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Dom Salvador, o pianista que inventou o samba funk e o Brasil esqueceu - 19/11/2018

Em uma noite amena de terça-feira, um homem modesto com cabelo grisalho e vestindo um terno preto entrou no River Café, no Brooklyn, e se sentou ao piano de cauda Steinway. Em parte escondido pelas folhas de uma palmeira, ele começou a tocar os standards habituais.

Alguns poucos clientes balançavam a cabeça, mas ninguém parecia perceber que o homem ao piano era ninguém menos que Dom Salvador, uma das figuras mais influentes, apesar de não devidamente valorizadas, da história da música brasileira.

Houve um tempo em que ouvintes lotavam as apresentações ao vivo de Salvador. Nos anos de 1950, o menino prodígio tocava além de sua hora de dormir em salões de dança locais. Nos anos 60, ajudou a criar e tocava samba-jazz nos palcos mais ilustres do Rio de Janeiro. Nos anos 70, se transformou em um importante músico de samba-soul, uma variação brasileira do funk e soul americanos.

Mas ele se afastou de tudo. Em 1973, se mudou para Nova York com a intenção de ser bem-sucedido

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