Início » Rio Grande do Sul » Portão


Portão - Rio Grande do Sul



Portão faz parte do estado do Rio Grande do Sul, localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Como consequência do Tratado de Madrid em 1750 e da extinção das missões jesuíticas, o Rio Grande do Sul foi dividido em grandes fazendas ou estâncias que foram entregues a famílias de militares ou amigos do Imperador, visando ocupar território, e com isso proteger as fronteiras. No final de 1788, algumas destas fazendas, no vale do Rio dos Sinos, foram desapropriadas para a implantação da Real Feitoria do Linho Cânhamo, estatal portuguesa que utilizava um número expressivo de escravos como mão-de-obra, nas terras do Faxinal do Courita e dos campos de José Leite de Oliveira, sendo essa estatal sua produção destinada à produção de fibras para cordas e velas de navios.

Em meados do século XVIII começam a se fixar nas terras que hoje fazem parte do município de Portão, os primeiro elementos de origem européia.

História da cidade de Portão

Com a extinção das missões jesuíticas em 1750, o Rio Grande do Sul foi dividido em grandes fazendas que foram entregues a famílias de militares ou amigos do Imperador, visando ocupar território, e com isso proteger as fronteiras.

No final de 1788, algumas destas fazendas, no vale do Rio dos Sinos, foram desapropriadas para a implantação da Real Feitoria do Linho Cânhamo, estatal portuguesa destinado à produção de fibras para cordas e velas de navios.

No início de 1789, foi construído um portão junto à margem esquerda do Arroio Correa, divisa natural com o Rincão do Cascalho, bloqueando a estrada (mais tarde Estrada Júlio de Castilhos) que ligava Porto Alegre ao centro do estado. A Feitoria faliu e em suas terras foi feito o primeiro assentamento de imigrantes alemães em 1824.

Este Portão que existiu por muitos anos, mudou o nome do Arroio, deu nome ao povoado que surgiu ao longo da estrada, à Estação de trem (hoje desativada) e ao bairro que se formou em sua volta.

Os imigrantes alemães compraram terras e transformaram as fazendas em minifúndios. O comércio foi fortalecido, assim como a indústria do couro teve incremento com a chegada dos curtumes.

Formação Administrativa

Distrito criado coma denominação de Estação Portão, pelo Ato Municipal n.º 123, de 30-04-1927, subordinado ao município de São Sebastião do Caí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Estação Portão, figura no município de São Sebastião do Caí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1936.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o distrito de Estação Portão passou a denominar-se simplesmente Portão e o município de São Sebastião do Caí a chamar-se simplesmente de Caí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Portão (ex-Estação Portal) figura no município de São Sebastião do Caí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Pela Lei n.º 3.613, de 10-02-1958, o município de Caí, volta a denominar-se São Sebastião do Caí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Portão, figura no município de São Sebastião do Caí (ex-Caí).

Elevado à categoria de município de Portão, pela Lei Estadual n.º 4.579, de 09-10-1963, desmembrado dos municípios de São Sebastião do Caí, Canoas, São Leopoldo e Estância Velha. Sede no antigo distrito de Portão. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-01-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Portão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Portão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: