decisão Justiça Federal condena quatro pessoas por fraude em licitação e lavagem de dinheiro em Pedra Branca, na Paraíba

A condenação da Justiça ocorre após uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba há cerca de um ano atrás, em setembro de 2024, como trouxe o ClickPB.

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) condenou quatro pessoas nesta sexta-feira (12), por fraude em licitação e lavagem de dinheiro na construção de uma escola em Pedra Branca, Sertão da Paraíba.

Conforme observou o ClickPB, os crimes foram praticados durante o processo de licitação para a construção da unidade escolar com seis salas de aula e uma quadra, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a decisão da Justiça Federal, ficou comprovado que os acusados atuaram em conluio para frustrar o caráter competitivo do processo de tomada de preços, mediante pagamentos indevidos a fim de excluir concorrentes e direcionar o resultado do certame.

Além disso, houve a prática de lavagem de dinheiro por meio da utilização de conta bancária de pessoa interposta para ocultar a origem ilícita dos valores envolvidos.

A condenação ocorre após uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba há cerca de um ano atrás, em setembro de 2024, como trouxe o ClickPB.

O esquema

Segundo a denúncia do MPF, o plano consistia em subornar outras empresas participantes da tomada de preços para que elas se retirassem da disputa.

O valor de R$ 7 mil, que seria o pagamento por essa “vantagem indevida”, foi rastreado e serviu como uma das principais provas do crime.

O esquema foi confirmado, em grande parte, por meio de mensagens de WhatsApp apreendidas. Os diálogos entre os acusados mostravam detalhes da negociação e a coordenação da fraude.

A prova da efetivação do plano veio quando um dos acusados, após receber o pagamento, enviou propositalmente uma certidão vencida para que sua empresa fosse desclassificada da licitação.

O que diz a defesa

A defesa dos réus argumentou a falta de intenção criminosa e tentou desqualificar as mensagens como “brincadeiras”, mas a Justiça não acatou os argumentos, considerando que as provas eram robustas e demonstravam um ajuste doloso (com intenção) para cometer os crimes.

Penalidades

As penas aplicadas variam entre 7 e 7 anos e 6 meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, além de pagamento de multas superiores a R$ 44 mil. A Justiça também assegurou aos réus o direito de recorrer em liberdade, não havendo decretação de prisão preventiva.

Em relação à imputação de associação criminosa (artigo 288 do Código Penal), os acusados foram absolvidos por ausência de provas. O MPF informou que não vai recorrer da decisão.

A decisão também determinou o registro da condenação nos sistemas judiciais competentes e comunicação aos órgãos de controle, como o Tribunal Regional Eleitoral e o Departamento de Polícia Federal, para as providências cabíveis.

*Com Ascom MPF

Leia mais no ClickPB

MPF denuncia quadrilha por fraude em licitação para construção de escola em Pedra Branca

COMPARTILHE Please enable JavaScript to view the comments powered by Disqus.

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Operação da Polícia Civil prende acusado de estupro e condenados por homicídio e roubo no Agreste paraibano

2

Paraíba

Casa onde nasceu José Lins do Rêgo, na Paraíba, deverá ser tombada e virar patrimônio nacional

3

Paraíba

Caminhão pega fogo e bloqueia saída do binário de Tibiri, em Santa Rita

4

Paraíba

Justiça da Paraíba aprova permuta de juíza de Catolé do Rocha por magistrado de Alagoas

5

Paraíba

João Pessoa é destaque mundial em turismo em 2025 e aquece mercado imobiliário de alto padrão

Visite ClickPB para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Programador

O Dia do Programador é celebrado a 13 de Setembro ou a 12 de Setembro nos anos bissextos. Origem da...

Saiba Mais

Dia Nacional da Cachaça

Já nos tempos coloniais, a produção de cachaça era uma importante atividade econômica no Brasil...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Porque andamos por fé, e não por vista.
(2 Coríntios 5:7)
Bíblia Online