Conheça a origem do ritmo que envolve o Brasil

Neste sábado (2), é comemorado o Dia Mundial do Samba, uma celebração que reconhece e reverencia um dos símbolos mais marcantes do país: o samba. Mais do que um gênero musical, ele é uma expressão artística e uma dança que ecoa as raízes profundas da cultura afro-brasileira, sendo considerado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Originado no Rio de Janeiro, início do século XX, ele emergiu dos encontros dos povos africanos que se reuniam para celebrar sua cultura e praticar rituais religiosos. Esses momentos de expressão cultural ocorriam nos chamados terreiros, locais que se estabeleceram como ponto de encontro comunitário para festividade e culto aos orixás.

O surgimento do samba coincidiu com uma era de repressão e preconceito racial, refletindo as tensões sociais do Brasil da época. Entretanto, a resistência do samba o levou a ganhar popularidade, especialmente por meio dos desfiles das escolas de samba, que se tornaram eventos marcantes na cultura brasileir

[...] (Atenção: Este texto é apenas uma prévia, visite Portal ACESSA.com para acessar o conteúdo completo.)
Voltar Ver Notícia Completa
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Lojista+de+CD

Dia do Lojista de CD

17 de abril é o dia do vendedor de "CD" (abreviatura de Compact Disc, “disco compacto” em ingl�...

Saiba Mais
Dia+Internacional+de+Luta+Camponesa

Dia Internacional de Luta Camponesa

O dia 17 de abril foi instituído pela conferência da Via Campesina Internacional como Dia Mundial ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
(Apocalipse 3:11)
Bíblia Online