em ,

O que fazer em Curitiba, no Paraná

Curitiba foi fundada no final do século XVII e, atualmente, é considerada uma das capitais mais modernas do país. Com planejamento e transportes urbanos exemplares, o município é dono de uma beleza natural e arquitetônica que deslumbra qualquer visitante. Os diversos cartões postais da cidade são interligados e podem ser visitados em passeios de ônibus, componentes do sistema de transporte inteligente, que disponibiliza também uma linha especial e turística com mais de 25 pontos pela metrópole.

Centro histórico

Catedral Metropolitana, situado na Praça Tiradentes
Catedral Metropolitana, situado na Praça Tiradentes

A cidade possui muitos monumentos, museus e memoriais concentrados principalmente em seu centro histórico. Toda essa área de Curitiba pode ser percorrida a pé, e o visitante pode caminhar desde o Marco zero, localizado na Praça Tiradentes, até o Mercado das Flores. No caminho é fácil se deslumbrar com a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, a Praça Santos Andrade, o Teatro Guaíra e o Paço da Liberdade – centro cultural que funciona na sede da antiga prefeitura e preserva a arquitetura neoclássica e os desenhos de Art nouveau.

Museu Paranaense - Largo da Ordem Curitiba
Museu Paranaense – Largo da Ordem Curitiba

Outro ponto imperdível do centro histórico curitibano é o Largo da Ordem. No local, um verdadeiro reduto da arquitetura colonial na cidade, é possível visitar diversos espaços culturais como o Museu Paranaense, além de bares e restaurantes. Em um passeio pelo Largo da Ordem, também é possível contemplar a igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, a mesquita Imam Ali e o Relógio das Flores.

Museus e galerias

Museu Oscar Niemeyer
Museu Oscar Niemeyer

Quem visita Curitiba não pode deixar de aproveitar toda a variedade de museus e galerias que a cidade tem a oferecer. Não deixe de visitar o Museu Oscar Niemeyer, um dos mais famosos da cidade. O espaço é ideal para quem tem uma tarde livre para visitar exposições – temporárias e permanentes – ou apenas apreciar sua bela arquitetura.

Ópera do Arame, Curitiba
Ópera do Arame, Curitiba

Outro espaço imperdível é a Ópera do Arame, construída com estrutura tubular e teto transparente. O grande lugar foi inaugurado em 1992 em meio a lagos e cascadas do Parque das Pedreiras. O local abriga também o Espaço Cultural Paulo Leminski, em homenagem ao grande escritor curitibano.

Parques e bosques

Jardim Botânico Curitiba
Jardim Botânico Curitiba

A cidade também é conhecida por seus inúmeros espaços verdes. São mais de 15 bosques e parques distribuídos por seu território. O mais famoso deles é, sem dúvida, o Jardim Botânico da Cidade. Inaugurado em 1991, o lugar foi inspirado nos jardins franceses e conta com uma gigantesca estufa em vidro e metal que abriga espécies da flora brasileira. Quem visita o Jardim Botânico não pode deixar de percorrer o Jardim das Sensações: uma trilha de 200 metros pensada para que o visitante tenha uma experiência sensitiva com plantas e paisagens.

Parque Tanguá Curitiba
Parque Tanguá Curitiba

Outro parque que vale a pena visitar é o Tanguá. Criado no lugar onde funcionavam duas pedreiras, o espaço verde conta com lagos, fontes e mirantes que possibilitam vistas imperdíveis da capital e da mata que o rodeia.

Compras e vida noturna

Mercado Municipal Curitiba
Mercado Municipal Curitiba

Curitiba ainda conta com uma grande diversidade gastronômica, que pode ser aproveitada em um passeio noturno por seus bares e restaurantes, ou ainda em uma visita ao mercado municipal da cidade. Para quem gosta de compras, a cidade possui grandes centros comerciais e feiras de artesanatos.

Que tal conhecer a capital do Paraná? Encontre pacotes para Curitiba no Cidades do meu Brasil, faça a sua reserva e tenha uma ótima viagem!

Deixe uma resposta