Tudo sobre Presidente Lucena Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Presidente Lucena

Coordenadas geográficas

O município de Presidente Lucena fica localizado na latitude -29.5175 e longitude -51.1798 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Presidente Lucena

Com um total de 49,426 km², Presidente Lucena de extensão territorial.

População de Presidente Lucena

De acordo com dados do IBGE, Presidente Lucena possui aproximadamente 2.863 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Presidente Lucena são chamados de lucinense.

Administração municipal

Prefeito atual:GILMAR FUHR.

História de Presidente Lucena, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Presidente Lucena faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Encontra-se a uma latitude 29º31′10" sul e a uma longitude 51º10′41" oeste, estando a uma altitude de 75 metros. A população avaliada em 2010 é de 2550 habitantes.

Possui uma área de 49,515km².

A história de Presidente Lucena começa por volta de 1750, quando então a estrada Presidente Lucena começa a ser paulatinamente aberta pelos tropeiros, que tocavam o gado do Rio Grande do Sul para São Paulo. Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsrück, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena.

História da cidade de Presidente Lucena

No início do século XVIII, o Governo incentivou a vinda de imigrantes na intenção de povoar as terras do Sul do Brasil, até então praticamente abandonadas e sujeitas a invasão dos castelhanos. Assim, muitos estrangeiros acabaram vindo para o sul do país, principalmente alemães, italianos e poloneses.

Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães, provenientes da região do Hunsruck, na Real Feitoria do Linho Cânhamo, hoje São Leopoldo. A partir de 1826, após a chegada de mais mil imigrantes, se expandiram para a região ao norte de São Leopoldo, incluindo toda a atual área de Presidente Lucena.

As localidades de Linha Nova Baixa e Picada Schneider são as mais antigas do município.

Em Linha Nova Baixa, o início da colonização se deu por volta de 1830, pelas famílias de Daniel Kolling, Jacob Blauth, Pedro Link, Pedro Lamb, Frederico Schons, João Bender, Pedro Winter e Albino Kauer.

Picada Schneider surgiu em meados de 1845, quando a família de Peter Schneider se instalou na localidade.

A localidade de Nova Vila, antes chamada Nova Alemanha, foi colonizada depois de 1850, sendo a família de Guilherme Exner a pioneira.

A Sede Municipal, antes denominada de Arroio Veado, foi povoada bem mais tarde. Em 1885, o Governo Provincial do Rio Grande do Sul mandou proceder estudos para a construção de uma estrada que ligasse a cidade de São Leopoldo à Colônia de Nova Petrópolis. Essa estrada, que mais tarde passou a chamar-se de Estrada Presidente Lucena, foi aberta a partir da antiga rota deixada pelos tropeiros, utilizada para o escoamento do gado e, em 1888, a picada estava totalmente aberta. Durante a administração do Cel. Guilherme Gaelzer Neto, intendente de São Leopoldo de 1902 a 1916, a estrada recebeu importantes melhorias e em 1913 foi concluída a sua abertura, deixando-a em condições para o tráfego de automóveis em toda sua extensão de 57 quilômetros.

A origem do nome da localidade de Arroio Veado deve-se ao fato de certo dia, numa das levas de gado por esta região, um tropeiro viu no arroio da localidade, um veado. Na ocasião da emancipação escolheu-se o nome Presidente Lucena em função do nome da estrada e como homenagem ao Presidente da Província do Sul em 1885, tendo em vista que foi o mesmo quem começou a construir a referida estrada.

Formação Administrativa

Elevado á categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Lucena, pela Lei Estadual n.º 9.626, de 20-03-1992, desmembrado de Ivoti. Sede na localidade de Arroio do Veado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal Confederação Nacional de Municípios

DDD de Presidente Lucena, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Presidente Lucena:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Presidente Lucena

O Código Postal (CEP) geral de Presidente Lucena, Rio Grande do Sul, é 93945970.

Prefeito: GILMAR FUHR

Hospitais em Presidente Lucena - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lucinense.

Cartórios na cidade de Presidente Lucena

Acesse a lista de Cartórios em Presidente Lucena. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Presidente Lucena Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Presidente Lucena - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas em Presidente Lucena

Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Presidente Lucena. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.

Vagas de emprego em Presidente Lucena

Promotor de Negócios - Agência Presidente Lucena/RS
Vaga de emprego cadastrada em 24/05/2024
Sicredi - Presidente Lucena - RS

Descrição da vaga Buscamos um profissional engajado e com paixão pelo relacionamento para realizar um trabalho diferenciado e qualificado ajudando os associados a realizarem seus sonhos através de consultoria e negócios com as soluções fi...

Mais vagas...


Notícias sobre Presidente Lucena

Confira as últimas notícias de hoje em Presidente Lucena.

Previsão do tempo na região lucinense

Veja a previsão do tempo em Presidente Lucena: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Presidente Lucena

Confira as cidades vizinhas de Presidente Lucena - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Presidente Lucena através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

3.8 de 5 estrelas para o Município lucinense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 22/06/2024 - Presidente Lucena - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Orquid%C3%B3filo

Dia do Orquidófilo

Orquidófilo ou Orquidicultor é o indivíduo especializado no cultivo de orquídeas, tanto profissi...

Saiba Mais
Dia+do+Aerovi%C3%A1rio

Dia do Aeroviário

Um aeroviário é um trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce funções em empresas de transpor...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas obras.
(Salmos 145:9)
Bíblia Online

 

Estados