Início » Rio Grande do Sul » Nova Petrópolis

Município de Nova Petrópolis

Tudo sobre Nova Petrópolis - Estado do Rio Grande do Sul


Nova Petrópolis é um município que pertence ao Estado do Rio Grande do Sul, o tamanho total de seu território é 291,300 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 21.156 habitantes, quem nasce em Nova Petrópolis (gentilício) chama-se: nova-petropolitano.
As coordenadas geográficas de Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul são: latitude: -29.3741 e longitude: -51.1136, atualmente a cidade é administrada por REGIS LUIZ HAHN do PP.

Avaliação geral do município: 4.8 / 5 para Nova Petrópolis por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Nova Petrópolis é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Encontra-se a uma latitude 29º22′33" Sul e a uma longitude 51º06′43" Oeste, estando a uma altitude de 596 metros. Sua população, em 2007, era de 17 747 habitantes. Possui uma área de 291,079km².

Até o século XIX, a região da Serra Gaúcha era território tradicional dos índios caingangues. Nesse século, os caingangues que habitavam as áreas montanhosas da Região Sul do Brasil foram desalojados violentamente por ação de matadores de indígenas chamados de "bugreiros". Estes haviam sido contratados para abrir espaço para a instalação, por parte do governo imperial brasileiro, de imigrantes europeus na região, visando a um "embranquecimento" da população brasileira, até então majoritariamente negra e mestiça.

Localizada na Serra gaúcha, Nova Petrópolis foi fundada em 7 de setembro de 1858 por imigrantes alemães oriundos da Pomerânia, Saxônia, Boêmia e do Hunsrück, dos quais descendem a maioria dos seus habitantes. Tinha, originalmente, 35 000 hectares e, em 1866, contava com 991 habitantes. Em 1912, com 8 500.

História da cidade de Nova Petrópolis

Com a Paz de Ponche Verde, firmada em 1845, cessaram as hostilidades em toda a província Gaúcha, marcando o término das lutas da Revolução Farroupilha. Imediatamente foram retomados os grandes projetos de Imigração e Colonização do Império, interrompidos por dez anos no Rio Grande do Sul. A nova legislação permitiu as Províncias e até a iniciativa particular investir no setor. Assim o Rio Grande responsabilizou-se por oito Colônias Provinciais entre elas: Nova Petrópolis, fundada em 7 de setembro de 1858.

A nova Colônia abrangia um vasto território que excedia dos limites dos rios Caí e Cadeia, avançando até os limites presumíveis das primeiras Estâncias dos Campos de Cima da Serra. O nome do projeto foi em homenagem a Sua Majestade D. Pedro II (Nova Petrópolis = nova cidade de Pedro), mas também analogia a Real cidade de Petrópolis do Rio de Janeiro, local de férias da Família Imperial da Corte.

Coube ao Agrimensor Argentino Dom José Maria Vidal o encargo de explorar e medir as terras da colônia da qual foi 1º Diretor. Os lotes de aproximadamente 50 hectares estendiam-se ao longo das Linhas e Picadas dispostos de tal forma a permitirem a implantação de núcleos Coloniais em cada 10 Km como apoio às Colônias isoladas.

Os imigrantes que chegaram a Nova Petrópolis desde 1858, eram na maior parte oriundos dos estados alemães: Pomeranos, Saxões, Renanos e Boêmios do Império Austro-Húngaro. Além destes, alguns franceses das regiões limítrofes franco-germânicos, holandeses, belgas, poloneses, russos até irlandeses e escoceses que haviam fugido dos Estados Unidos devido à Guerra da Sucessão.

Estes imigrantes, apesar de sua heterogeneidade conseguiram iniciar um processo cultural específico da região, com a interação dos elementos culturais importados e os encontrados na região, vindos dos tropeiros que desciam dos Campos de Cima da Serra com suas manadas, rumo aos mercados urbanos.

