Dia Nacional do Samba: história, marcos e a relação com Florianópolis

Ele pode até não fazer parte das suas playlists ou tocar no seu fone de ouvido com frequência, mas não há como negar que o samba faz parte de você. Com momentos marcados pela ascensão do ritmo ou letras que retratavam o cotidiano em determinadas épocas, o Dia Nacional do Samba é um oportunidade para conhecer a trajetória do gênero musical.

Rodas de capoeira e o Carnaval de rua fomentaram a prática do sambaRodas de capoeira e o Carnaval de rua fomentaram a prática do samba – Foto: Coleção Arthur Ramos-Biblioteca Nacional do Brasil/Divulgação/its Teens

Em mais de 100 anos, o ritmo se transformou de uma forma de expressão vinda das rodas de dança para um leque de possibilidades, que vão de músicas caracterizadas por palmas e cantos a letras românticas com ritmos lentos, do pagode a danças em pares.

O gênero musical centenário também é reconhecido pela Unesco  (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio da Humanidade. E como esquecer da calorosa relação entre o gênero e a princ

[...] (Atenção: Este texto é apenas uma prévia, visite ND Mais para acessar o conteúdo completo.)
Voltar Ver Notícia Completa
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Voz

Dia da Voz

"Dia Nacional da Voz" no Brasil e ao "Dia Mundial da Voz" ou "World Voice Day", atualmente uma celeb...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus.
(Romanos 8:28)
Bíblia Online