CÂNCER: Humanização contribui para sucesso do tratamento

“A humanização é um fator essencial para o sucesso do tratamento oncológico, pois contribui para a qualidade de vida e aumenta a sobrevida de crianças e adolescentes”, afirma a oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim(foto principal). No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado em 23 de novembro, ela destaca não apenas a relevância da humanização, mas também a importância do diagnóstico precoce.

De acordo com a médica, a humanização melhora a recuperação, o ânimo e os exames das crianças em tratamento, e isso faz toda a diferença. Nesse sentido, o Grendacc se diferencia por reunir uma equipe altamente qualificada, oferecer tratamento integral e, ao mesmo tempo, proporcionar acolhimento e orientação para pacientes e seus familiares. “Aqui contamos com toda uma estrutura e uma equipe com olhar diferenciado para cada criança.”

Falar sobre o diagnóstico precoce e destacar os principais sinais e sintomas é necessário e deve ser um tema frequente. Afinal, o câncer representa a principal causa de morte (cerca de 8%) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil.

Nos últimos 40 anos, o progresso no tratamento do câncer infantojuvenil foi realmente significativo. Hoje, cerca de 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados – como o Grendacc. O mais importante é que a maioria terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil foi instituído com os objetivos de estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil e promover debates e palestras sobre as políticas públicas de atenção integral para as crianças com câncer. A data também visa mobilizar a sociedade em torno desse tema e apoiar as crianças com câncer e seus familiares.

O Grendacc destaca a importância de que pais, responsáveis e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas mais comuns do câncer infantil, como febre persistente, palidez, dores sem causa aparente e manchas roxas na pele.

Atualmente, 19 crianças e adolescentes estão em tratamento efetivo no Grendacc (em quimioterapia) e outros 98 estão em acompanhamento (passando por consultas e exames mensalmente). Os tipos mais comuns de câncer na infância e adolescência incluem leucemias, tumores no sistema nervoso central e linfomas.

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (originado das células que dão origem aos ovários ou testículos)”., osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Combater o câncer infantojuvenil exige a união entre governo, instituições de saúde e sociedade. É esse compromisso que o Grendacc mantém há 30 anos, oferecendo tratamento de qualidade a crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Apesar dos convênios firmados com as prefeituras de Jundiaí e região, a instituição depende do apoio da sociedade para continuar salvando vidas e assegurando um futuro digno para seus pacientes.

Câncer de pele – O Dezembro Laranja 2025 alerta sobre o câncer de pele, o tipo mais comum no Brasil. A campanha destaca o básico que salva vidas: autocuidado e consulta anual com o dermatologista.

Em Jundiaí, o ponto alto é o tradicional Dia do Atendimento Gratuito, no dia 13 de dezembro, das 8h às 14h, no ambulatório da FMJ (Rua Francisco Telles, 222). A ação reúne mais de 60 voluntários — e não há necessidade de agendamento prévio: basta comparecer ao ambulatório. Em 2024, a cidade registrou 810 atendimentos e 27 procedimentos. A dermatologista Juliana Areas, coordenadora da campanha, reforça: “Quando a comunidade participa, diagnosticamos cedo e evitamos complicações”. Pessoas com pele clara, muitas pintas, histórico familiar, queimaduras frequentes e quem apresenta lesões que sangram, pintas que mudam ou feridas que não cicatrizam devem redobrar a atenção.

A proteção essencial inclui usar protetor solar FPS 30+, reaplicar a cada duas horas, utilizar roupas, chapéu e óculos com proteção UV e evitar a exposição ao sol entre 9h e 15h. Mesmo em dias nublados, a radiação não dá trégua.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

Visite Jornal Jundiaí Agora para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Engenheiro Eletricista

Comemora-se no Brasil em 23 de novembro o Dia do Engenheiro Eletricista, data em que, no ano de 1913...

Saiba Mais

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

Entre os principais objetivos para a criação dessa data estão estímulo a ações educativas e pr...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online