A falta de escolas obrigou os imigrantes a criar sua estrutura educacional própria, onde o ensino era ministrado por pessoas escolhidas pelos próprios colonos e em língua alemã. As mesmas estruturas surgiram na organização religiosa, sociedades, etc. adotando uma sistemática em tudo semelhante ao que haviam deixado na velha Pátria.

No final do século XIX, com a Revolução Federalista que ensaguentou o Rio Grande do Sul, toda a região colonial foi vítima de bandos que se intitulavam revolucionários. Os desmandos nas colônias foram tantos que os colonos decidiram tomar as rédeas da segurança pública nas próprias mãos. Pois a única autoridade policial existente era a figurativa, o Sub-intendente, um cargo honorário. O Coronel da Guarda Nacional Alfredo Steglich reuniu os homens válidos da colônia criando uma força paramilitar de atiradores, nos moldes dos Schutzen na Alemanha. Uma vez treinados os colonos ofereceram tenaz resistência às investidas dos bandoleiros que acabaram vencidos após algumas refugas sangrentas.

Na década de 1930, os efeitos da política nacional e internacional também se fizeram sentir em Nova Petrópolis: a política de nacionalização da Ditadura de Vargas atingiu profundamente as estruturas sócio-culturais de toda a região: desde as Igrejas, as Sociedades e principalmente as escolas que eram comunitárias e o ensino ministrado na língua alemã. Com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial em 1942, criou-se um ambiente de perseguição política e repressão brutal que resultaram na decadência de toda a região.

Com a redemocratização do Brasil, iniciou-se um processo de reconstrução e correção de rumos, culminando com a Emancipação Política em dezembro de 1954 e implantação do Município em 1955.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Petrópolis, pela Lei Provincial n.º 1.805, de 28-06-1889 e Ato Municipal n.º 15, de 12-03-1898, criado também por Ato Municipal n.º 1, de 12-08-1892, subordinado ao município de São Sebastião do Caí.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Nova Petrópolis, figura no município de São Sebastião do Caí.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 7.199, de 31-03-1938, o município de São Sebastião do Caí tomou o nome simplesmente de Caí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Nova Petrópolis, figura no município de Caí (ex-São Sebastião do Caí).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Nova Petrópolis, pela Lei Estadual n.º 2.518, de 15-12-1954, desmembrado dos municípios de Caí e São Leopoldo. Sede no antigo distrito de Nova Petrópolis. Constituído de 2 distritos: Nova Petrópolis e Joaneta, desmembrado de São Leopoldo. Instalado em 28-02-1955.

Pela Lei Municipal n.º 28-05-1955, é criado o distrito de Pinhal Alto e anexado ao município de Nova Petrópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Nova Petrópolis, Joaneta e Pinhal Alto.

Pelo Decreto-lei Municipal n.º 9, de 13-02-1967, o distrito de Joaneta tomou a denominação de Picada Café.

Pela Lei Municipal n.º 586, de 07-12-1977, é criado o distrito de Vale do Rio Caí e anexado ao município de Nova Petrópolis.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 4 distritos: Nova Petrópolis, Picada Café (ex-Joaneta), Pinhal Alto e Vale do Rio Caí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.546, de 20-03-1992, desmembra do município de Nova Petrópolis o distrito de Picada Café. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 3 distritos: Nova Petrópolis, Pinhal Alto e Vale do Rio Caí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Em divisão territorial datada de 2207, o município é constituído de 4 distritos: Nova Petrópolis, Dos Boêmios, Pinhal Alto e Vale do Rio Caí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: RUBENS VOLNEI BENATO

DDD da Cidade Nova Petrópolis,RS

54

Como fazer uma ligação para a cidade de Nova Petrópolis:

0+Operadora+54+Telefone de destino

Como ligar para Nova Petrópolis pela

CTBC Telecom:012 + 54 + telefone
Vivo:015 + 54 + telefone
Aerotech:017 + 54 + telefone
Claro:021 + 54 + telefone
GVT:025 + 54 + telefone
Oi Telemar:031 + 54 + telefone
TIM:041 + 54 + telefone
Sercontel:043 + 54 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Nova Petrópolis-RS

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul o CEP geral é 95150000.

Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis

Endereço: Rua Sete de Setembro, 330, 2º andar, Centro, Nova Petrópolis - RS, CEP: 95150000
Telefone / Fax: (54) 3281-8400
Prefeito: REGIS LUIZ HAHN do PP

Médicos no município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde nova-petropolitano.

Relação de Cartórios no município de Nova Petrópolis RS

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Nova Petrópolis com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Nova Petrópolis Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Nova Petrópolis-RS, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Hotéis e Pousadas na cidade de Nova Petrópolis

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Nova Petrópolis, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Nova Petrópolis

Assistente de Eventos
Vaga cadastrada em 22/03/2019
Nova Petrópolis - RS

Salário: A combinar Local da vaga: Nova Petropolis - RS Horário de trabalho: Das 08h30 às 17h30. Atividades Profissionais Apoio em treinamento presencial de degustação e harmonização de comidas e bebidas. Organização da sala ant...

Assistente de operações caixa e crediário
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Nova Petrópolis - RS

Assistente de operações caixa e crediário Controlar as entradas do caixa, conferindo valores e documentos, primando pelas regras e fechamento do mesmo. Efetuar conferências e transferências de cheques para órgão responsável. Acompanhar o...

Vendedor
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Nova Petrópolis - RS

Vendedor Realizar a venda de produtos e serviços financeiros; Prestar atendimento ao cliente primando pelo modelo de execução existente. Realizar ações de ativação da carteira de clientes. Oferecer produtos adicionais e complementares e...

Analista de crédito
Vaga cadastrada em 02/03/2019
Nova Petrópolis - RS

Analista de crédito Será a referência técnica para os colaboradores da cooperativa, inclusive nas áreas de negócio acerca de assuntos relacionados a processos de crédito, a políticas, aos manuais, regulamentos e as legislações vigentes, se...

Vaga para Babá - Salário: R$ 2000 por mês
Vaga cadastrada em 12/02/2019
Nova Petrópolis - RS

Nova Petrópolis-RS, de 26 de março a 1 de abril....

Vaga para Empregada Doméstica - Salário: R$ 1302 por mês
Vaga cadastrada em 11/01/2019
São Bernardo do Campo - SP - Nova Petrópolis - RS

Faxina em geral em toda a casa, moveis, armários, utensílios entre outros.Alem disso cozinhar, lavar e passar, cuidar e passear com animais, plantas.Trabalho de segunda a sexta....

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Nova Petrópolis

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Nova Petrópolis, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Nova Petrópolis do Estado do Rio Grande do Sul

Condições de Tempo Hoje (25/03/2019), Nova Petropolis - RS:

Tempo bom (dia)

Temperatura: 19º C
Humidade do Ar: 70%
Velocidade do Vento: 8 km/h

Previsão para os próximos dias:

26/03/2019 - Tempo bom (dia). Max: 21 Min: 10
27/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 21 Min: 12
28/03/2019 - Tempo bom (dia). Max: 25 Min: 13
29/03/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 26 Min: 15
30/03/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 16

Municípios vizinhos de Nova Petrópolis

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Nova Petrópolis-RS em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Picada Café - 8.34 km
Linha Nova - 13.3 km
Vale Real - 13.9 km
Presidente Lucena - 17.1 km
Santa Maria do Herval - 17.4 km
Morro Reuter - 18.4 km
Alto Feliz - 19.3 km
Feliz - 20.3 km
São José do Hortêncio - 21.3 km
Gramado - 23.0 km
Dois Irmãos - 23.4 km
Caxias do Sul - 24.3 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Nova Petrópolis: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Nova Petrópolis através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-1
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-2
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-3
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-4
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-5
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-6
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-7
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-8
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-9
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-10
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-11
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-12
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-13
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-14
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-15
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-16
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-17
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-18
imagem de Nova Petrópolis Rio Grande do Sul n-19

Você conhece Nova Petrópolis? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: