em ,

Mato Grosso: O que fazer na Chapada dos Guimarães

Está planejando passar alguns dias na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e ainda não tem muita ideia do que fazer por lá? O ...

o-que-fazer-na-chapada-dos-guimaraes-no-mato-grosso

Está planejando passar alguns dias na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e ainda não tem muita ideia do que fazer por lá? O Cidades do meu Brasil te dá uma mãozinha e prepara um guia com dicas de atividades e passeios turísticos. Confira:

Parque Nacional Chapada dos Guimarães – A reserva reúne diversas atrações turísticas naturais. São cachoeiras, trilhas ecológicas, mirantes e piscinas naturais deslumbrantes. Confira opções de passeios pelo Parque Nacional Chapada dos Guimarães.

Véu da Noiva – Cachoeira com 86 m de queda livre entre paredões rochosos. A trilha para chegar a esse destino demanda, em média, uma hora de caminhada, com grau de dificuldade leve. O trajeto se inicia na porteira do parque e termina no mirante Véu da Noiva.

Caminho das Águas – A caminhada revela seis preciosas cachoeiras, poços naturais, formações rochosas e mirantes. Pelo caminho, é possível apreciar quedas d’água como Andorinhas, Pulo e Degrau. A trilha tem 9 Km, e o tempo do percurso pode tardar até 6 horas, com determinado grau de dificuldade, já que o terreno é irregular e composto de muitos trechos sem sombras. É importante lembrar que para fazer esse passeio é preciso reservar com um dia de antecedência.

Caminho das Pedras – Para chegar ao ponto mais alto da Chapada dos Guimarães é preciso percorrer 18 km, passando por mirantes, formações rochosas e uma paisagem de tirar o fôlego. O nível de dificuldade da caminhada é alto, porque o terreno é íngreme e apresenta muitas irregularidades, mas chegar ao topo vale a pena! A trilha pode demandar entre 6 e 8 horas. Assim como o Caminho das Águas, o passeio exige reserva com antecedência.

Caminho dos Paredões – O roteiro inclui interação com paredões rochosos milenares, visita ao mirante com vista imperdível e flutuação em rio cristalino. O tempo de caminhada é de, no mínimo, 4 horas e a extensão é de 5 km. A reserva antecipada também é necessária. Uma boa dica é contratar o serviço de um guia local e um carro 4X4.

Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul – A caverna servia de palco para os rituais dos índios Bororos. Foram eles que deram o nome ao lugar. “Aroe Jari”, em Bororo, significa “Morada das Almas”. Na saída, a magnífica Lagoa Azul marca a finalização do percurso. O mesmo passeio pode incluir visita à Cachoeira do Alméscar e ao mirante do Centro Geodésico.

Bóia Cross – Indicado para os amantes de aventura, o passeio inclui 3 horas de descida nas corredeiras do Rio Claro. Alguns trechos mais tranquilos incluem pontos de flutuação e quedas menores. Após o encontro do Rio Claro com o Rio Paciência, o passeio ganha serenidade e uma finalização mais relax. O tempo de duração é de 4 horas e os aventureiros percorrem 5,5 Km pelas águas da Chapada dos Guimarães.

Rapel – Outra boa opção de atividade para os amantes da adrenalina são os rapéis nas cachoeiras e paredões rochosos. São inúmeras opções, com diferentes graus de dificuldade.

Como os passeios pela Chapada dos Guimarães são quase sempre ao ar livre e em contato com a natureza, é importante estar atento em alguns detalhes:

1. Não se esqueça de levar as roupas adequadas (peças leves, calçados firmes e agasalho sempre à mão, pois durante noite pode esfriar).

2. Proteger-se do sol é extremamente importante. Vários trechos de trilhas e caminhadas não possuem sombras. Faça do protetor solar seu companheiro de viagem e não dispense um chapéu ou boné.

3. Manter a saúde protegida é outra prioridade. Além de manter o cartão de vacinação em dia, é bom, principalmente no caso dos alérgicos, se proteger contra mosquitos e outros insetos com uso de repelentes. Nesse caso, banho de cachoeira fica proibido, para evitar poluição das águas do lugar. O que se pode fazer, é deixar para aplicar o produto só no entardecer do dia.

Boa viagem e bom passeio!

Deixe uma resposta