em ,

Bonito em 3 Dias: Um Roteiro Inesquecível no Paraíso Ecológico de Mato Grosso do Sul

Você já ouviu falar de Bonito? Este pequeno município localizado no interior de Mato Grosso do Sul conquistou fama internacional por abrigar alguns dos mais deslumbrantes atrativos naturais do Brasil. Aqui, paisagens de tirar o fôlego são o verdadeiro espetáculo, com rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas, nascentes e muito mais.

Considerada a Capital Nacional do Ecoturismo, Bonito é o destino perfeito para os amantes da natureza e dos esportes de aventura. Prepare-se para uma experiência inesquecível imerso em um verdadeiro paraíso ecológico! Neste roteiro de 3 dias, você vai conhecer os principais pontos turísticos desta cidade mágica.

Dia 1: Grutas, Abismos e a Famosa Gruta do Lago Azul

Comece sua jornada em Bonito conhecendo algumas das principais atrações de aventura e contemplação na região! No primeiro dia, reserve para fazer um dos passeios mais incríveis: a visita à deslumbrante Gruta do Lago Azul.

Esta caverna subterrânea abriga um lago de águas transparentes em um lindo tom de azul cobalto, resultado da dissolução de minerais como cobre e ferro. Ao adentrar a gruta, você terá a oportunidade de fazer uma trilha em plataformas sobre as águas e avistar curiosas formações rochosas e estalactites.

Os pacotes incluem passeios de flutuação, snorkeling e até mergulho para os mais aventureiros, permitindo contemplar de perto toda a beleza deste espetáculo da natureza. Uma experiência indescritível!

Também vale a pena incluir no roteiro do primeiro dia as visitas ao Abismo Anhumas e à Gruta do Lago Azul. O Abismo é uma imensa dolina de 72 metros de profundidade, com um belíssimo lago em suas entranhas. Já a Gruta é uma caverna menor, porém igualmente deslumbrante.

Dia 2: Aventuras Aquáticas no Rio Formoso e na Gruta do Estivador

Depois de conhecer as maravilhosas cavernas de Bonito, chegou a hora de curtir as atrações ao ar livre! O segundo dia será dedicado a duas experiências imperdíveis: os passeios de flutuação no Rio Formoso e o incrível snorkeling na Gruta do Estivador.

Iniciando pelo Rio Formoso, você fará uma trilha de cerca de 1km até chegar às margens deste paraíso. Lá, receberá todo o equipamento necessário para flutuar calmamente pelas águas absolutamente cristalinas do rio. A sensação é indescritível! Durante o percurso, você poderá avistar pequenos cardumes, plantas aquáticas e curtir uma calmaria só encontrada nos lugares mais preservados.

À tarde, uma nova aventura aquática estará reservada: o snorkeling na Gruta do Estivador. Trata-se de uma caverna inundada, onde você poderá nadar com máscaras e respiradouros por um túnel submerso. A visibilidade é perfeita, permitindo observar em detalhes as formações rochosas, pedras semipreciosas e toda a vida marinha que habita este lindo recanto.

Para fechar o segundo dia em grande estilo, não deixe de incluir no passeio uma visita ao místico Aquário Natural, uma nascente natural de águas transparentíssimas. Um verdadeiro presente da natureza!

Dia 3: Cachoeiras e Atrativos Aquáticos dos Sonhos

Para encerrar com chave de ouro sua visita a Bonito, nada melhor do que curtir algumas das mais belas e emocionantes cachoeiras da região! O terceiro dia será dedicado às principais quedas d’água de arrebatar qualquer um.

Começando pelo impressionante Boqueirão, uma gigantesca fenda na rocha com aproximadamente 60 metros de altura, onde nasce um pequeno riacho de águas esverdeadas. O local é uma verdadeira obra-prima da natureza!

Mas se há uma cachoeira que dispensa apresentações em Bonito, essa é a famosa Cachoeira do Prata, com suas águas que realmente parecem derretida prata líquida escorrendo pedras abaixo. Um dos cenários mais deslumbrantes do ecoturismo nacional!

A próxima parada será na Cachoeira do Jardim, outra maravilha natural de Bonito. Trata-se de uma queda d’água em formato de leque, que se espalha manhosamente por uma pequena gruta de belas formações rochosas. Inesquecível!

Por fim, para encerrar o roteiro, nada mais justo do que curtir uma boa região de banho nas águas cristalinas do Rio Sucuri. Este rio contempla diversos pontos para banho, como piscinas naturais, corredeiras e áreas de águas paradas. Uma delícia para refrescar e relaxar após tantas caminhadas!

Extra: Rapel, Arvorismo, Flutuação no Abismo… Se Aventure!

Há quem não se contente somente em contemplar as maravilhas naturais de Bonito, e queira colocar a emoção nas veias com esportes radicais. Para esses aventureiros, os pacotes oferecem emocionantes experiências de rapel, escalada, arvorismo e até mesmo flutuação no interior de abismos!

O rapel na Cachoeira do Prata, por exemplo, permite descer 18 metros pela encosta desta belíssima queda d’água. Já na Gruta do Lago Azul, há circuitos de arvorismo com pontes pensiles, escaladas e muito mais entre as imensas formações rochosas.

Se você é dos que não dispensa uma boa dose de adrenalina nas férias, aproveite e inclua pelo menos uma dessas atividades radicais em seu roteiro!

Hospedagem e Gastronomia Local

Bonito conta com uma boa estrutura hoteleira e de pousadas para receber os visitantes. Da hospedagem simples até resorts de selva luxuosos, você encontrará diversas opções agradáveis para se hospedar.

Grande parte dos meios de hospedagem também trabalha com pacotes que incluem os passeios e o traslado dos hóspedes até as atrações, o que facilita muito a logística para curtir Bonito.

Não deixe de aproveitar para degustar os pratos típicos da culinária regional enquanto estiver por lá. Pratos a base de peixes de água doce como o pintado, pacu e douradinho são as estrelas dos cardápios, seguidos de pratos à base de carne, como o tradicional virado a paulista. Para adoçar, aposte no arroz doce, gemadinha e outras delícias caseiras.

Com tantos atrativos naturais deslumbrantes, não é por acaso que Bonito ostenta o título de Capital Nacional do Ecoturismo. Siga esse roteiro de 3 dias e tenha uma experiência inesquecível em um verdadeiro santuário ecológico de belezas sem fim!

Deixe uma resposta