em ,

Gastronomia Gaúcha: Os Três Pratos Imperdíveis de Porto Alegre

Descubra as Delícias Porto-alegrense: Churrasco, Cachorro Quente e Arroz Carreteiro

Brazilian Barbecue also known as Churrasco made by Gauchos, Brazil.

Em meio aos ventos que atravessam a ruas gaúchas congelando os pampas diariamente, Porto, chamada assim por seus moradores, também mostra os seus requintes gastronômicos. Colonizada por alemães e italianos a capital gaúcha traz no seu cardápio a influência europeia, que foi sofrendo variações ao longo dos anos, chegando ao jeito gaúcho de ser que conhecemos hoje. Esta mescla de tradições e influências se manifesta de forma mais vívida na comida que é apreciada localmente.

Entre os pratos que que fazem parte da alma da cozinha gaúcha, podemos destacar o churrasco, prato mais tradicional que acompanha o gaúcho aos quatro cantos do Brasil. O Cachorro Quente que faz a cabeça dos mais jovens. E o típico Arroz Carreteiro, que agrada não só os moradores mas também os turistas.

Churrasco Gaúcho

Já diz o ditado popular: Gaúcho que se preza sabe preparar um bom churrasco!
Desafiamos você turista a passar pelas churrascarias gaúchas e não se deliciar com cada pedaço de carne servida.

Como Surgiu?

Você que está acostumado com a carne no espeto, preparada com facilidade e bem higienizada, saiba que nem sempre foi assim. E o churrasco que surgiu no Rio Grande do Sul no século XVII, passava longe desses requisitos. Numa época onde o estado do Sul era motivo de disputa entre Paulistas e Argentinos, o comércio da carne bovina não interessava muito e o que predominava era o consumo de couro e de sebo. O que não era vendido era consumido em grandes assados, em uma churrasqueira improvisada num buraco aberto no chão. Com o passar dos anos, das décadas, o consumo da carne foi tornando rotineiro até chegar aos dias atuais.

Como preparar?

Para preparar um bom churrasco não há muito o que ser feito. Basta cortar a carne em pedaços grandes, colocar em uma churrasqueira com fogo a lenha ou carvão. Conforme vai assando coloque o único tempero utilizado, o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.
Existem alguns segredos para um bom churrasco e já já voltamos com mais dicas!

Churrasco gaúcho

Cachorro Quente

Nem todos sabem, mas o bom e velho Cachorro Quente, aquele pãozinho que contém uma salsicha dentro, é considerado pelos próprios gaúchos como um símbolo na cidade.

Como surgiu?

Veja que interessante, até o Cachorro Quente é influência direta dos colonizadores da cidade. Originário da Alemanha, o lanche nasceu em Frankfurt, em 1852. Não se tem a exatidão do surgimento do lanche no Sul, porém, é certo, que há tempos o Cachorro Quente é programa fundamental entre os amigos.

Algumas lanchonetes viraram referência na cidade por trazer o lanche como alternativa principal em seu cardápio. É o caso da Confeitaria Princesa, o Cachorro do Bigode, o Cachorro do R, Cachorro Quente do Rosário e o Cachorro Quente da República. Em média são produzidos cerca de 700 sanduíches por dia!

Como preparar?

O fundamental é ter um pão e uma salsicha, as variações são de acordo com o seu gosto. Veja, por exemplo, na Confeitaria Princesa é colocado um molho de tomate e mostarda caseira no lugar do purê e da batata palha, já no Cachorro R, em vez da salsicha há a opção de colocar duas linguiças.
Existem algumas combinações que levam batata palha, cenoura e até ovo de codorna. Exatamente proporcional à sua fome.

Cachorro Quente

Arroz Carreteiro gaúcho

Agora imagine, você está pela primeira vez no Sul e está prestes a comer aquele churrasco que acabou de sair, mas como é novato na cidade, fica em dúvida de qual alimento acompanhar nessa refeição, a dica é o Arroz Carreteiro, tipicamente gaúcho. O arroz cabe como uma luva na hora de qualquer refeição. É simples e tem o jeito da cidade.

Como Surgiu?

O nome carreteiro não poderia ser mais sugestivo, é uma homenagem, aos transportadores de carga que circulavam em suas carretas puxadas por bois nas travessas do sul e cozinhavam a sua alimentação em panelas de ferro, numa mistura de charque picado com arroz. Assim nascia o Arroz Carreteiro. Para aqueles carreteiros era definitivamente unir o útil ao agradável, já que a praticidade do prato combinava com a rotina levada por eles.

Como preparar?

Como todos os alimentos, ao passar do tempo, enfrentam muitas modificações, o arroz carreteiro não fugiu a regra. Em Porto Alegre usam-se os seguintes ingredientes: arroz, charque, cebola e Alho. Básico sem muitas firulas. Porém há opções que substituem o charque pela carne do churrasco.
Sabe aquele churrasco que preparamos no início do post?! Sobrou? Vamos aproveitar!

Arroz Carreteiro

Ficou com vontade de comer alguns desses pratos?
Porto Alegre oferece muito mais! Aproveite para visitar a cidade, existem Hotéis em Porto Alegre que oferecem excelentes comidas dentro de suas instalações. E agora com o frio, conhecer a região pode ser interessante. Cidades como Gramado também são muito procuradas. Encontre passagens aéreas para Porto Alegre e aproveite!

Ou quem sabe a gente conta pra você como fazer um bom churrasco ai na sua casa?! Não esqueça de guardar alguns pedaços de carne para preparar um arroz carreteiro.
E o cachorro quente? bem, esse você precisa conhecer Porto Alegre!

Deixe uma resposta