Início » Rio Grande do Sul » Dois Irmãos

Município de Dois Irmãos

Tudo sobre Dois Irmãos - Estado do Rio Grande do Sul


Dois Irmãos é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 65,156 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 32.205 habitantes, quem nasce em Dois Irmãos (gentilício) chama-se: dois-irmãosense.
As coordenadas geográficas de Dois Irmãos, Rio Grande do Sul são: latitude: -29.5836 e longitude: -51.0898, atualmente a cidade é administrada por TANIA TEREZINHA DA SILVA do PMDB.

Avaliação geral do município: 3.8 / 5 para Dois Irmãos por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Dois Irmãos faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Os primeiros imigrantes que chegaram a Dois Irmãos vieram da Alemanha com o Navio Cecília. Chegaram em 29 de setembro de 1826, dia do arcanjo São Miguel, motivo pelo qual o tomaram como padroeiro. Inicialmente, a cidade foi chamada de São Miguel de Dois Irmãos. O nome Dois Irmãos se deve à vista que tem os que chegam à cidade, os dois morros gêmeos. O nome original alemão da cidade foi Baumschneiz ou Baumschneis, que significa picada dos Baum, em referência à família Baum, uma das primeiras colonizadoras da região.

Dois Irmãos integra a Região Metropolitana de Porto Alegre. O município está localizado na Encosta Inferior do Nordeste do Rio Grande do Sul, na latitude 29º34′48" sul e a na longitude 50º05′06" oeste, a uma altitude de 166 metros acima do nível do mar.

História da cidade de Dois Irmãos Rio Grande do Sul - RS

A Cidade de Dois Irmãos está situada nos primeiros degraus da encosta Meridional, numa altitude média de 175 metros, posição que lhe conferiu a designação "Portal da Serra".

Município integrante do Vale do Rio Feitoria, afluente do Rio Caí; sua história está ligada à colonização alemã no e stado, parte da antiga Colônia de São Leopoldo, instalada em 1824. Dois Irmãos recebeu os primeiros colonos a partir de 1825, entre eles Pedro Baum e família, lavrador e sapateiro, do Honsruck,

A leva mais significativa de colonos imigrantes que ocuparam parte dos 249 lotes da "Linha Grande de Dois Irmãos", foi a dos ex-náufragos do navio Cecília. O veleiro partiu do porto de Hamburgo em 1827 e surpreendido por uma tempestade no canal da mancha. Parcialmente destroçado, o navio com seus passageiros foi abandonado por seu capitão e pela marinhagem, ficando sem rumo até ser encontrado por um barco inglês que o conduziu para Plymouth, na Inglaterra. Aí permaneceram por cerca de dois anos, aguardando a definição de seus destinos. Aportaram no Rio de Janeiro em 29 de setembro de 1829, dia de São Miguel. Conta a tradição que em homenagem ao Arcanjo estabeleceram essa data como seu marco fundante. Até hoje ela é comemorada no "Michelskerb", Kerb de São Miguel.

Em 1832 os colonos católicos inauguraram a capela em honra a São Miguel. O lugar onde foi erguido o templo é, provavelmente o mesmo onde a partir de 1869 foi construído o outro, com traços góticos, concluído em 1880, que hoje se encontra tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado.

A ocupação da Linha Grande, também conhecida como "Baumshneiss" (Picada dos Baum), Picada dos Dois Irmãos ou São Miguel dos Dois Irmãos, deu-se basicamente através da atividade agrícola desenvolvida nos lotes que se alinharam lado a lado, no sentido norte-sul da Picada. O adensamento construtivo e demográfico se fez ao longo da picada, hoje Av. São Miguel, com casas de comércio, de atividades artesanais (ferrarias, marcenarias, carpintarias, sapatarias, lombilharias, etc.), residências e igrejas, plantadas na cabeceira dos lotes, constituíndo uma "povoação-lagarta".

Ainda hoje, percorrendo a Av. São Miguel, identificamos a antiga Igreja Católica de São Miguel (1880), a Sociedade de Canto Santa Cecília (1927), a Sociedade Atiradores (1897), a Escola Imaculada Conceição (1900), a Igreja evangélica (1855), a Igreja Evangélica Luterana (1938), além de casas de comércio, entre elas a casa que hoje abriga o Museu Histórico Municipal.

O Município ainda preserva a característica original de região agrícola, com o domínio de pequenas propriedades voltadas à policultura. O caminho dos encantos da Rota Romântica leva à Dois Irmãos. Lugar com boa qualidade de vida e um povo pacífico e trabalhador, onde sente-se que a história, o turismo e o desenvolvimento caminham juntos.

Como 4º produtor no Estado e 5º em exportação no Brasil, Dois Irmãos tem a indústria do calçado importante riqueza econômica, colaborando com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Uma cidade com as belezas de Dois Irmãos é um convite à visitação. Em tudo se vive a identidade cultural. Prédios históricos, igrejas, festas, praças, camping e cascatas.

