado aos seus calendários, um dia onde os bravos homens perderam suas vidas em 1886 simplesmente porque queriam condições dignas de trabalho, um dia onde lutaram para ter um pouco de tempo com suas famílias em casa, o dia mundial do trabalhador.

Deixe uma resposta