Dinheiro Público IRREGULAR: TCE-PB alerta 180 municípios da Paraíba por excesso de contratações temporárias

A auditoria temática, realizada em junho de 2025 pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), revelou que em abril já havia 178 municípios acima do limite.

TCE-PB alerta 180 municípios da Paraíba por excesso de contratações temporárias

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, divulgou nesta quarta-feira (03) o Relatório da Auditoria Temática nº 01/2025 sobre os municípios paraibanos. O documento aponta 180 municípios paraibanos em descumprimento à Resolução Normativa RN TC nº 04/2024, a qual estabelece em  30% o percentual máximo de servidores contratados por excepcional interesse público em relação ao número de efetivos.

A auditoria temática, realizada em junho de 2025 pela Diretoria de Auditoria e Fiscalização (DIAFI), revelou que em abril já havia 178 municípios acima do limite. Apesar da emissão de alertas e da intimação para apresentação de Planos de Redução de Contratações Temporárias, a nova avaliação, em agosto, identificou um aumento de novos municípios que  ingressaram na lista de irregulares, totalizando 180.

Planos de Redução

Dos 178 municípios intimados, 136 apresentaram plano de redução, em sua maioria prevendo a realização de concursos públicos. No entanto, 42 não enviaram a documentação exigida, 33 não apresentaram resposta e 9 pediram prorrogação de prazo ou afirmaram já estar em conformidade. Entre os municípios que enviaram planos, 110 solicitaram prazos adicionais para adequar seus quadros de pessoal, alguns chegando até o ano de 2030.

Municípios com maiores índices

O relatório destaca casos graves, como Baía da Traição, com índice de 477,94% de contratados em relação a efetivos; Cruz do Espírito Santo (368,22%); e São João do Rio do Peixe (239,45%); Bayeux (225,14%); e Umbuzeiro (216,03%). Grandes municípios também figuram entre os irregulares, a exemplo de João Pessoa (173,57%); Campina Grande (156,45%); Patos (115,98%); e Santa Rita (107,71%).

TCE emite alerta para 20 cidades por excesso de até 247% na contratação de servidores temporários em relação ao número de efetivos

TCE-PB intima prefeita de São Domingos para explicar aumento de 64% no número de contratações temporárias

A situação dos municípios, organizada em ordem decrescente do índice, consta no relatório. Para ler o relatório clique aqui.

Proposta de Encaminhamento 

Diante do cenário, a Auditoria sugere que o TCE-PB celebre com os municípios irregulares um Pacto de Adequação de Conduta Técnico-Operacional (PACTO), instrumento que prevê metas anuais de redução progressiva até a regularização total. A proposta estabelece, por exemplo, que municípios com índices acima de 100% reduzam em 10% até o fim de 2025, alcançando 40% até 2028.

Caso os gestores não aceitem firmar o Pacto, o relatório ressalta que a exigibilidade do limite de 30% será imediata e poderá repercutir de forma negativa na apreciação das contas de 2025, com possibilidade de aplicação de multa e encaminhamento de representações ao Ministério Público Estadual, Federal, Trabalhista e Eleitoral.

A Resolução Normativa RN TC nº 04/2024 foi aprovada para fortalecer a transparência, garantir o equilíbrio das finanças públicas e estimular a realização de concursos, coibindo a contratação excessiva e precária de servidores temporários.

Cidades regulares

Cidades irregulares

COMPARTILHE Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Comissão do Senado aprova projeto de Efraim Filho, que permite venda de remédios em supermercados

2

Paraíba

Enivaldo Ribeiro diz que em breve ‘todos’ do Progressistas estarão apoiando Lucas Ribeiro para Governo em 2026: “será algo natural”

3

Paraíba

Veneziano diz votar contra PEC da Blindagem e prevê que texto será barrado no Senado: “não tem cabimento”

4

Paraíba

Segurança Pública da Paraíba defende ‘bolsa desempenho’ e diz que se trata de uma indenização

5

Paraíba

“Quem é blindado hoje é o STF”, critica Cabo Gilberto ao defender aprovação da PEC das Prerrogativas

Visite ClickPB para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia da Compreensão Mundial

A compreensão como um instrumento para o entendimento é uma atitude plural, mútua, que tem sua or...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Não se cansem de fazer o bem.
(2 Tessalonicenses 3:13)
Bíblia Online