Início » Rio Grande do Sul » Alto Feliz


Alto Feliz - Rio Grande do Sul



Alto Feliz faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

A localidade de Alto Feliz nasceu com a criação da "Colônia Feliz". Os colonizadores alemães, que chegaram no ano de 1846, estabelecendo-se no alto de um morro denominado "Batatenberg" (Morro das Batatas). Lá construíram sua primeira igreja, que se tornaria Paróquia em 1877. Os protestantes ergueram a primeira escola, por volta de 1850, no mesmo núcleo de povoação. Os italianos chegaram após 1865 e estabeleceram-se mais ao norte. As duas etnias são as formadoras do povo de Alto Feliz.

Por volta do ano de 1900, foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. A povoação, antes localizada no Morro das Batatas, foi se concentrando ao longo da rodovia, assim deslocando o centro econômico social. Em 20 de março de 1992 a localidade foi elevada a município pela Lei Estadual nº . 9623, desmembrando-se do município de origem, Feliz.

História da cidade de Alto Feliz Rio Grande do Sul - RS

O nome Alto Feliz é originário de "Obern Feliz" (Feliz Alta), utilizado já nos primórdios da colonização e relaciona-se com sua situação geográfica. Os colonizadores alemães chegaram no ano de 1846, estabelecendo-se em local bucólico, no alto de um morro, denominado "Batatenberg"(Morro das Batatas). Lá construíram sua primeira igreja, Igreja Santo Inácio, que se tornou Paróquia em 1877.

Os protestantes ergueram a primeira escola, que era também seu tempo, por volta de 1850, no mesmo núcleo de povoação. Os italianos chegaram após 1865, através da antiga Linha Colonial, que se estendia desde o Rio Caí até os Campos de Cima da Serra, e estabeleceram-se mais ao norte. As duas etnias são as formadoras do povo de Alto Feliz, vivendo em perfeita harmonia.

A localidade de Alto Feliz nasceu juntamente com a criação da "Colônia Feliz", em 1846. Conta a história que em 1849 o índio Luiz Bugre, personagem de um renomado romance sobre os primórdios da colonização alemã no Rio Grande do Sul, "frequentemente deixava-se ficar na casa de Matias Theis no vale do Tigre".

Já por volta de 1850, Alto Feliz era caminho para a expedição do Engenheiro Afonso Mobile, cuja tarefa era abrir na mata um caminho ligando os Campos da vacaria a São Leopoldo. No alto do Morro das Batatas, foi construída a igreja que foi denominada de Paróquia de Santo Inácio.

Por votla do ano de 1900, foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. A povoação, antes localizada no Morro das Batatas, foi se concentrando ao longo da rodovia, assim deslocando o centro econômico social.

Surgiu então a idéia da transferência da matriz da igreja de Santo Inácio, isso provocou descontentamento do povo, deixou profundas marcas. Mesmo assim a localidade crescia, e as pessoas da própria região, ou as que transitavam e circulavam de ônibus, começaram a designar Feliz Baixa para Santa Catarina da Feliz e Feliz Alta para Santo Inácio da Feliz.

Gentílico: alto-felizense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Alto Feliz, pela lei estadual nº 9623, de 20-03-1992, desmembrado de Feliz. Sede no atual distrito de Alto Feliz. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alto Feliz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alto Feliz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: