Paulicéia distraída
Política
Paulicéia distraídaO problema de São Paulo está na cultura do conservadorismo, elevada, por si só, a fonte de identidade e orgulho regional e, ato contínuo, transformada em razão eleitoral absoluta
Por CartaCapital 17.05.2012 11h53 Apoie Siga-nos noO problema de São Paulo está na cultura do conservadorismo, elevada, por si só, a fonte de identidade e orgulho regional e, ato contínuo, transformada em razão eleitoral absoluta. Dessa maneira, criou-se um ambiente quase fanático de anti-esquerdismo e, por extensão, anti-petismo, capaz de garantir a manutenção de governos de direita francamente antipopulares, estes identificados no imaginário do eleitor como única alternativa ao caos, à ofensa aos bons costumes e, principalmente, à invasão dos espaços físicos e imateriais que as elites paulistas reservaram para si em mais de 400 anos de história de dominação política e servilismo ao grande capital.
Quebrar esse paradigma e estabelecer novas bases de relação política-institucional dentro do estado e da capital é o desafio que ainda resta, neste início de século, tanto ao eleito paulista como à oposição progressista de São Paulo.
O problema de São Paulo está na cultura do conservadorismo, elevada, por si só, a fonte de identidade e orgulho regional e, ato contínuo, transformada em razão eleitoral absoluta. Dessa maneira, criou-se um ambiente quase fanático de anti-esquerdismo e, por extensão, anti-petismo, capaz de garantir a manutenção de governos de direita francamente antipopulares, estes identificados no imaginário do eleitor como única alternativa ao caos, à ofensa aos bons costumes e, principalmente, à invasão dos espaços físicos e imateriais que as elites paulistas reservaram para si em mais de 400 anos de história de dominação política e servilismo ao grande capital.
Quebrar esse paradigma e estabelecer novas bases de relação política-institucional dentro do estado e da capital é o desafio que ainda resta, neste início de século, tanto ao eleito paulista como à oposição progressista de São Paulo.
Recomendadas
Mais Lidas
CartaCapital
Há
31
anos,
a
maior
referência
progressista
em
jornalismo
no
Brasil.
Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
Assinar Inscreva-seApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Assine a CartaCapital Faça uma doaçãoJornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail
Assine nossa newsletter
Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo
Assinar Inscreva-seVisite Carta Capital para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » agroe cultura
- » cassinos
- » candoi - parana
- » escolas no municipio de itapetinga - ba
- » itapecirica da serra
- » joaquim lopes neto
- » spricigo
- » certidAo
- » escolas de sorocaba sp
- » lilinha rios
- » dona lilinha
- » lilinha
- » costa rica ms agosto de 2025
- » campeoes da areia
- » muniz ferreira
- » fauna
- » oftalmo clinica
- » brazil potash
- » setor portuario: mpor anuncia r$ 4,72 bi em invest...
- » jaguaquara
Como fazer
O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.
(Naum 1:7)
Bíblia Online