Início » Rio Grande do Sul » Bom Princípio


Bom Princípio - Rio Grande do Sul



Bom Princípio faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Localizado na Microrregião de Montenegro e de clima ameno, de fácil acesso, entre a Grande Porto Alegre e a Serra Gaúcha.

Encontra-se a uma latitude 29º29′20" sul e a uma longitude 51º21′12" oeste, estando a uma altitude de 37 metros. Está limitado ao norte pelo município de São Vendelino, ao sul por São Sebastião do Caí, a leste por Feliz e a oeste por Barão, Tupandi e Harmonia.

História da cidade de Bom Princípio

O primeiro nome de Bom Princípio teria sido Serraria, em 1814, época em que a atual área do município pertencia a Luiza Theodora Feijó. Bem antes da colonização alemã, quando tudo ainda era mata com trilhas percorridas por índios caingangues.

Em 1840, o imigrante João Guilherme Winter, que veio da cidade alemã de Klusserath, comprou uma grande quantidade de terras junto ao Rio Caí e ao Arroio Forromeco. Ele só foi morar em suas novas terras em 1852, construindo sua casa junto de onde hoje é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação. Mesmo assim, foi o primeiro morador alemão do local. A colônia foi oficializada pelo Império em 1859 e seu proprietário teve que assumir uma série de compromissos perante o governo central.

O local passou a ser chamado de Wintersohnschneiss (Picada de Winter Filho, em alemão). Quatro anos depois, o nome já havia sido reduzido para Winterschneiss (Picada do Winter). Nome que, apesar de não constar em nenhum documento oficial, ainda é lembrado até hoje e até usado algumas vezes para designar Bom Princípio, principalmente pelos mais velhos. Já o nome Bom Princípio teria sido criado em 1853, pelo comerciante Philip Jacob Selbach, para que a localidade tivesse um nome em português.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Bom Princípio, pela Lei Provincial n.º 1213, de 10-05-1879, e ato municipal n.º 11-06-1897, subordinado ao município de São João de Montenegro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bom Princípio figura no município de Montenegro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.° 2.603, de 28-01-1955, o distrito de Bom Princípio foi transferido do Montenegro para Caí.

Pela lei n.º 3.613, de 10-02-1958, o município de Caí, volta a denominar-se São Sebastião do Caí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Bom Princípio, figura no município São Sebastião do Caí, (ex-Caí).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Princípio, pela Lei Estadual n.º 7.653, de 12-05-1982, desmembrados dos municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro. Sede no antigo distrito de Bom Princípio. Constituído de 3 distritos: Bom Princípio, São Vendelino, os dois primeiros desmembrados do município de São Sebastião do Caí e Tupandi, desmembrado do município de Montenegro. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Bom Princípio, São Vendelino e Tupandi.

Pela Lei Estadual n.º 8.602, de 09-05-1988, desmembra do município Bom Princípio o distrito Tupandi. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 8.579, de 29-04-1988, desmembra do município de Bom Princípio o distrito de São Vendelino. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bom Princípio: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bom Princípio? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: