em

10 dicas do que se fazer em Minas Gerais

 

Minas Gerais é um dos 27 estados brasileiros, estando localizado na Região Sudeste do país sendo o quarto estado que possui a maior área do Brasil fazendo com que sua área total chegue a superar a de alguns países europeus fazendo divisão com vários outros estados brasileiros como São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia e Espírito Santo.

Minas Gerais é um estado rico em atividades mineradoras, possui uma grande quantidade de usinas hidrelétricas assim também como uma gigantesca malha rodoviária, sendo considerada a maior em todo o país.

O estado também é berço das nascentes dos principais rios que circundam o território nacional, o seu clima é tropical e os principais biomas do estado são o Cerrado e a Mata Atlântica.

Devido às suas belezas naturais únicas juntamente com seu patrimônio histórico, o estado de Minas Gerais se tornou um grande ponto turístico no Brasil.

Seus pontos turísticos por todo o estado são descritos por lugares que possuem belezas extraordinárias.

Além dos pontos turísticos, o estado de Minas Gerais também é bastante conhecido pela sua culinária típica única e também em suas produções artísticas.

Com base nisso, separamos 10 dicas do que você deve fazer quando for viajar para Minas Gerais.

  • Passeios de trem: Em Minas Gerais você pode ter experiências únicas como fazer passeios pela famosa maria-fumaça ou de outros trens. Com esses passeios é possível ter um gostinho de como as pessoas viajavam antigamente, é como se fosse uma viagem no tempo, podendo contar com paisagens de belezas únicas através da vista da janela, sendo contemplado com cânions, cachoeiras e serras ao longo do caminho. Nas estações onde ocorrem as paradas dos trens você ainda poderá aproveitar e se deliciar com as degustações de músicas e produtos típicos da região.


  • Visitar cidades históricas: Minas Gerais possui 32 cidades que são consideradas históricas, sendo elas ricas em tradição, história e arte. Durante esses passeios é possível que você possa visitar lugares que foram considerados Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco, sendo eles o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Ouro Preto e Diamantina.

 

  • Visitar uma mina de ouro: No município de Ouro Preto em Minas Gerais o visitante tem a chance de ver de perto e conhecer algumas minas de ouro. Esses passeios irão proporcionar aos turistas experiências únicas para levar por toda a vida, já que essas minas possuem corredores apertados e escuros. Uma das maiores minas de ouro que atualmente está aberta para visitas fica localizada na cidade de Mariana, conhecida como a Mina da Passagem, ela possui 120 metros de profundidade e 315 metros de extensão.


  • Provar a culinária local: Possuindo uma gastronomia única conhecida até por pessoas fora do país em Minas Gerais você encontra diversos pratos típicos do local que quando preparados por pessoas de lá possuem sabores únicos como frango com quiabo, angu, tutu, o famoso pão de queijo, o doce de leite de Viçosa, o queijo da Serra da Canastra, a goiabada de Ponte Nova, o pé de moleque de Piranguinho, o pastel de angu de Itabirito, o rocambole de Lagoa Dourada entre outros pratos. Sem contar que ao longo do ano ocorrem festivais para a celebração dos ingredientes típicos da região.

 

 

  • Realizar explorações pelas grutas: O maior número de cavernas que já foram registradas no país está localizada no estado de Minas Gerais, das 3 mil registradas um terço se encontra lá, sendo as mais famosas a Gruta do Rei Mato, localizada em Sete Lagoas; a Gruta da Lapinha, Localizada em Lagoa Santa e a Gruta de Maquiné que está localizada em Cordisburgo.


  • Visitar os Canyons de Furnas: Localizados no município de Capitólio, os Canyons de Furnas são considerados um dos lugares mais bonitos de se visitar em Minas Gerais. Esse ponto turístico possui um lago que em dias de muito sol os raios solares que incidem nas águas deixam elas com uma coloração de azul-esverdeada, sendo possível realizar passeios de barco e até mesmo nadar nesses locais.

 

 

  • Visitar a cidade de Tiradentes: A cidade de Tiradentes possui diversas características que remetem a época do Brasil Colonial, sendo uma delas suas calçadas de pedra, além disso, a cidade é bem conhecida por possuir casarões coloridos. O seu ponto turístico mais famoso é a Igreja Matriz de Santo Antônio, ela foi erguida por volta do século XIII onde seu interior possui uma decoração com bastante ouro.


  • Cachaças típicas de Minas: O estado de Minas Gerais é produtor de metade da cachaça de alambique que é feita no país,onde ele produz cerca de 200 milhões de litros de cachaça por ano. A cachaça da cidade de Salinas já teve o título de melhor cachaça do mundo. Os turistas também podem passar pela Rota das Cachaças na cidade de Brumadinho, onde conseguiram visitar alambiques artesanais.

 

 

  • Passeios pelos parques: O estado de Minas Gerais possui uma rica biodiversidade onde sua topografia é cheia de montanhas. Minas Gerais é um local que possui diversos Parques de Conservação, fazendo assim esse lugar perfeito para quem procura aventura por trilhas ecológicas, e amantes da natureza. Estando lá é possível visitar o Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Estadual do Rio Preto, Parque do Rio Doce, Parque Nacional da Serra do Cipó, Parque da Serra do Rola-Moça, Parque Nacional da Serra da Canastra e o Parque do Itacolomi.


  • Tomar banhos nas cachoeiras: Localizada no município de Conceição do Mato Dentro em Minas Gerais, a Cachoeira do Tabuleiro é a terceira maior do Brasil, sendo que além dela os visitantes também podem conhecer outras como, a Cachoeira da Zilda, localizada no município de Carrancas; a Cachoeira Alta, em Ipoema; a Cachoeira Casca D’Anta, na Serra da Canastra; a Cachoeira Grande na Serra do Cipó e várias outros mais.

 

Além dessas 10 dicas do que se fazer em Minas Gerais, estando lá os visitantes ainda podem se deparar com muitas surpresas e experiências agradáveis que poderão encontrar somente lá.

Deixe uma resposta