Salgueiro faz desfile histórico ao | Podcast

Essa tragédia é feita por vocês, não indígenas. Se tem tragédia no meu povo, é provocada pelo nape.

Samba e política sempre andaram juntos. Na Avenida, essa história também é longeva. Há registros de escolas que celebraram o fim da ditadura, como a Império Serrano em 1986. Há escolas que homenagearam figuras importantes como Marielle Franco, caso da Mangueira e seu histórico samba enredo em 2019. Também há escolas que foram censuradas ao levarem temas polêmicos, como a Beija Flor em 1989, e ganharam um status extremamente político e combativo.

Neste ano, o Salgueiro, tradicional escola de samba do Rio de Janeiro — quarta maior campeã do carnaval carioca — levou para a avenida, neste domingo (11), um samba que segue esta tradição e homenageia a luta do povo Yanomami. O samba enredo Hutukara usa termos da língua yanomami e foi construído em parceria com importantes figuras indígenas, como Davi Kopenawa. O xamã, inclusive, fez uma exigência ao Salgueiro: que

[...] (Atenção: Este texto é apenas uma prévia, visite Brasil de Fato para acessar o conteúdo completo.)
Voltar Ver Notícia Completa
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Voz

Dia da Voz

"Dia Nacional da Voz" no Brasil e ao "Dia Mundial da Voz" ou "World Voice Day", atualmente uma celeb...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online