Tudo sobre Estância Velha Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Estância Velha

Coordenadas geográficas

O município de Estância Velha fica localizado na latitude -29.6535 e longitude -51.1843 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Estância Velha

Com um total de 52,147 km², Estância Velha de extensão territorial.

População de Estância Velha

De acordo com dados do IBGE, Estância Velha possui aproximadamente 49.345 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Estância Velha são chamados de estanciense.

Administração municipal

Prefeito atual:DIEGO WILLIAN FRANCISCO.

História de Estância Velha, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Estância Velha faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A história de Estância Velha inicia com a chegada dos índios. Após a participação indígena, registra-se que em 1788 fazia parte da Real Feitoria do Linho Cânhamo, instalada as margens do Rio dos Sinos, com o objetivo de ocupar a área para a Coroa Portuguesa e produzir cânhamo – matéria prima para a fabricação de cordame de navios e que Portugal exportava para outros países. Como o plano de ocupação não surtiu efeitos desejados, em 1824, já no Brasil Imperial, Dom Pedro distribuiu estas terras da Real Feitoria aos imigrantes alemães que aportaram em São Leopoldo. O primeiro imigrante alemão que se estabeleceu em Estância Velha foi Mathias Franzen, que derrubou o mato e fez roça. Sendo sapateiro, já em 1830 exercia também o oficio aprendido na Europa. A partir daí, seguiu-se a vinda de diversas famílias de imigrantes.

Ainda no século XIX, cria-se a base de desenvolvimento industrial do município. Data de 1890, a tradição coureira de Estância Velha, a principio voltada a fabricação de selas e acessórios para montaria, mais tarde dedicada ao curtimento de couros e peles e produção de calçados, principal vocação da região. Com a evolução da indústria e a agricultura se mantendo forte, Estância Velha foi elevada à sede do décimo distrito de São Leopoldo, em 15 de janeiro de 1930. O movimento emancipacionista lutou durante nove anos para que, em 8 de setembro de 1959, Estância Velha fosse emancipada.

História da cidade de Estância Velha

O nome Estância Velha originou-se da localização do povoado, na margem direita do Rio dos Sinos, numa estância de criação de gado de propriedade do Governo Imperial. Estância Velha também foi conhecida como Entrada de Bom Jardim. Em 1939, passou a denominar-se Genuíno Sampaio, que foi um Coronel com grande atuação no caso dos Mucker, em Sapiranga. Entretanto, este nome não teve êxito, e o povoado voltou a chamar-se Estância Velha, já em 1950.

Os primeiros moradores de Estância Velha foram os índios, pertencentes à várias tribos, com destaque para os tupis-guaranis e os kaingangs.

Em 1788 foi instalada a Real Feitoria do Linho Cânhamo, à margem esquerda do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, com a finalidade de produzir cordames para os navios portugueses. Para produzir matéria-prima para este estabelecimento, promoveu-se um povoamento luso e luso-brasileiro, que espalhou dezenas de fazendas pelas redondezas. Entre elas a Fazenda Boa Vista (Portão), Fazenda Bom Jardim (Ivoti) e Fazenda Estância Velha (Estância Velha).

Em 1822, nove casais de açorianos chegaram ao Rio Grande do Sul com seus filhos. Eles estabeleceram-se no local hoje conhecido como Rincão dos Ilhéus. Pertenciam às famílias dos Quadros, Picasso, Costa (2), Nunes da Cunha, Espíndola de Bitancur, Silva, Veríssimo, Cunha.

Em Estância Velha, os primeiros imigrantes alemães chegaram em 1825 e instalaram-se nas proximidades da Lagoa Lourenço Torres, na Boa Saúde, em cujas margens residia o vice-capataz Imperial, José Antonio de Quadros.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Palmeira, por Ato Municipal n.º 14, de 30-12-1933, subordinado ao município de São Leopoldo.

Em divisão administrativa referente ao não de 1933, o distrito de Nova Palmeira, figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado par vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Genuíno Sampaio (ex-Nova Palmeira), figura no município de São Leopoldo.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 720, de 29-12-1944, o distrito de Genuíno Sampaio adquiriu parte do território do distrito da sede do município de Novo Hamburgo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Genuíno Sampaio, figura no município de São Leopoldo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Estância Velha, figura no município de São Leopoldo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada e 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Estância Velha, pela Lei Estadual n.º 3818, de 08-09-1959, desmembrado de São Leopoldo. Sede no antigo distrito de Estância Velha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1960.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações Toponímicas Distritais

Nova Palmeira para Genuíno Sampaio, alterado pelo Decreto Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938.

Genuíno Sampaio para Estância Velha, alterado pela Lei Municipal n.º 177, de 10-06-1950.

Fonte: Prefeitura Municipal

DDD de Estância Velha, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Estância Velha:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Estância Velha

O Código Postal (CEP) geral de Estância Velha, Rio Grande do Sul, é 93600000.

Prefeito: DIEGO WILLIAN FRANCISCO

Hospitais em Estância Velha - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde estanciense.

Cartórios na cidade de Estância Velha

Acesse a lista de Cartórios em Estância Velha. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Estância Velha Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Estância Velha - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Previsão do tempo na região estanciense

Veja a previsão do tempo em Estância Velha: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Estância Velha

Confira as cidades vizinhas de Estância Velha - RS em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Estância Velha através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município estanciense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 12/06/2024 - Estância Velha - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Correio+A%C3%A9reo+Nacional

Dia do Correio Aéreo Nacional

O Correio Aéreo Nacional (CAN) é um serviço postal militar brasileiro iniciado em 1931. Tem por o...

Saiba Mais
Dia+dos+Namorados

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a...

Saiba Mais
Dia+Mundial+de+Combate+ao+Trabalho+Infantil

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é uma data comemorativa criada pela Organização Int...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online

 

Estados