em ,

O que fazer no Rio de Janeiro

Guia básico para visitantes de primeira viagem

Collage of Rio de Janeiro travel

O Rio de Janeiro não só continua lindo como encanta diariamente turistas do mundo inteiro. A Cidade Maravilhosa, como é conhecida, é ótima para quem procura por atividades culturais, esportes e curtição.

São muitas as opções do que se fazer no Rio de Janeiro, por isso separamos algumas dicas de pontos turísticos que não podem faltar no seu roteiro de viagem.

Paradas obrigatórias para quem vai ao Rio

Cristo Redentor e Bondinho do Pão de Açúcar

O Cristo Redentor e o Bondinho do Pão de Açúcar são pontos turísticos obrigatórios para quem ainda não conhece o Rio. Tire um dia para conhecer as atrações e ficar livre para desbravar a cidade maravilhosa nos outros dias.

Para ir ao Cristo recomendamos subir pelo Trem do Corcovado, porque além de ser uma ótima experiência e uma diversão para toda família, você não precisa brigar por uma vaga no estacionamento. O bilhete do Trem, que já garante a entrada no Cristo. É importante chegar na Estação Cosme Velho cedo para não perder boa parte do dia na fila – que é gigantesca. A viagem dura cerca de 20 minutos e garante uma experiência única dentro da Floresta da Tijuca. Para informações atualizadas sobre preços, consulte o site oficial.

Depois de lá vá para o Bondinho do Pão de Açúcar. Ele está situado no bairro da Urca, próximo a praia Vermelha. A entrada tem preços variados e os estudantes do Rio pagam meia. De lá é possível ver a praia de Copacabana – mais famosa do Brasil – e diversos pontos turísticos da cidade. Você pode usar uma lupa para ver os pontos turísticos, inclusive o Cristo Redentor.

Forte de Copacabana

Quem gosta de cultura, história do Brasil e lindas paisagens, precisa conhecer o Forte de Copacabana. Inaugurado em 1914, o Forte foi a mais poderosa fortaleza da América do Sul. Hoje, além do museu da história do exército, o lugar conta com deliciosos cafés – com destaque para a tradicional Confeitaria Colombo.

Dica: Próximo ao Forte está a escultura do escritor Carlos Drummond de Andrade. Depois do passeio, passe por lá para tirar uma foto com a estátua.

Mirante da Paz (Cantagalo)

O Mirante da Paz, situado na comunidade do Cantagalo, proporciona uma vista privilegiada de vários lugares do Rio de Janeiro. De lá é possível ver a praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo redentor. Você pode subir de elevador e a visita é tranquila, já que a favela conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Bondinho de Santa Teresa

O Bondinho de Santa Teresa é um dos mais famosos do Brasil e há mais de cem anos executa seu percurso pelo tradicional bairro boêmio do Rio de Janeiro. Devido a um acidente em 2011 ele está desativado, mas o retorno da operação está previsto para 2014. Os bondes centenários serão “aposentados” e o sistema vai contar com 14 novos bondinhos. O trajeto passa por cima dos Arcos da Lapa e encanta turistas do mundo inteiro.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é o lugar perfeito para um passeio em família. Conta com mais de mil espécies de plantas nativas e estrangeiras (de várias partes do mundo) nos seus 137 hectares. Lá também é possível encontrar obras de artes e museus, como o do Meio Ambiente e o Museu-Sítio Arqueológico Casa dos Pilões.

Dicas Adicionais

  • Próximo ao Forte de Copacabana, você encontrará a escultura do escritor Carlos Drummond de Andrade. É um excelente local para uma foto memorável.
  • Para aqueles interessados em arte de rua, o bairro de Santa Teresa é um tesouro escondido repleto de murais coloridos e arte de rua.

Deixe uma resposta