Gentílico: dois-irmãozense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Dois Irmãos, pela lei estadual nº 3823, 10-09-1959, desmembrado de São Leopoldo. Sede no atual distrito de Dois Irmãos. Constituído de 3 distritos: Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval. Todos desmembrado do município de São Leopoldo. Instalado em 10-091959.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Dois Irmãos, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1983.

Pela lei estadual nº 8634, de 12-05-1988, desmembra do município de Dois Irmãos

o distrito de Santa Maria do Herval. Elevado à categoria de município. Pela lei estadual º 9583, de 20-03-1992, desmembra do município de Dois Irmãos o

distrito de Morro Reuter. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Dois Irmãos,RS

51

Como fazer uma ligação para a cidade de Dois Irmãos:

0+Operadora+51+Telefone de destino

Como ligar para Dois Irmãos pela

CTBC Telecom:012 + 51 + telefone
Vivo:015 + 51 + telefone
Aerotech:017 + 51 + telefone
Claro:021 + 51 + telefone
GVT:025 + 51 + telefone
Oi Telemar:031 + 51 + telefone
TIM:041 + 51 + telefone
Sercontel:043 + 51 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Dois Irmãos-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Dois Irmãos Rio Grande do Sul o CEP geral é 93950000.

Prefeitura Municipal de Dois Irmãos

Endereço: Rua Berlim, 240, Centro, Dois Irmãos - RS, CEP: 93950000
Telefone / Fax: (51) 3564-1277
Prefeito: TANIA TEREZINHA DA SILVA do PMDB

Médicos no município de Dois Irmãos - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde dois-irmãosense.

Relação de Cartórios no município de Dois Irmãos RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Dois Irmãos com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Dois Irmãos Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Dois Irmãos-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Dois Irmãos

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Dois Irmãos, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Dois Irmãos

Analista de escrita fiscal
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Dois Irmãos - RS

Analista de escrita fiscal Oferecer suporte às filiais referente a regulamentos fiscais, bem como formas de faturamento e recebimento. Acompanhar as mudanças na legislação e na tributação de impostos, adequando o sistema e os processos de...

Auxiliar administrativo jurídico
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Dois Irmãos - RS

Auxiliar administrativo jurídico Arquivar, separar e organizar documentos, bem como realizar o seu envio aos respectivos destinos. Solicitar e distribuir os materiais de expediente. Beneficios: A Combinar; Formação Acadêmica: Ensino méd...

Supervisor de E-commerce - Salário: R$ 3500 por mês
Vaga cadastrada em 16/03/2019
Dois Irmãos - RS

Supervisor de E-commerce Irá definir as metas e coordenar as ações para o cumprimento das mesma, acompanhar indicadores para controlar as estatísticas e análise de performasse, será responsável pelo planejamento de compra e cadastramentos,...

Consultor(a) de moda
Vaga cadastrada em 15/03/2019
Dois Irmãos - RS

Consultor(a) de moda Vender mercadorias do setor de bazar, cama, mesa e banho, calçados, relógios e confecções em geral, identificar necessidades e demonstrar produtos e serviços, realizar atendimento pós venda com os clientes, descarregar...

Técnico em segurança do trabalho - Salário: R$ 1400 por mês
Vaga cadastrada em 14/03/2019
Dois Irmãos - RS

Técnico em segurança do trabalho Irá zelar pelo uso e conservação dos recursos disponíveis, em conformidade com as normas de segurança, bem como manter o seu local de trabalho limpo e organizado, conforme praticas e rotinas pré-estabelecid...

EPO-CE- Analista de RH Generalista
Vaga cadastrada em 20/02/2019
Fortaleza - CE - Dois Irmãos - RS

Empresa localizada: Parque Dois Irmãos/Fortaleza-CE. Vaga: Analista de RH Generalista Requisitos: Ensino superior completo em Gestão de RH; Experiência mínima de 6 meses comprovada na área de RH (generalista); Experiência em empresa ...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Dois Irmãos

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Dois Irmãos, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Dois Irmãos do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (22/03/2019), Dois Irmaos - RS:

Muitas nuvens (dia)

Temperatura: 19º C
Humidade do Ar: 71%
Velocidade do Vento: 4 km/h

Previsão para os próximos dias:

23/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 23 Min: 15
24/03/2019 - Relâmpagos e chuvas isoladas. Max: 26 Min: 14
25/03/2019 - Tempo bom (dia). Max: 25 Min: 17
26/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 22 Min: 15
27/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 22 Min: 15

Municípios vizinhos de Dois Irmãos

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Dois Irmãos-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Morro Reuter - 5.15 km
Ivoti - 6.38 km
Sapiranga - 9.87 km
Campo Bom - 10.5 km
Presidente Lucena - 11.3 km
Estância Velha - 11.9 km
Lindolfo Collor - 12.0 km
Novo Hamburgo - 12.2 km
Santa Maria do Herval - 14.0 km
Picada Café - 15.9 km
Araricá - 15.9 km
São José do Hortêncio - 16.2 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Dois Irmãos: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Dois Irmãos através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-1
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-2
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-3
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-4
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-5
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-6
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-7
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-8
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-9
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-10
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-11
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-12
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-13
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-14
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-15
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-16
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-17
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-18
imagem de Dois Irmãos Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Dois Irmãos? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: