em ,

11 pontos turísticos do Rio de Janeiro que fogem do roteiro tradicional

Ao programar uma viagem ao Rio de Janeiro, os primeiros passeios que vêm à cabeça incluem o Cristo Redentor e Pão de Açúcar, certo? Mas se você quer fugir do roteiro tradicional, selecionamos algumas opções diferentes. Confira!

Se você quer viajar e ter contato com coisas novas, no Rio de Janeiro pode encontrar muitas opções. Os atrativos turísticos da cidade vão muito além dos roteiros tradicionais, que são bastante famosos pelo mundo.

Então, que tal conhecer a Cidade Maravilhosa de ângulos diferentes? Veja o que fazer por lá e fugir da mesmice, aproveitando lugares fora dos roteiros tradicionais na cidade do Rio de Janeiro.

11 pontos turísticos do Rio de Janeiro que fogem do roteiro tradicional

Atrativos turísticos pouco visitados no Rio de Janeiro

Está pronto para explorar as belezas naturais da capital carioca e descobrir monumentos históricos e culturais diferentes dos roteiros comuns? Selecionamos alguns lugares que talvez você nunca considerou incluir ao visitar o Rio.

  1. Barra de Guaratiba

Um pequeno e muito aclamado oásis localizado entre praias desertas maravilhosas e a restinga de Marambaia. O lugar possui incríveis mirantes, o antigo Sítio do Pica Pau Amarelo, Pedra do Telégrafo e também o sitio do famoso paisagista Roberto Burle Max. Outras atrações incluem rapel na Pedra da Tartaruga e trilhas.

  1. Centro Histórico

O lugar reúne muitas construções centenárias e que marcaram a história do Brasil desde o império até a república. É possível fazer um tour a pé por lá e conhecer muitos prédios importantes, como: Biblioteca Nacional, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Nacional de Belas Artes, Cine Odeon, Theatro Municipal, Confeitaria Colombo, Porto Maravilha, Paço Imperial, Rua do Ouvidor, Cais do Valongo, Real Gabinete Português de Leitura, Lapa e Arco do Teles. Aproveite que estes são alguns pontos turísticos no Rio de Janeiro.

  1. Núcleo Piraquara

Localizado dentro do Parque Estadual Pedra Branca, a área resguarda uma remanescente de Floresta Atlântica. Sem contar nas piscinas naturais que atraem muitos visitantes para banho, cachoeira e acesso às vias de escaladas. Além desses, há também uma trilha até a Pedra do Ponto, que proporciona um mirante espetacular. São muitos outros atrativos por lá para adultos e crianças, que contam com excelente infraestrutura.

  1. Instituto Moreira Salles

Localizado na Gávea, antiga casa de Walther Moreira Salles, sua arquitetura remete aos anos 50. Somente em 1999 se tornou um museu e hoje recebe filmes, exposições e shows. Também oferece um acervo gigante de música, literatura e fotografia.

  1. Parque Estadual do Grajaú

Reduto de alpinistas, já que conta com a Pedra do Andaraí, que possui cerca de 444 metros de altura. Porém, sua área florestal atrai muitos visitantes que querem apreciar de perto, a fauna e flora, beleza cênica e muitas opções de aventuras. Por lá é possível fazer piqueniques, playgrounds e outros. Sem contar que é parte do turismo acessível, com rampas de acesso e banheiros adaptados.

  1. The Maze Rio

Mais um dos cantinhos escondidos que, quando descoberto, vira fundo incríveis para as fotografias. O espaço conquista os amantes de arte, já que é uma grande obra de arte a céu aberto. Trata-se de um pequeno castelo revestido por mosaicos e um toque especial de vários artistas de todo o mundo. É o lugar perfeito para curtir jazz e muito aclamado por grandes nomes, como Pharrell Williams, Snoop Dogg e Black-Eyed Peas.

  1. Praia do Secreto

O nome mesmo já revela que o lugar é um tanto escondido, já que é acessado por uma trilha íngreme ou pela Praia da Macumba. Conhecido como um pequeno oásis, conta com piscinas naturais com águas cristalinas e azuis formadas entre as rochas.

  1. Ilha da Gigoia

O acesso é feito por uma balsa e o lugar proporciona a sensação de estar em uma cidade do interior. O ambiente é bucólico e pacato, com visual um tanto pitoresco. Por lá tem casinhas de madeira e muitos bares e restaurantes que serve cardápio baseado nos frutos do mar. Os visitantes costumam aproveitar o por do sol, que promete um visual magnífico.

  1. Escadaria Selaron

Muito famosa, mas não é tão visitada quanto se ouve falar. Jorge Selarón iniciou a sua obra de arte em 1990, colocando azulejos nos degraus da escadaria vizinha à sua casa. Cada azulejo colocado é uma forma de homenagear o povo brasileiro, como alega o artista. Ao visitá-la, não deixe de aproveitar o passeio e esticar até aos Arcos da Lapa.

  1. Ecomuseu de Santa Cruz

O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz fica no extremo oeste da cidade. Criado em 1995, faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Por lá ocorrem muitas atividades de comunicação, documentação, educativas, preservação e de pesquisa. Vale a pena conhecer um pouco da história do bairro.

  1. Santa Tereza

Foto: Rodrigo Soldon

O bairro merece estar na lista, já que é um dos mais charmosos da cidade. Sem contar no visual que oferece, sendo um dos mirantes mais privilegiados do Rio de Janeiro. O bairro também conta com construções históricas que remetem ao século XIX, pequenos museus, casarões dos anos 40 e também é famoso pela gastronomia.

Então, escolheu alguns dos pontos turísticos acima para incluir em seu roteiro pelo Rio de Janeiro?

Deixe uma resposta